Latin NCAP: Hyundai Tucson mostra melhorias após avaliação

A primeira apresentação de resultados do ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, mostra melhorias encorajadoras após a reação da Hyundai aos testes de avaliação.

O Hyundai Tucson, produzido na Coreia e na República Tcheca, com dois airbags frontais padrão, foi classificado como zero estrela. O SUV atingiu 50,23% na Proteção de Ocupantes Adultos, 5,34% em Ocupantes Infantis, 48,40% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% na Sistemas de Assistência à Segurança.

Em 2021, o Latin NCAP testou a versão anterior do Tucson com dois airbags padrão na versão de segurança mais básica e obteve zero estrela. Depois disso, o fabricante alegou que o “Novo Tucson era melhor e mais seguro”, então o Latin NCAP decidiu testar o novo Tucson em 2022. A nova versão do Tucson, que oferecia dois airbags frontais padrão, foi avaliada para impacto frontal e lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção para pedestres. A falta de airbags laterais de cortina padrão limitou a pontuação e melhor desempenho na Proteção de Ocupantes Adultos. A falta da sinalização das ancoragens ISOFIX em conformidade com o Latin NCAP, o cinto de segurança de dois pontos padrão na posição central traseira, bem como a falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro explicam a baixa pontuação para a Proteção de Ocupantes Infantis. A proteção de Pedestres, em geral, foi média; no entanto, mostrou deficiente proteção para algumas áreas das pernas superiores. Na Sistemas Assistência à Segurança, o modelo mostrou resultados ruins, pois o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e o limitador de velocidade não são padrão.

Em resposta à mais recente classificação zero estrela do novo Tucson, a Hyundai decidiu melhorar o equipamento básico do modelo adicionando airbags laterais e laterais de cortinas padrão, cintos de segurança de três pontos em todas as posições, sinalização i-size para cadeirinhas infantis, lembrete de cinto de segurança para a posição do passageiro dianteiro, ESC e sistema de limitação de velocidade. O modelo atualizado foi avaliado e classificado com três estrelas. O SUV atingiu 81,61% para Proteção de Ocupantes Adultos, 69,53% para Proteção de Ocupantes Infantis, 48,40% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 55,81% para Sistemas Assistência à Segurança. O resultado é válido para unidades VIN KMHJB81DBPU158713, data de produção 02 de junho de 2022 para unidades produzidas na Coreia e VIN TMAJB81DAPJ199084, data de produção 04 de abril de 2022 para unidades produzidas na República Tcheca.

Além de testar o modelo com dois airbags, a versão melhorada foi avaliada em teste de impacto lateral de poste, ESC, teste de Alce (moose test) e assistência à velocidade. Estes elementos de segurança mostraram desempenho satisfatório, juntamente com a decisão da Hyundai de atualizar a sinalização i-size para cadeirinhas infantis e incluir cintos de três pontos padrão que, entre outras melhorias, explicam a classificação três estrelas da versão melhorada. O Latin NCAP também avaliou os equipamentos opcionais oferecidos no modelo, tais como Frenagem Autônoma de Emergência, Sistemas de Suporte de Pista e Detecção de Borda de Estrada, todos com bom desempenho, mas como são oferecidos em volumes menores do que os exigidos pelo Latin NCAP, eles não contribuem para a pontuação ou classificação em estrelas.

* Para VIN KMHJB81DBPU158713, data de produção 02 de junho de 2022 para unidades produzidas na Coreia e VIN TMAJB81DAPJ199084, data de produção 04 de abril de 2022 para unidades produzidas na República Tcheca.

Por Marcus Lauria / www.latinncap.com

error: Conteúdo protegido !!