Visão Geral – 18/04/2015

Bola Cheia

A secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita, oferece aulas gratuitas de ginástica olímpica, artística e atividades circenses para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade, alunos da rede, por meio do projeto social “Brasileirinhos”, da ex-ginasta Daiane dos Santos. Na quinta (16), Daiane visitou algumas escolas da cidade para divulgar o projeto.
Bola Murcha

O País vive uma crise sem precedentes em sua história. Com isso, estados e municípios são afetados fortemente e têm serviços essenciais prejudicados. É hora de somar forças e colaborar, porque não, com o Poder Público das cidades. Não jogar lixo nos rios e vias públicas, cuidar da rede de esgoto individual e denunciar são contribuições comunitárias que ajudam bastante.

Cerco a pastelarias do Rio

150417 H41Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego encontraram ontem nove trabalhadores de pastelarias da região metropolitana do Rio de Janeiro em condições precárias de trabalho e de alojamento, e os levaram para a Delegacia Regional do ministério para colher depoimentos. A ação faz parte da parceria entre a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego e o Procon para, mediante cruzamento de denúncias e dados, localizar estabelecimentos que exploram mão de obra e verificar a procedência e qualidade dos produtos servidos aos consumidores. Entre os trabalhadores fiscalizados, seis são chineses e três, brasileiros. Estes, acompanhados por dois dos chineses em uma pastelaria no centro do Rio. Outros quatro trabalhadores foram encontrados em uma pastelaria de Nova Iguaçu, onde as condições de trabalho e higiene também foram consideradas precárias. Em Belford Roxo, cidade vizinha, dois empregados chineses também foram encontrados em condições de trabalho escravo, mas fugiram antes de serem conduzidos para depoimento.

Rainha do Lar

A Prefeitura de Queimados está convidando os munícipes para indicar mulheres que inspiram para o projeto Rainha do Lar, no qual serão homenageadas com “um dia de rainha”. São mulheres que possuem uma história de garra e superação para driblar as adversidades da vida e trazer mais integridade para a humanidade. E porque não tornar públicas estas pessoas? Esta é a ideia da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Para participar do concurso, basta que seja indicada uma verdadeira Rainha do Lar, contando sua história de vida.

Rainha do Lar (2)

A indicação não precisa ser de um parente, pode ser alguém de que se tenha ouvido falar que tenha uma bela história. Assim, a equipe vai ao encontro.
Entre 5 e 10 mulheres receberão o título, além de serem presenteadas com uma produção especial por cabeleireiro e maquiador e homenagens públicas. De acordo com o idealizador da iniciativa Wall Araújo, não há distinção por condição social ou idade. “O critério será a história de vida, de superação, pode ser de qualquer idade ou condição social”, destaca Wall.

Ponto facultativo

A Prefeitura de Queimados através da Secretaria Municipal de Administração decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira, 24 de abril, devido ao feriado do dia 23, dia de São Jorge. Na mesma semana o expediente será normal na segunda-feira, dia 20 e na quarta-feira, dia 22, com todos os órgãos funcionando das 8h às 17h. A folga não é válida para os órgãos responsáveis pelos serviços públicos essenciais, entre eles a limpeza pública, a saúde, incluindo a UPA 24hrs, o Departamento de Posturas Municipais e a Defesa Civil.

Sessões eleitorais em presídios

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) quer garantir o direito de voto dos presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. Para isto, o procurador regional eleitoral no Rio de Janeiro, Paulo Roberto Bérenger, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral que firme convênio com o governo do estado para instalar sessões eleitorais especiais em estabelecimentos prisionais e unidades de internação. A suspensão de direitos políticos só acontece quando o preso é condenado e começa a cumprir pena. Por isso, os presos provisórios, que ainda aguardam julgamento, têm o direito a voto, assim como os adolescentes acima de 16 anos que cometeram alguma infração e estão privados de liberdade.

Curso sobre Religiões Africanas

A coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Belford Roxo está oferecendo uma capacitação gratuita sobre religiões africanas. O curso “Candomblé: História, Memória e Sustentabilidade”, tem como objetivo preparar pessoas para elaborar projetos sociais voltados às comunidade tradicionais de matrizes africanas. O mesmo tem apoio do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). A capacitação, totalmente gratuita, será iniciada ainda no mês de abril, com duas turmas, e vai durar seis meses. As aulas vão acontecer as terças e quintas, das 19h às 21h ou aos sábados, das 09h às 13h. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, que tenham o ensino meio completo.
Mais informações pelo telefone (21) 3029-1234.

Pacto pelo Esporte

O LIDE Esporte, em conjunto com a Atletas pelo Brasil, promoveu o Seminário sobre o Pacto pelo Esporte, iniciativa de empresas que visa construir um acordo em prol do setor esportivo. O evento reuniu, na quarta-feira (15), empresários e atletas no auditório da Gocil em São Paulo. Paulo Nigro, presidente do LIDE ESPORTE; Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos; e Raí Oliveira e Daniela Castro, diretores da Atletas pelo Brasil, participaram dos debates, classificados por todos como “bastante produtivos”.

Pacto pelo Esporte (2)

Paulo Nigro abriu o evento afirmando que o pacto busca engajar as empresas no processo de apoio às entidades esportivas, com o melhor que elas possuem à capacidade de gestão eficiente. “Quem está aqui acredita que o esporte educa, envolve, agrega. O Pacto que está se formando agora é inédito e único no mundo. É uma iniciativa do empresariado e de organizações, que visa uma governança que gere sustentabilidade ao esporte”. A carência de políticas públicas e honestidade nas ações também foram temas abordados.

Pacto pelo Esporte (3)

“A gente não está pedindo medalhas, mas sim transparência e gestão decente. Nós queremos gestões mais democráticas. Temos a chance de dar uma virada. Eu já estive no gramado, representando o nosso País, e sei o que o esporte pode fazer pela sociedade e para cada cidadão”, afirmou Raí, ex-meia do São Paulo e da Seleção Brasileira. A proposta segue três metas principais: aumentar a atividade física do País, permitir que todas as escolas ofereçam esporte de qualidade e, por fim, um sistema nacional de esporte.

error: Conteúdo protegido !!