Avaliação do Chevrolet Onix 1.0 Turbo RS Aut. 2023

Por Arnaldo Bittencourt / Fotos: Marcus Lauria

Exatamente meu caro leitor, o Onix Rallye Sport (é isso que a sigla RS significa) é feito para quem curte carro com visual esportivo, nervoso, “tunado”.Mas veja bem, a agressividade se limita ao visual… Na mecânica, temos o mesmo 1.0 turbo de 3 cilindros e injeção indireta que equipa as demais versões. Por falar em versões, a RS está situada entre a LT e a LTZ… Ou seja, o carro tem alguns equipamentos interessantes, mas sem excessos.

CONFIRA O VÍDEO: https://youtu.be/CI8aStcgZqk

Por exemplo, a chave é do tipo convencional. O ar condicionado é manual, nada de dual zone ou mostrador digital. Rola um DRL na parte inferior do parachoque, mas os faróis, setas e lanternas do carro são halógenos. Atenção, não há farol de neblina! Muito plástico duro na cabine, o que é esperado em um carro de entrada. Em compensação, há uma faixa em um plástico de melhor qualidade cruzando o painel do carro, gerando um efeito esportivo bem bacana. A forração do teto e as colunas são na cor preta, ponto positivo da versão. As saídas de ar laterais, o aro do velocímetro e do tacômetro, assim como as costuras do couro que recobre o volante são na cor vermelha, em sintonia com a “vibe” esportiva do modelo.

Apesar de contar com instrumentos analógicos, o painel do Onix RS é completo. Não falta nada. No computador de bordo tem até aqueles menus para mostrar a temperatura do óleo câmbio, líquido de arrefecimento, etc. O grafismo é compatível com a proposta a versão, curti! Os bancos dianteiros são firmes e acomodam bem o corpo naqueles momentos em que o motorista resolve testar o limite de aderência dos pneus nas curvas. A forração dos bancos, por sinal, é de muito bom gosto, misturando couro a um tecido listrado combinando com a proposta da versão. Entre os bancos há um bom apoio de braço, item essencial em qualquer carro automático. Nas costas dos bancos dianteiros não há porta-revistas (quem se importa, garanto que é algo que pouca gente usa). 

Em termos de posição, dá pra dirigir lá no alto, feito ônibus (não curto!) ou enterrado dentro do carro, sem conseguir ver a ponta do capô (ai sim hein! Mão no volante, som alto, cotovelo na porta, só no estilo…). O banco traseiro segue a receita do banco dianteiro, acomodando com conforto pessoas de estatura mais elevada. Sim, o espaço traseiro do Onix é muito bom. A multimidia do ONIX RS é top. Tela excelente, bem-posicionada e de alta sensibilidade ao toque. Oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o que para se tornou algo essencial. Fio atrapalha, deixa o carro feio e é propenso a mal contato. Ou seja, fio é “caído”!

O som da multimidia não é alto… Está empolgado, quer sentir a música? Então vai ter que passar na loja e fazer um upgrade no sistema (um amp fará um bem danado, e quem sabe umas caixas de som de melhor qualidade). Porta-USB só do tipo A (aquela grande padrão), que fica porta-trecos logo abaixo dos comandos do ar-condicionado. Ao lado dela, uma clássica tomadinha 12v. O porta-malas tem 275 litros, é pequeno. Mas tudo bem, trata-se de um hatch! Dá para levar uma mala grande e uma daquelas malas menores que você leva dentro do avião, além de algumas bolsas e mochilas nos espaços que sobram.

Mas chega de clausura, vamos para o lado de fora, para a liberdade! Sim, é na parte externa que estão as maiores diferenças da versão. Faróis escurecidos, grade dianteira em black piano com o logo RS do lado direito. spoiler dianteiro exclusivo… hummm gostei hein. Na lateral temos as belas rodas de liga leve pretas aro 16 com pneus 195/55. Além disso, temos uma saia aerodinâmica na lateral. Na traseira, chama a atenção o pronunciado spoiler na tampa do porta-malas, bem como o acabamento diferenciado na parte inferior do para-choque. Infelizmente não tem aquela luz de neblina inferior que a turma gosta, então isso é outra coisa a ser instalada após tirar o carro da concessionária. O teto do carro conta com um revestimento preto, conforme exige a moda atual.

O comportamento dinâmico é interessante, apesar da mecânica ser a mesma das versões sem pretensões esportivas. Com as rodas aro 16 e pneus de perfil baixo, o carro cola nas curvas. O motor 1.0 turbo de 116cv (gas./etanol) e 16.8kgm (etanol) – 16.3kgfm (gasolina) de torque, trabalhando em conjunto com o bom câmbio automático de 6 marchas, faz os 1.100kg do Onix RS acelerar de 0-100km/h na casa dos 10 segundos… Detalhe, o torque está todo disponível a 2.000 RPM, deixando o carro bem esperto no trânsito. Tá bom, já dá para andar forte aliviar a tensão, vai por mim! Não tá a fim de correr, quer andar na maciota? Beleza, o Onix também é um bom companheiro nessa hora. Andando normal, sem preocupações com economia, o carro fez 12km/l na cidade (gasolina) e perto de 18km/l na estrada!

Mas nem tudo são flores no “powertrain” do Onix. Não gostei da vibração do motor 1.0 turbo de 3 cilindros em marcha lenta. A tremedeira é perceptível! A segurança se faz presente. São 6 airbags (frontais, laterais e cortina), nada de economia quando o assunto é bolsa de ar. Controle de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa também são itens encontrados no Onix RS. Agora disco de freio nas rodas traseiras o ONIX vai ficar devendo. O freio do ONIX, inclusive, não me agradou, achei borrachudo. Vai ficar devendo também a importante câmera de ré. Mas calma, tem sensor de ré, não é que você vai ficar totalmente desamparado na hora de manobrar!

Custando quase R$103 mil, entendo que o ONIX RS é uma boa pedida para quem curte carro com visual esportivo. Agora que o Sandero RS saiu de linha, a atratividade do Onix RS aumenta, sem dúvida. Se você não liga para isso, de repente a LTZ é uma melhor pedida. No LTZ há itens importantes não existentes no RS, por exemplo: chave presencial, câmera de ré e luz de neblina.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            116     116

Torque (kgf.m)         16,8    16,3

Tempo 0-100 (s)      10,1

Consumo cidade (km/l)      8,3      11,9

Consumo estrada (km/l)    10,7    15,1

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.475

Largura (mm)           1.731

Comprimento (mm)             4.163

Peso (Kg)      1.102

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.551

Porta-Malas (L)        275

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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