NAM de Mesquita leva atividades para unidade de saúde mental

Equipe do espaço levou oficinas e atendimentos para CAPS III Casa Azul, localizado no Cruzeiro do Sul – Em uma atividade especial, o Núcleo de Atendimento de Medidas, que funciona no Fórum de Mesquita, foi ao CAPS III Casa Azul nesta terça-feira, dia 11 de outubro. Isso aconteceu devido à ação NAM Extra Muros, que visa demonstrar as atividades do projeto Esperançar, do próprio núcleo. Tanto a equipe quanto os beneficiários do lugar estiveram presentes na unidade de saúde mental, disponibilizando as oficinas de Barbeiro, Trancista, Design de Sobrancelhas Libras e Xadrez.

O apoio das equipes de saúde mental da cidade é muito importante para a fluidez do nosso trabalho. Durante a pandemia, muitos dos nossos assistidos acabaram desenvolvendo questões relacionadas ao campo psicológico. Então, eu diria que esse suporte se faz bastante necessário. Quando nos deparamos com algum caso específico, entramos em contato e nos mobilizamos para efetuar o encaminhamento”, destaca a coordenadora do NAM, Rosana Santiago.

Ela conta ainda que a proposta da ação é dar oportunidades aos beneficiários. “A ação de hoje é um resultado dessa integração de forças. Isso sem falar que é uma chance para os nossos alunos e ex-alunos mostrarem o seu potencial. Essas oficinas estão sendo realizadas por eles e por seus respectivos tutores. Confesso que presenciar isso me deixa muito feliz e realizada”, acrescenta. Além das oficinas, as práticas pedagógicas do projeto também acontecem por meio de atividades didáticas com foco na aprendizagem e na exposição de ideias.

Para mais, outros espaços foram preparados para receber os atendimentos sociais e de psicologia, além de uma amostra da Sala de Leitura Carolina Maria de Jesus, inaugurada em maio deste ano. Ela carrega o nome de um grande símbolo da literatura brasileira. Nascida em 1914, Carolina Maria de Jesus foi uma mulher negra, catadora de papel e advinda da favela.

Não há possibilidade de trabalhar com saúde mental sem ter ligações com a rede de serviços públicos do município. No caso do NAM, mais especificamente, a gente já participou de algumas palestras, apresentando questões que podem afetar o psicológico. Costumamos chamar essas parcerias de RAPS, que são as Redes de Atenção Psicossocial de Mesquita”, pontua Ueslei Solaterrar, diretor do CAPS III Casa Azul.

Centros de Atenção Psicossocial

A cidade de Mesquita possui três CAPS. Com funcionamento 24 horas, a unidade Casa Azul, no Cruzeiro do Sul, recebe pessoas que possuem esquizofrenia, depressão grave, transtorno de ansiedade grave e demais problemas de saúde mental. Já na Vila Emil, o CAPS AD atende os munícipes com problemas com álcool e outras drogas, enquanto o CAPS Infantil, em Santa Terezinha, oferece atendimento às crianças e adolescentes com transtorno mental grave e persistente.

FOTOS: BEA SILVA/DIVULGAÇÃO

error: Conteúdo protegido !!