Avaliação do Toyota Yaris Sedã 1.5 XS Connect CVT 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Fonte: www.carpointnews.com.br

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/K3s4IN5lmcw

A Toyota do Brasil resolveu dar um “tapinha” no visual do Yaris 2023 e também rechear com novos acessórios que chegaram para somar ainda mais e deicar o modelo ainda mais atraente. Apresentado em janeiro desse ano tanto o sedã quanto o hatch, ambos fabricados na planta de Sorocaba, SP estão mais equipados, com novo design frontal e traços mais fluídos, além de melhorias importantes em segurança.

A linha Yaris 2023 estará disponível nas versões XL, XS e XLS, todas equipadas com a transmissão automática CVT de sete velocidades. E de acordo com a marca, atendendo o desejo dos clientes, todas as versões passam a contar, a partir de agora, com o já conhecido motor 1.5L flex Dual VVT-i, além de novos modos de direção Eco e Sport. A marca nos cedeu por uma semana a versão sedã XS intermediária para uma avaliação mais severa.

Vamos aos pontos que foram mudados, por fora foram feitas atualizações para dar mais modernidade ao modelo e um toque de esportividade segundo a marca japosena. Estão lá os novos para-choques dianteiros com desenho mais “bruto” e as rodas receberam o novo desenho dual tone nas versões de topo de linha hatch e sedã.

A marca defende a tese de que com essas mudanças o carro estaria em uma categoria superior como a do Toyota Corolla e para isso resolveu instalar as luzes DRL em LED, seguindo as tendências de mercado e atendendo pedidos dos consumidores. A versão avaliada continua com os faróis de neblina com faróis alógenos, dispensando os LEDs.

Por dentro também tem novidades, o compacto tem um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos. Já na central multimídia, todas as versões do Yaris, incluindo agora a de entrada XL, contam com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos. O acabamento interno é de ótima qualidade, muitos materiais com softtouch e o silêncio à bordo é um destaque desse modelo da Toyota. Além da ótima posição de dirigir, que também é um ponto positivo do sedan compacto da marca.

Para a versão avaliada o modelo conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. Teto-solar elétrico só na versão topo de linha XLS. O computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.

O novo Yaris 2023 passa a contar com novos modos de condução para todas as versões: Sport e Eco. No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. E, para quem busca ainda mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente, portanto. E, falando em eficiência, segundo o Inmetro, com o sedã com etanol faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada. Porém esse não foi a nossa média com etanos rodando 100% na cidade sempre com o ar-condicionado ligado, ficando em exatos 5,6 Km/l.

Com relação à motorização, o novo Yaris 2023 passa a contar somente com o motor 1.5L flex Dual VVT-i com câmbio CVT de sete velocidades, e as versões XS e XLS ainda possuem troca de marchas no volante. Algumas alterações foram feitas na calibração do motor e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo.

O propulsor dá conta do recado na hora de acelerar, mesmo não sendo turbo como a maioria dos modelos vendidos atualmente no mercado. Com a tecla Sport acionada o motor muda o comportamento e deixa o sedã bem mais esperto nas acelerações mais fortes, exigidas principalmente em ultrapassagens. Com 1.130 kg o sedã japonês se mostrou bem estável em retomadas ou em subidas de serra, os 105 cv são suficientes para empurrar o Yaris para onde for necessário sem preocupações.

Em termos de segurança, o Yaris possui, desde seu lançamento no mercado nacional, um elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).

Agora, reforçando o pilar de segurança, tão fundamental para a Toyota no desenvolvimento de seus produtos, toda a linha Yaris sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota: Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto e Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

A gama de cores do novo Yaris 2023 são: Vermelho (para hatchback), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar para todas as versões. O Novo Yaris conta com uma ampla linha de acessórios genuínos com mais de 30 itens disponíveis. Alguns exemplos são frisos laterais, sensor de estacionamento, parafuso de roda antifurto e bandeja de porta-malas. O Toyota Yaris Sedã 2023 parte de R$ 97.390 na versão de entrada XL, passando pela versão avaliada XS por R$ 105.990 e podendo chegar a R$ 108.990 na versão topo de linha XLS.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.5

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            110     105

Torque (kgf.m)         14,7    14,3

Consumo cidade (km/l)      9          13

Consumo estrada (km/l)    10,6    14,5

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.490

Largura (mm)           1.730

Comprimento (mm)             4.425

Peso (Kg)      1.130

Tanque (L)    45

Entre-eixos (mm)     2.550

Porta-Malas (L)        473

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!