PRIMEIRA VOLTA com o BMW M3 Competition Track 2022

Por Marcus Lauria (texto e fotos) / Fonte: www.carpointnews.com.br

Dirigir um ícone da esportividade alemã não é uma tarefa fácil, ainda mais um modelo que faz parte da história do automóvel e é o queridinho da BMW, sim, eu estou falando do M3. Em sua 6ª geração o BMW M3 chega ao seu ápice de desempenho e tecnologia com muita autenticidade e características que só ele tem. Em um trajeto que envolveu, trânsito do dia a dia, subidas de serra e retas longas pude ter uma experiência rápida com o novo M3 (geração G80) e vou contar tudo para vocês, mas antes vamos conhecer melhor o carro dessa matéria, primeiro um pouco de história.

O BMW M3 é um dos carros mais icônicos da marca bávara e que marcou presença na história do Salão de Frankfurt, em 1985, com o primeiro modelo, conhecido pelos entusiastas da marca pelo código de fábrica E30: Ele vinha com um motor de 200cv capaz de atingir velocidade de até 230 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. O motor que equipou a primeira geração do BMW M3 foi desenvolvido por Paul Rosche, Gerente Técnico da BMW Motorsport GmbH, que também criou o motor turbo que Nelson Piquet usou para vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1, em 1983, a bordo de um BMW Brabham. Ambos foram desenvolvidos com base no motor de quatro cilindros de 2.000cv, fabricado em grandes séries e blocos compartilhados.

A versão também fez sucesso no Grupo A dentro do universo das corridas, desenvolvido e adaptado em prazos muito curtos pelo time de engenharia da divisão BMW M – na época conhecida como BMW Motorsport. Com uma previsão inicial de produzir 5.000 unidades para o cumprimento dos regulamentos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o trabalho resultou em 17.970 unidades de produção em circulação, ou seja, um sucesso de vendas da marca naquela época.

Já em 1992 a BMW lançou a segunda geração do M3, também conhecida como E36. O modelo chegou ao mercado com uma nova proposta de carroceria, mais fluida e menos quadrada. Apesar da imagem externa mais contida, tanto a sensação de direção quanto de desempenho com o motor de seis cilindros em linha, despertavam uma experiência única ao volante, uma característica dos modelos da marca.

A terceira geração veio nos anos 2000, conhecida pelo código E46, se apresentava com design um pouco mais esportivo e motor seis cilindros em linha com 343cv a 7.900rpm. Em 2007, foi a vez da quarta geração aparecer em cena com o E92, que trouxe portas, porta-malas e luzes com o Série 3 Coupé, além do motor de oito cilindros em V com 420cv entregues a 8.300 rpm.

Seis anos depois, a quinta geração com o F80 foi apresentada em 2013 com mudanças na linha, que manteve a nomenclatura M3 para a carroceria sedan. Já a versão Coupé foi nomeada M4. Outro marco foi o retorno do motor seis cilindros em linha com uma potência de 431cv. Com a atual geração G80, o M3 Competition e o M3 Competition Track, ambos com 510cv (79cv a mais que a geração anterior) a 6.250 rpm e 650 Nm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm.

As duas novas versões do BMW M3, a Competition (com preço sugerido de R$ 757.950,00) e a Competition Track (com preço sugerido de R$ 849.950,00), chegaram ao mercado brasileiro com algumas unidades em maio de 2021 e desde então vem sendo vendida normalmente em lotes menores e que esgotam rápido nas concessionárias.

O design do BMW M3 Competition e do BMW M3 Competition Track também é algo que marca a personalidade do lançamento. Com carroceria diferenciada e exclusiva, além da traseira mais larga e dos difusores traseiros, o teto e o acabamento interno em fibra de carbono traduzem a esportividade do sedã, assim como os detalhes de cada item, como cintos de segurança M Sport. Outra característica dessa edição são os tapetes em veludo, o pacote de luzes internas e os ajustes elétricos nos bancos dianteiros. Os modelos estão disponíveis em: Branco Alpino, Preto Safira, Azul Portimao, Amarelo São Paulo, Cinza Brooklyn, Verde Isle of Man Green e Vermelho Toronto, com revestimento em couro Merino nas cores Preto, Azul Yas Marina com Preto, Silverstone com Preto, Laranja Kyalami com Preto.

O cliente pode optar pela opção M Track avaliada  pelo site, que vem com freios M de carbono-cerâmica, bancos concha com estrutura de fibra de carbono, capas dos retrovisores externos em fibra de carbono, aerofólio em fibra de carbono, apliques nos para-choques em fibra de carbono, rodas na cor preta, pneus semi-slick e faróis M Shadow Line.

O dinamismo das duas versões é derivado do propulsor bi-turbo com tecnologia M Twin Power de seis cilindros em linha, que envia toda sua força para o eixo traseiro por meio da transmissão M Steptronic com Drivelogic. Com 510cv (79cv a mais que a geração anterior) a 6.250 rpm e 650 Nm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm, o conjunto permite aceleração de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 290km/h.

O sistema de escape específico possui ponteiras duplas cromadas com acabamento em preto na versão Competition. Os flaps internos do sistema de exaustão são controlados eletronicamente e fornecem níveis de som confortáveis, reduzindo as frequências sonoras. O usuário tem ainda a possibilidade de selecionar os modos de condução Sport ou Sport+ e aumentar a intensidade do ronco do escapamento para coincidir com a proposta esportiva do veículo.

