Avaliação do Renault Duster 1.3 TCe Iconic CVT 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos) / Fonte: www.carpointnews.com.br

Com mais de 10 anos no mercado brasileiro, enfim a Renault traz o que todos esperavam, um motor turbo para dar um gás a mais no SUV de entrada da marca. A linha Duster 2023 chega também com a ampliação da gama de versões para alcançar um público ainda maior em nosso mercado com tantas opções de SUVs disponíveis.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/GmXQJumXTGE

O Duster passou em 2020 por uma mudança mais profunda, mudando para melhor a sua aparência. Por fora, o modelo trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas e um desenho mais aerodinâmico, graças à redução do ângulo do para-brisa e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade e melhor ergonomia que é logo percebida ao entrar em sua cabine.

O Duster também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto brilhante, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração, o Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho mais aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são destaques do SUV.

Isso é nitidamente notado logo ao entrar no modelo, os materiais e a qualidade dos encaixes melhoraram muito em relação a geração anterior. Além do espaço interno, com o maior porta-malas da categoria, com 475 litros de capacidade. O SUV também trouxe diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.

Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.

De acordo com a Renault, no desenvolvimento do novo Duster foram utilizadas mais de 1 milhão de horas de engenharia e 578 engenheiros para o Projeto América (Brasil, México, Colômbia e Argentina), sendo 680 mil horas e 376 engenheiros focados no projeto brasileiro durante 36 meses. Para o desenvolvimento da estrutura de carroceria foram adotadas as mais modernas técnicas de simulação e testes, com uma plataforma adaptada para gerar maior conforto, segurança e melhor dirigibilidade. Para o lançamento, foram rodados cerca de 1,75 milhão de quilômetros durante os testes.

Com a nova motorização, o Duster 2023 garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução. O SUV equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente.

Trata-se de um motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas oferecido apenas na versão Iconic. As outras versões continuam com a já conhecido 1.6 SCe aspirado (Zen, Zen CVT e Intense CVT). O propulsor turbinado atinge a potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm.

O Duster mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.

O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Duster Iconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações. O propulsor traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

O novo CVT XTRONIC® proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor. Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.

Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.

Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Duster TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9 km/l no urbano.

A versão avaliada é a topo de linha Iconic, ela traz de série Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​, chave canivete e ponteira do escapamento cromada. Grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto brilhante, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

Além de sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço. O valor é de R$ 135.590.

Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre sete opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré. O cliente que adquirir o Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault: Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina; Pacote Outsider (exclusivo da versão Iconic): proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.

O Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. São eles: Kit Conforto: tilt down, apoio de braço e tapete de carpete; Kit Família: Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo; Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora e Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.

*FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Instalação:     Dianteiro

Posição:         Transveral

Aspiração:      Turbo

Alimentação:             Injeção direta de combustível

Cilindrada:     1.332 cc

Cilindros:       4, em linha

Válvulas por cilindro:          4

Comando de válvulas:        Duplo, no cabeçote

Variação do comando:        Admissão e escape

Potência em CV:      170 (E) / 162 (G) @ 5.500 rpm

Torque em kgfm:      27,5 @ 1.600 rpm

Potência específica:            127,6 cv/litro

Torque específico:  20,6 kgfm/litro

Taxa de compressão:          10,5:1

Relação peso/potência:      8 kg/cv

Relação peso/torque:          49,2 kg/kgfm

Curso dos pistões:  81,4 mm

Diâmetro dos cilindros:       72,2 mm

Tuchos:          não disponível

Código do motor:      H5H

TRANSMISSÃO

Câmbio:          Automático CVT

Marchas:        8

Acoplamento:            Conversor de torque

Tração:           Dianteira

Código do câmbio:  Jacto X-Tronic

DIREÇÃO

Assistência:  Elétrica

Diâmetro de giro:      10,7 m

PNEUS

Dianteira:       215/60 R17

Traseira:         215/30 R17

DIMENSÕES

Comprimento:           4.376 mm

Altura:             1.693 mm

Largura:          1.832 mm

Entre eixos:  2.673 mm

Bitola dianteira:        1.557 mm

Bitola traseira:           1.560 mm

Vão livre do solo:      237 mm

PESO E CAPACIDADES

Peso:  não disponível

Porta-malas:              475 litros

Carga útil:      500 kg

Tanque combustível:           46 litros

*Dados do fabricante

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