Mesquita realiza a Semana da Educação Especial

Entre os dias 22 e 26 de agosto, foi realizada a Semana da Educação Especial em Mesquita. Para isso, a cidade organizou diversas atividades para evidenciar esse segmento e os que fazem parte dele. Além das ações nas escolas da rede pública, a Secretaria Municipal de Educação preparou um cronograma especial. Nele, os primeiros dias foram marcados por duas palestras sobre o tema. Na segunda-feira, a abordagem foi sobre o papel do coordenador pedagógico na escola inclusiva. Já na terça-feira, o foco esteve nos desafios e possibilidades da inclusão escolar na EJA, a Educação de Jovens e Adultos.

Costumamos ouvir que a educação é muito importante para a construção de uma sociedade melhor. Isso é verdade. Mas, para que essa evolução aconteça, é necessário haver justiça e igualdade, pois o acesso a esse princípio é direito de todos. Por isso, devemos ter um olhar diferenciado para cada caso específico, a fim de estabelecer a inclusão”, detalha Monique Rosa, secretária municipal de Educação.

A entrega dos cadernos com pauta ampliada para os alunos com baixa visão marcou a programação do meio da semana. A diferença desse modelo para os demais é que ele tem espaçamento entre linhas maior que o convencional, além de pautas mais marcadas. A cerimônia aconteceu no pátio da Escola Municipal Doutor Ely Baiense Vailante, no Centro.

Esse caderno é um sonho de muito tempo. Fico muito feliz em  vê-lo pronto e por ter a oportunidade de entregar a esses alunos. Assim, eles terão mais reconhecimento e dignidade em seus afazeres pedagógicos. A partir de agora, desejo que venham cada vez mais políticas públicas para valorizar essa classe estudantil”, salienta a diretora-geral da unidade, Cleidmar Couto.

Um dos alunos que recebeu o caderno foi Vinícius Guilherme, de 10 anos. Ele tem deficiência visual e, inclusive, foi representado na capa do material. Ao seu lado na solenidade, estava Isabel Cristina, que não conteve a emoção ao agradecer à escola pelo suporte que vem recebendo. “O Vinícius tem 23 graus de miopia e está fazendo o tratamento. A médica disse que ele, praticamente, enxerga vultos. Há alguns meses, quando ele estava sem vir à escola por causa de uma cirurgia, a equipe mandava os exercícios lá para casa. E, agora, com esse caderno, as coisas vão melhorar ainda mais. Ele não vai mais errar a linha. Isso foi muito fofo, e estou muito feliz”, afirma.

Últimos dias

Na quinta-feira, foi a vez do encontro com as famílias de estudantes com deficiência na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos. Lá, elas puderam trocar experiências e expor ideias sobre questões como família, escola e sobre os estudantes. Isso com base nos novos olhares e nas ações colaborativas.

Para encerrar com chave de ouro, aconteceu o lançamento do livro “Educação Precoce”, que teve a colaboração de professores da rede municipal de Mesquita. A ação ocorreu ao longo da última sexta-feira, dia 26, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a UERJ. Ilzani Santos está entre as representantes do município que compõem a escrita do livro. Professora e integrante da Secretaria Municipal de Educação, ela conta que ficou muito honrada com o convite.
Foi muito gratificante. Lá, eu e mais algumas profissionais falamos sobre as práticas pedagógicas na Educação Especial de Mesquita. Eu fui convidada por uma professora que tive na faculdade. Ela estava fazendo esse trabalho com os municípios, oferecendo um curso para toda a rede, e alguns professores se interessaram. A culminância da capacitação foi justamente a montagem de um livro com a experiência dos participantes em seus respectivos âmbitos de atuação”, diz.

error: Conteúdo protegido !!