Avaliação do Renault Oroch 1.3 TCe Outsider CVT 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Eu sempre gostei da Renault Oroch, mesmo com opiniões contrárias de amigos e leitores do site. Apesar de não ter linhas tão atraentes quanto à sua principal concorrente e um interior mais sóbrio (antes do facelift), sua forma robusta e seu desempenho sempre me agradaram exatamente por ser uma picape mais raiz (mesmo a concorrente tendo uma versão diesel e com tração nas 4 rodas). E agora com a linha 2023 esses atributos evoluíram para melhor deixando a picape média da Renault ainda mais atraente para o consumidor desse segmento.

A versão 2023 da Oroch chega ao mercado com mais potência e torque com a introdução do motor turbo 1.3 TCe Flex (para a versão topo de linha avaliada pelo site), design externo renovado que reforça sua robustez, interior completamente novo, trazendo muito mais refinamento e novas tecnologias de conectividade, conforto e segurança, tudo isso comprovado durante o teste de uma semana.

A Oroch foi a primeira picape nacional desse segmento, que juntou o conforto de um SUV com a versatilidade de ter uma caçamba na medida certa, trazendo amplo entre-eixos e espaço interno, bem como suspensão independente nas quatro rodas – MacPherson na dianteira e Multilink atrás – permitindo ao modelo um rodar confortável e seguro em diferentes pisos. Além de ter o tamanho ideal para rodas dentro da cidade e em shoppings.

Para a linha 2023, a picape passa a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider. Entre essas versões oferecidas tive a oportunidade de avaliar por uma semana a topo de linha Outsider. A principal diferença entre essas versões fica por conta da motorização, que é 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades para as duas primeiras e turbo 1.3 TCe Flex (o mesmo adotado no Captur e Duster ) para a Outsider.

De acordo com a marca, o novo motor turbo produzido na Espanha traz tecnologias da Fórmula 1 como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Esse motor é combinado com o moderno câmbio automático CVT Xtronic de oito velocidades, que garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso. Com essa transmissão, a Oroch ganha uma evolução no conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor.

Também é possível a troca manual na alavanca de câmbio, basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e nas situações de longos declives como uma descida de serra, além de reduzir consumo de combustível evita o desgaste e a fadiga por exemplo do sistema de freios onde é possível usar o freio-motor. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco. Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Com essa combinação a Oroch Outsider 2023 traz um ótimo desempenho com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. Com uma elástica curva de torque, a picape oferece força máxima em diferentes faixas de rotação, favorecendo ultrapassagens seguras, mesmo com carga. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11 km/l e na cidade de 10,5 km/l. Com etanol, o consumo é de 7,8 km/l no percurso rodoviário e 7,4 km/l no urbano.

Para renovar o design único da Oroch a Renault se concentrou em trazer mudanças que reforçassem a robustez do modelo, só de olhar rapidamente você já percebe essas mudanças. A dianteira ganhou mais personalidade com a nova grade frontal e para-choque, bem como recebeu elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina. Além de ampliar o visual forte da picape, as novas linhas também ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando ainda mais a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.

O modelo recebeu ainda novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com visual inédito, sendo na cor cinza na versão Intense e com acabamento biton diamantado na Outsider. Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Em todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.

A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto. Por fim, a Oroch também recebe uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.

Por dentro, o modelo chega completamente novo, com novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade e Easy Life, para ampliar o bem-estar a bordo. O novo painel da Oroch 2023 concentra as principais mudanças internas. Com novo design, mais refinado e com maior qualidade percebida, traz design mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos bem-posicionados ao centro, com fácil acesso.

A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores. O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.

As versões Intense e Outsider também trazem uma grande novidade que é a nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Além dos retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A versão Outsider, por sua vez, inaugura outras tecnologias de conforto e comodidade na Oroch, como o ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.

A Oroch 2023 traz o conforto de uma verdadeira picape, com 2.829 mm de entre-eixos, que garante espaço amplo para todos os ocupantes. Cinco passageiros viajam confortavelmente graças ao ótimo espaço para pernas e cabeças. Ao volante, o motorista encontra facilmente uma posição ideal de dirigir graças aos ajustes de altura do banco e da coluna de direção. A posição de dirigir elevada garante ótima visibilidade e facilita a identificação de obstáculos ao redor do veículo, garantindo maior segurança. O volante ergonômico tem ótima empunhadura.

A Oroch 2023 recebeu um completo pacote de segurança ativa que garante a segurança dos ocupantes em diferentes condições de rodagem e que está presente em todas as versões do modelo. Agora, a picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração.

Além desta tecnologia, a nova Oroch passa a adotar o Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo em condição de carga máxima. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

A Oroch também é equipada com freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo. A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para ajudar no transporte de carga existem oito anéis de fixação (cada um suporta 50 kg), que podem ser rebatidos quando não estão em uso. A tampa da caçamba suporta até 80 kg. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.

A suspensão traseira independentemente do tipo multilink garante maior conforto, menor nível de ruído e ótima estabilidade, independente do piso ou da carga transportada. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto. A versão avaliada Outsider parte de R$ 137.100 e vem com todos os equipamentos da versão Intense, mais ar-condicionado automático e digital, sensor crepuscular e de chuva, grade frontal com detalhes cromados, alargadores de para-lama, santantônio, capota marítima, câmera de ré, faróis de milha auxiliares, grade do vidro traseiro, bancos com revestimento premium, roda diamantada biton e motor turbo 1.3 TCe Flex, com transmissão CVT Xtronic de oito velocidades.

A Oroch 2023 traz uma lista de 24 acessórios originais exclusivos para a picape, tanto para a estética, como para a comodidade e conforto. Os itens também serão ofertados em quatro kits para os consumidores: Kit Robustez: tapete de borracha, capota marítima e santantônio; Kit Segurança: frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré; Kit Praticidade: estribo, espelho tilt-down, iluminação de caçamba e engate para reboque; Kit Aventura: tapete de carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução. A Oroch Outsider 1.3T CVT parte de R$ 140.900.

*FICHA TÉCNICA:

Motor

            TCe 1.3 flex

Potência/Torque

            Potência: 163 cv (gasolina) / 170 cv (etanol) / Torque: 27,5 kgfm

Transmissão

            CVT X-Tronic automático de 8 velocidades

Suspensão

            Dianteira: McPherson com barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos. Traseira: Multibraços com rodas independentes, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos telescópicos.

Consumo

            Ciclo urbano: 7,4 km/l (etanol) / 10,5 km/l (gasolina) – Ciclo estrada: 7,8 km/l (etanol) / 11,0 km/l (gasolina)

Roda e Pneus

            Rodas com aro de 16 polegadas. Pneus 215/65 R16

Freios

            Dianteiro: Disco ventilado / Traseiro: Tambor

Peso

            1432 kg

Dimensão

            Comprimento do veículo: 4.719 mm Largura do veículo: 1.834 mm Altura do veículo: 1.694 mm

Capacidade

            Carga útil: 650 kg / Tanque: 45 L

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!