Renault Group e Google aceleram parceria para desenvolver carro do amanhã

O Renault Group e o Google anunciaram hoje uma nova etapa em sua parceria, com a assinatura de novos contratos para o desenvolvimento e implantação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” (SDV), bem como aceleração do processo de digitalização do grupo. Por meio destes novos acordos, os dois parceiros vão desenvolver uma série de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle” para o ambiente interno e externo do veículo, além de expandir as sinergias e usos em torno da estratégia “Move to Cloud” do grupo.

Iniciada em 2018, esta parceria com foco em computação em nuvem está se intensificando hoje, para criar um verdadeiro gêmeo digital (Digital Twin) com as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) mais avançadas, para facilitar tanto a integração contínua de serviços no veículo como criação de novas aplicações embarcadas (In-Car Services) e não embarcadas sob medida. No futuro, o grupo vai transformar todo seu modelo operacional para a nuvem, para aumentar a agilidade, performance e lucratividade.

O Renault Group e o Google estão ampliando sua parceria para desenvolver uma série de plataformas e serviços para o futuro do “Software Defined Vehicle”, principalmente com o desenvolvimento de um software embarcado para facilitar a implantação da plataforma SDV e criação de um gêmeo digital (Digital Twin) em nuvem.

Por meio desta parceria, o Renault Group poderá reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, flexibilidade e rapidez do desenvolvimento de veículos, bem como agregar valor para os usuários, graças à inovação contínua de softwares.

O Renault Group vai ampliar o uso de tecnologias Google Cloud para o desenvolvimento de softwares para o SDV, permitindo melhor gerenciar a coleta e análise de dados, de forma segura e confidencial. Os primeiros exemplos de desenvolvimento incluem:

Manutenção preditiva, para melhor detectar e retificar falhas quase em tempo real, se necessário.
Experiência personalizada a bordo do veículo (In-Car Services), para se adaptar ao comportamento de condução e destinos mais utilizados, como eletropostos, etc.
Modelos de seguro baseados no uso e comportamento de condução real.

Ao associar às plataformas do “Software Defined Vehicle” e de dados do veículo (Car Data Platform), a Renault poderá monitorar e analisar o uso do veículo para melhor entender os comportamentos e necessidades dos clientes, para fornecer serviços altamente personalizados e adaptados às necessidades, respeitando as normas de proteção e confidencialidade em vigor.

Com um bilhão de dados capturados diariamente em todas suas plantas industriais, linhas de produção conectadas, dados de supply chain hospedados e analisados na nuvem, o Renault Group se baseia na parceria existente há quatro anos para aumentar sua agilidade e performance operacional. Hoje, o Grupo está anunciando o Google como principal parceiro para computação em nuvem, com o objetivo de explorar suas inovações em aprendizagem de máquina e inteligência artificial, seus investimentos constantes em infraestrutura aberta e a cada dia mais sustentável, além de sua estratégia de computação segura em nuvem.

Por Marcus Lauria / Sala de Imprensa | Renault do Brasil

error: Conteúdo protegido !!