Taekwondo de Caxias ganha destaque no Campeonato Brasileiro

Duque de Caxias, cada vez mais, se destaca no cenário do Taekwondo do Brasil. Com o apoio da Prefeitura do município, os atletas da Academia Engelteam, que haviam conseguido suas classificações na última edição do Campeonato de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, participaram do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, o maior evento da modalidade esportiva no país, que ocorreu na cidade de São José, em Santa Catarina, entre os dias 22 e 26 de junho.

Da competição, os atletas de Duque de Caxias retornaram trazendo na bagagem duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, além do troféu de Melhor Atleta Juvenil de Taekwondo do Brasil, conquistado por Júlia Nascimento Ferreira, de 16 anos, vencedora da medalha de ouro na categoria juvenil feminina, de até 49kg. “Não acreditei que fui escolhida a melhor atleta juvenil do nosso esporte no Brasil. Estava nervosa. Cheguei a pensar que tinha perdido a luta pela medalha de ouro”, contou a atleta.

Participaram do Campeonato Brasileiro de Taekwondo cerca de 1.600 atletas de 25 estados do país. Ao todo, dois atletas de cada uma das categorias de cada estado participante (o campeão e o vice-campeão estadual) disputaram as medalhas. “Antes, iam apenas os campeões de cada categoria. Tivemos agora o dobro de participantes e tivemos de disputar mais lutas do que nos anos anteriores. E mesmo assim ficamos entre os melhores”, disse Rafael Laurindo de Mesquita, 18 anos, medalha de bronze na categoria sub21, de até 58kg.

Os jovens fizeram questão de destacar a importância do apoio da Prefeitura de Duque de Caxias para as vitórias no Supercampeonato. “Já estávamos conformados a ter de abrir mão de novo de nossas vagas na competição”, disse Lucas Luiz da Silva Coelho, 24 anos, vencedor da medalha de prata da categoria adulto, de até 63kg. “Já havíamos ganho vagas no ano passado e não fomos por não ter dinheiro para a passagem, a hospedagem e a alimentação durante a competição”, lamentou Lucas.

Riane Ferreira Bonfim, 15 anos, medalha de bronze na categoria juvenil, de 59kg, falou da preocupação com as mudanças nas regras das competições do Taekwondo: “Esta foi a primeira grande competição no Brasil seguindo as novas regras. Já estávamos nos organizando para estudar os vídeos do campeonato para ver como seria estas novas regras em ação, pois achávamos que não poderíamos participar novamente. Estaríamos para trás entre os atletas no Brasil. Foi uma ótima surpresa que a Prefeitura tenha nos dado esse apoio para ir ao campeonato e mostrar nossa qualidade”, agradeceu a atleta.

error: Conteúdo protegido !!