Avaliação do Chevrolet Spin 1.8 Econoflex Activ 7S (Aut) 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos) / Fonte: www.carpointnews.com.br

Entre tantas opções de SUVs no nosso mercado e os preços altos, o Chevrolet Spin tem seu lugar garantido como o único monovolume nacional à venda por aqui e o preço mais em conta. Com esses argumentos a marca da gravatinha dourada aproveita para conquistar os consumidores dos outros segmentos. De acordo com a marca, a Spin isso tem sido o automóvel de sete lugares mais vendido na última década e o detentor do título de maior porta-malas do segmento.

No início do ano, o Spin passou por uma abrangente atualização, com evoluções no motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe uma melhor dirigibilidade ao veículo e reduziu a emissão média de gases em até 43%. Para a linha 2023, o modelo da marca ganha novas versões e evoluções em acabamento.

Oferecida em três versões, LT, LTZ, Activ7 e Premier (versão avaliada pelo site por uma semana), o Spin já vem equipado com como multimídia MyLink, direção com assistência elétrica, transmissão automática de 6 velocidades, assistente de partida em aclive e controle eletrônico de tração. Seu porta-malas tem capacidade de carga que chega a 710 litros, isto considerando somente o volume até a altura dos bancos, sem obstruir a área envidraçada. Como comparação, este espaço é cerca de duas vezes maior que SUVs de comprimento semelhante, o que permite levar até uma cadeira de rodas montada.

Em comum, todas as versões do Spin ganham nova opção de cor Cinza Graphite para a carroceria e mudanças de acabamento interno, como o painel, bancos e os revestimentos das portas em novos tons. No caso do modelo Activ7, de apelo aventureiro, muda também as cores do quadro de instrumentos, as costuras pespontadas que adornam bancos e volante e detalhe das rodas.

Comum a todas as configurações do Spin também é a segunda fileira de bancos com mecanismo corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário.

A linha 2023 do Spin traz ainda ampliação da gama de acessórios, entre eles o sistema de partida do motor na chave por controle remoto e o sistema de acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular. A versão Activ7 vem com o pacote visual aventureiro (parachoques bicolor com detalhes em preto brilhante, assim como a grade frontal e retrovisores externos; molduras laterais de porta; rack de teto em forma de “U”; saias laterais; rodas de alumínio exclusivas aro 16; faróis com máscara negra e luz de posição em LED; lanternas escurecidas e logomarca Chevrolet na cor preta, bancos com revestimento híbrido); controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisores e vidros elétricos “um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo, transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, OnStar, opção de 5 ou 7 assentos. A Spin Activ7 parte de R$129.830 (Estado de SP) ou R$ 126.790 (Outros Estados).

Sob o capô está o defasado mais eficiente motor velho 1.8 aspirado com seus 111 cavalos e 17,7 quilogramas força metro, um motor turbo faz falta nessa hora, ainda mais se o Spin estiver cheio. Afinal, são 1.293 quilos e para arrastar esse peso todo tem que ter bastante disposição, principalmente nas retomadas de velocidade.

Em conjunto está o já cansado câmbio automático de 6 velocidades, com reduções lentas e um pouco barulhentas. O motivo para esse comportamento é que ele foi calibrado para privilegiar o consumo, o sistema de trocas manuais só na alavanca de seleção, feita por meio de um botão lateral, só se consegue fazer isso ao colocar a alavanca na posição M. A Chevrolet poderia trocar a posição das trocas para a coluna ou atrás do volante, o que facilitaria muito o manuseio. Abastecida com gasolina, o Spin Activ7 fez uma média de 9 Km/l na cidade, como não usamos na estrada a média cidade/estrada não pôde ser aferida.

De resto o Spin Activ7 faz bem o seu papel, é bem confortável, tem bancos que não cansam nem o motorista e os passageiros. Seu rodar é silencioso e porque não, macio em certos momentos, mesmo com os pneus todo terreno mais barulhentos. Apesar dos freios a disco só nas rodas dianteiras o monovolume da Chevrolet freia bem e a direção elétrica está na calibragem ideal tanto em manobras como andando. Enfim, sozinho em sua categoria o Spin dá conta do recado.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.8

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            111     106

Torque (kgf.m)         17,74 16,83

Velocidade Máxima (km/h)           168

Tempo 0-100 (s)      12

Consumo cidade (km/l)      7,1      10,2

Consumo estrada (km/l)    8,3      11,8

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.685

Largura (mm)           1.764

Comprimento (mm)             4.415

Peso (Kg)      1.293

Tanque (L)    53

Entre-eixos (mm)     2.620

Porta-Malas (L)        162

Ocupantes    7

*Dados do fabricante

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