Um dos destaques está no M Drive Professional com o M Drift Analyzer, que registra a duração, a distância percorrida, a linha e o ângulo de drift com uma classificação exibida no display; o M Laptimer, que fornece tempos de volta e análise de performance quando utilizado o carro em uma pista; e o M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para dar mais segurança em terrenos difíceis, ou uma pilotagem ainda mais direta e esportiva – de acordo com a escolha do motorista.

A tração traseira em conjunto com diversos elementos em fibra de carbono, diferencial M de deslizamento limitado e efeito autobloqueante e a suspensão M adaptativa contribuem para o melhor desempenho dinâmico, ajudando o veículo a ser mais rápido e preciso. Botões seletores M Drive possibilitam a memorização de duas configurações distintas de condução com ajustes de motor, direção, suspensão, freios, ronco e transmissão: M DSC (controle dinâmico de estabilidade) e M Dynamic Mode, que permite explorar o potencial dinâmico longitudinal e lateral do carro somado ao auxílio de dinâmica de direção oferecido pelo DSC.

Para frear esse sedã esportivo são utilizados freios esportivos M com discos duplos ventilados e perfurados de carbono-cerâmica com 400 mm x 38 mm no eixo dianteiro e 380 mm x 36mm na traseira, pinças na cor dourada com 6 pistões na dianteira e 1 pistão na traseira.

No que diz respeito à tecnologia, o sedã conta com sistema interativo para facilitar a condução do veículo, tais como: Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus com Reversing Assistant, BMW Display Key, assistente de farol alto, faróis BMW Laserlight, M Head Up Display, carregamento wireless para celulares, BMW Drive Recorder, Active Protection, ar-condicionado de 3 zonas. Além dos itens de série, como Indicador de Intervalos para Manutenção Programada, Tecnologia Car e Key Memory, Airbags Duplos Frontais, Laterais Dianteiros e de Cortina Dianteiros e Traseiros, Controle de Estabilidade e Tração e Dynamic Braking Lights. Com o sistema M Head-Up Display o motorista pode contar com a projeção de todas as informações necessárias para uma condução mais segura, como rotas do sistema de navegação e velocidade do veículo.

A versão oferece ainda o BMW ConnectedDrive, assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e ao passageiro e permite usufruir de funcionalidades exclusivas: Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, serviços Connected Drive (BMW Online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos), serviços remotos com utilização de algumas funcionalidades por meio de smartphones Android e iOS), preparação para Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real e Concierge – serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana.

O veículo foi gentilmente cedido pela concessionária BM Rio, autorizada BMW, para um breve teste rápido para conhecer melhor o modelo. Para quem quiser adquirir um X2 basta ir pessoalmente na concessionária no endereço: Rua Mena Barreto, 161, Botafogo ou acessar o site oficial www.bmwrio.com.br e contatar um consultor para agendar um test-drive.

PRIMEIRA VOLTA

Rio de Janeiro – Estava eu lá na concessionária BM Rio, em Botafogo, aguardando a chegada do M3 Competition na cor “amarelo São Paulo” para o tão esperado test-drive. E nada do carro chegar e ansiedade cada vez aumentava mais. Depois de algumas horas de espera enfim chegou o reluzente M3. Após o abastecimento me foi entregue a chave pelo funcionário da loja e pude enfim desfrutar de toda a sua potência e tecnologia durante algumas horas de teste.

Chave no bolso, diga-se de passagem a chave já é um show à parte, banco, espelhos e volante ajustados ao meu gosto e pronto, já estou com o dedo no botão do start/stop para ligar o carro, isso após afivelar o cinto para apreciar o que a M3 Competition tem para em oferecer. Já no trânsito à caminho do local das fotos os olhares dos motoristas e pedestres eram todos para o carro, se você é tímido ou não gosta de aparecer se prepare para se tornar o centro das atenções. Logo de cara me impressionou o conforto da suspensão, mesmo que um pouco mais dura no modo “Sport” e os bancos concha com estrutura de fibra de carbono, que apesar de dizerem por ai que são duros, achei até aconchegantes.

Com 510cv (79cv a mais que a geração anterior) a 6.250 rpm e 650 Nm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm, o conjunto permite aceleração de 0 a 100km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 290km/h. Não cheguei a tanto, até porque as ruas que passei no máximo era permitido andar até 90 Km/h, mas pude acelerar bem e ver que o motor tem disposição de sobra sem ser muito bruto.

O câmbio automático com modo manual de 8 marchas é bem fácil de usar, mesmo em modo automático é possível aproveitar todo o desempenho do sedã esportivo da BMW. Sem trancos e com trocas certeiras, as mudanças de marcha são feitas na hora certa e sem dificuldade. O conjunto motor e câmbio trabalham em harmonia e deixam o motorista bem à vontade para dirigir de modo mais harmonioso.

Outro destaque no quesito dirigibilidade e que já falei é a suspensão, que na dianteira é do tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal e na traseira do tipo multibraço com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. Configuração suficiente para deixar o M3 estável nas retas e nas curvas. Em um breve passeio pelo Joá, onde existem todos os tipos de curvas, pude comprovar a eficiência do trabalho da suspensão, que deixaram o modelo sempre na linha, como se andássemos em trilhos. Enfim, apesar de pouco tempo com a M3 Competition Track foi o suficiente para ser uma experiência inesquecível que espero um dia ter outra chance de andar nele.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 3.0

Potência (cv)            510    

Torque (kgf.m)         66,3   

Velocidade Máxima (km/h)           290

Tempo 0-100 (s)      3,9

Câmbio          automática com modo manual de 8 marchas

Tração           traseira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.437

Largura (mm)           1.903

Comprimento (mm)             4.794

Peso (Kg)      1.805

Tanque (L)    59

Entre-eixos (mm)     2.857

Porta-Malas (L)        480

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!