Festa junina anima Centro de Longividade em Mesquita

Idosos atendidos pelo local celebraram a época com comida e muita dança – Foi ao som de forró e com comidas típicas que idosos do Centro de Longevidade de Mesquita comemoraram sua festa junina. O evento aconteceu na quarta-feira, dia 29 de junho, no próprio espaço, que fica na rua Adolfo de Albuquerque 398, na Chatuba. Lá, são realizadas, também, oficinas e rodas de conversas voltadas para esse público.

Berenice Batista tem 68 anos e frequenta o local desde que foi inaugurado. Ali, pratica zumba, ginástica, aula de pintura e até se arrisca nas poesias. Conhecida como poetisa pelos colegas do centro, ela diz que o importante é curtir a vida enquanto pode. “Eu estou nessa idade, que eu chamo de gloriosa, e acredito que devemos aproveitar agora, porque fica difícil aproveitar depois. Aqui, a gente brinca do jeito que pode, com cada um ajudando. Sou muito bem tratada e já fiz muitas amizades”.

Entre os bolos de milho, paçocas, cachorro-quente e quadrilha improvisada, a intenção foi, exatamente, criar e fortalecer vínculos. “Nós realizamos diversas atividades para integrar esses idosos à sociedade. Aqui, eles podem conversar e conhecer novos colegas, bem como trazer seus próprios familiares, tudo dentro de rodas de conversa e atendimento social que ajudam a exercitar a mente”, explicou a coordenadora da unidade, Letícia Fernandes.

Irizinete dos Santos também esteve presente. Aos 79 anos, garante que os únicos eventos dali aos quais faltou foram só os que não aconteceram. “Isso aqui é maravilhoso, quase o céu. E eu gosto, gosto de dançar, de brincar, de tudo que é bom na vida. Então, vamos aproveitar, porque a minha idade não está pesando”, reforçou.

Centro Municipal de Longevidade

Atualmente, o Centro de Longevidade conta com 78 inscritos. No entanto, o espaço recebe idosos convidados pelos usuários, chegando a atender entre 30 e 35 pessoas por dia.  O local atua como um polo de socialização e promoção do processo de envelhecimento.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida e resgatar o convívio social dos mesquitenses que estão na terceira idade, mantendo a autonomia deles e garantindo seus direitos como cidadãos. Lá, são oferecidas atividades de psicomotricidade, artesanato, rodas de conversa, zumba e ginástica. 

error: Conteúdo protegido !!