Geladeira Literária desembarca na estação de trem Japeri

Quem chega agora na estação de trem Japeri encontra uma geladeira de onde saem livros, histórias e contos. Para ter acesso às obras, é só abrir a porta e mergulhar no mundo da literatura. O projeto Geladeira Literária, que oferece livros gratuitos de diversos tipos, vai ser uma companhia para os passageiros nos próximos doze meses. As obras estão disponíveis para todos que passam pelo local, e a retirada pode ser feita durante o horário de funcionamento da estação.

O projeto também busca estimular a circulação dos livros para que um mesmo exemplar chegue ao maior número possível de leitores. Aqueles que passarem por lá podem deixar exemplares para serem retirados por outras pessoas. A iniciativa faz parte da parceria da SuperVia com o Projeto Professor Fábio Castelano, uma organização não governamental que busca democratizar o acesso à cultura e à educação.

“Trazer os livros para a plataforma faz parte da valorização da cultura implementada na SuperVia. Ainda este ano queremos expandir o projeto para outras estações e reforçar a colaboração, já que qualquer pessoa, seja cliente ou colaborador da SuperVia, pode deixar livros na Geladeira Literária”, afirma Renata de Cássia Menezes, analista de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade da SuperVia.

“Nós, do Projeto Professor Fábio Castelano temos a preocupação de que o trabalhador leia. Por isso, essa parceria com a SuperVia é tão importante. A Geladeira Literária da estação Japeri está lotada de livros à disposição dos trabalhadores”, comemora o professor Castelano. 

A geladeira também é uma arte. Elas são grafitadas por FML, artista ligado a projetos de saúde mental e inclusão de autistas.

A estação está localizada no município de Japeri, na Baixada Fluminense. Ela é uma estação terminal de um dos cinco ramais operados pela SuperVia.

error: Conteúdo protegido !!