Por Marcus Lauria (texto e fotos) / Fonte: www.carpointnews.com.br
Com mais de 10 anos no mercado brasileiro, enfim a Renault traz o que todos esperavam, um motor turbo para dar um gás a mais no SUV de entrada da marca. A linha Duster 2023 chega também com a ampliação da gama de versões para alcançar um público ainda maior em nosso mercado com tantas opções de SUVs disponíveis.
CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/GmXQJumXTGE
O Duster passou em 2020 por uma mudança mais profunda, mudando para melhor a sua aparência. Por fora, o modelo trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas e um desenho mais aerodinâmico, graças à redução do ângulo do para-brisa e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade e melhor ergonomia que é logo percebida ao entrar em sua cabine.
O Duster também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto brilhante, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração, o Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho mais aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são destaques do SUV.
Isso é nitidamente notado logo ao entrar no modelo, os materiais e a qualidade dos encaixes melhoraram muito em relação a geração anterior. Além do espaço interno, com o maior porta-malas da categoria, com 475 litros de capacidade. O SUV também trouxe diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.
Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.
De acordo com a Renault, no desenvolvimento do novo Duster foram utilizadas mais de 1 milhão de horas de engenharia e 578 engenheiros para o Projeto América (Brasil, México, Colômbia e Argentina), sendo 680 mil horas e 376 engenheiros focados no projeto brasileiro durante 36 meses. Para o desenvolvimento da estrutura de carroceria foram adotadas as mais modernas técnicas de simulação e testes, com uma plataforma adaptada para gerar maior conforto, segurança e melhor dirigibilidade. Para o lançamento, foram rodados cerca de 1,75 milhão de quilômetros durante os testes.
Com a nova motorização, o Duster 2023 garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução. O SUV equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente.
Trata-se de um motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas oferecido apenas na versão Iconic. As outras versões continuam com a já conhecido 1.6 SCe aspirado (Zen, Zen CVT e Intense CVT). O propulsor turbinado atinge a potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm.
O Duster mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Duster Iconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações. O propulsor traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.
Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
O novo CVT XTRONIC® proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor. Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.
Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.
Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Duster TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol, o consumo é de 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9 km/l no urbano.
A versão avaliada é a topo de linha Iconic, ela traz de série Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes, chave canivete e ponteira do escapamento cromada. Grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisor externo em preto brilhante, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.
Além de sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço. O valor é de R$ 135.590.
Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre sete opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré. O cliente que adquirir o Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault: Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina; Pacote Outsider (exclusivo da versão Iconic): proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.
O Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. São eles: Kit Conforto: tilt down, apoio de braço e tapete de carpete; Kit Família: Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo; Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora e Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.
*FICHA TÉCNICA:
MOTOR
Instalação: Dianteiro
Posição: Transveral
Aspiração: Turbo
Alimentação: Injeção direta de combustível
Cilindrada: 1.332 cc
Cilindros: 4, em linha
Válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Variação do comando: Admissão e escape
Potência em CV: 170 (E) / 162 (G) @ 5.500 rpm
Torque em kgfm: 27,5 @ 1.600 rpm
Potência específica: 127,6 cv/litro
Torque específico: 20,6 kgfm/litro
Taxa de compressão: 10,5:1
Relação peso/potência: 8 kg/cv
Relação peso/torque: 49,2 kg/kgfm
Curso dos pistões: 81,4 mm
Diâmetro dos cilindros: 72,2 mm
Tuchos: não disponível
Código do motor: H5H
TRANSMISSÃO
Câmbio: Automático CVT
Marchas: 8
Acoplamento: Conversor de torque
Tração: Dianteira
Código do câmbio: Jacto X-Tronic
DIREÇÃO
Assistência: Elétrica
Diâmetro de giro: 10,7 m
PNEUS
Dianteira: 215/60 R17
Traseira: 215/30 R17
DIMENSÕES
Comprimento: 4.376 mm
Altura: 1.693 mm
Largura: 1.832 mm
Entre eixos: 2.673 mm
Bitola dianteira: 1.557 mm
Bitola traseira: 1.560 mm
Vão livre do solo: 237 mm
PESO E CAPACIDADES
Peso: não disponível
Porta-malas: 475 litros
Carga útil: 500 kg
Tanque combustível: 46 litros
*Dados do fabricante