Volvo EX90 totalmente elétrico é revelado

Um verdadeiro SUV totalmente elétrico de sete lugares que eleva ainda mais nossos padrões em segurança e um estilo de vida mais sustentável: o novo Volvo EX90 representa o início de uma nova era para nossa empresa, na qual estabelecemos um curso decisivo para um futuro totalmente elétrico.

Começando com o Volvo EX90, vamos revelar um novo carro totalmente elétrico a cada ano. Até 2030, pretendemos vender apenas carros totalmente elétricos, um dos projetos de eletrificação mais ambiciosos da indústria automotiva e crucial para nossa ambição de ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.

Revelamos nosso novo SUV totalmente elétrico para o mundo no centro de Estocolmo hoje, refletindo nossas raízes suecas. Ao mesmo tempo, refletindo nossa estratégia neutra global, o Volvo EX90 será construído nos EUA a partir do próximo ano e depois também na China. Até lá, pretendemos que essas duas instalações de produção sejam neutras em termos climáticos.

Um novo clássico instantâneo no design escandinavo, o Volvo EX90 define o princípio da forma que segue a função. É um carro familiar versátil e elegante com proporções modernas, combinado com tecnologia de ponta em computação principal, conectividade e eletrificação para otimizar segurança, eficiência e estética.

O padrão de segurança do Volvo EX90 também é maior do que qualquer carro Volvo antes dele. Ele foi projetado para entendê-lo e tudo o que está em seu entorno ajudando a manter você, seus entes queridos e todos no trânsito seguro. Ele também pode ficar mais inteligente e seguro com o tempo, pois aprende com novos dados e recebe atualizações.

O Volvo EX90 tem um escudo invisível de segurança habilitado pela nossa mais recente tecnologia de sensoriamento, dentro e fora. Sensores de última geração, como câmeras, radares e LIDAR, estão conectados aos computadores principais de alto desempenho do carro, onde a NVIDIA DRIVE executa o software interno da Volvo Cars para criar uma visão em tempo real de 360 graus do mundo.

Nossos sensores não se cansam ou se distraem. Eles são projetados para responder e reagir quando você está há apenas uma fração atrasado. Nosso LIDAR pode sentir a estrada na sua frente, seja dia ou noite e em velocidades de estrada. Ele pode ver pequenos objetos centenas de metros à frente, criando mais tempo para informar, agir e evitar. Os sensores também contribuem para melhorar a confiabilidade e o desempenho geral da nossa função de condução assistida, com um novo suporte de direção enquanto muda de faixa.

Por dentro, nosso escudo invisível de segurança também cuida de você. Sensores e câmeras especiais, alimentados por nossos próprios algoritmos e desenvolvidos internamente, medem a concentração de olhares. A tecnologia permite que o Volvo EX90 entenda quando você está distraído, sonolento ou de outra forma desatento, muito além do que foi possível em um carro Volvo até então.

Ele vai alertá-lo, primeiro suavemente cutucando, depois mais insistente. E se o impensável acontecer, e você adormecer ou ficar doente enquanto dirige, o Volvo EX90 foi projetado para parar e pedir ajuda com segurança.

Finalmente, graças ao conjunto de sensores de última geração, incluindo o LIDAR, o Volvo EX90 é o primeiro Volvo pronto para condução não supervisionada no futuro.

Um sistema central – alimentado pelas plataformas NVIDIA DRIVE Xavier e Orin para sistemas de segurança e IA, plataformas Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Technologies e software desenvolvido internamente por engenheiros da Volvo – executa a maioria das funções principais dentro do carro, desde segurança e infoentretenimento até gerenciamento de baterias. O resultado é uma experiência mais responsiva e agradável dentro do carro.

Em outras palavras, seu Volvo EX90 não será apenas um carro novo, será um computador altamente avançado sobre rodas. Melhor ainda, assim como seu smartphone ou seu notebook, o Volvo EX90 foi projetado para obter melhorias com o tempo, graças as atualizações regulares de software over-the-air.

Combinando o poder de computação de última geração das Plataformas de Cockpit do Snapdragon com as capacidades visuais da Unreal Engine – a ferramenta 3D desenvolvida pela Epic Games e usada para alimentar alguns dos maiores jogos do mundo – lhe damos poder de computação rápido e gráficos de alta qualidade nas telas do carro e no head-up display.

Uma tela central de 14,5 polegadas é a sua porta de entrada para um dos melhores sistemas de infoentretenimento oferecidos. Com o Google integrado os aplicativos e serviços da marca, incluindo ajuda hands-free do Google Assistente, navegação do Google Maps e outros dos seus aplicativos favoritos da Google Play Store vêm embutidos. Os displays do Volvo EX90 ajudam você a manter seus olhos na estrada, oferecendo-lhe as informações certas na hora certa. O Volvo EX90 também será compatível com o Apple CarPlay sem fio.

Graças à conexão 5G padrão, onde disponível, nunca foi tão fácil instalar os aplicativos que você precisa na sua tela inicial e desfrutar de uma navegação altamente intuitiva. Você também pode transmitir sua música favorita através do novo sistema de áudio Bowers & Wilkins, de qualidade de referência com Dolby Atmos, além de alto-falantes integrados para um som imersivo.

O Volvo EX90 também virá com a tecnologia phone key de série. Seu smartphone serve como chave do seu carro e desbloqueia automaticamente o carro e inicia uma sequência de boas-vindas pessoal à medida que você se aproxima. Seu perfil pessoal também será carregado automaticamente quando você entrar no carro.

Toda essa tecnologia se une em um dos interiores de carros mais agradáveis e elegantes do mercado, cheio de materiais naturais e de origem responsável. Essa composição interior também reflete nossas ambições de sustentabilidade, como ser uma empresa totalmente circular e neutra em termos climáticos até 2040.

Com sua nova base de tecnologia totalmente elétrica, o Volvo EX90 é seu companheiro perfeito para um estilo de vida familiar mais sustentável. Fornecendo até 600 quilômetros de autonomia de condução livre de emissões, de escape, com uma única carga. De acordo com o ciclo de teste WLTP, ele carrega de 10 a 80% em menos de 30 minutos.

A versão inicialmente disponível, com tração nas quatro rodas e motor duplo, é alimentada por uma bateria de 111 kWh e dois motores elétricos de ímã permanente, entregando um desempenho de 380 kW (517 hp) e 910 Nm de torque. Em combinação com o novo chassi, isso cria uma ótima e suave experiência de condução.

O Volvo EX90 é composto por aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado, bem como 48 kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural, o que corresponde a cerca de 15% do plástico total usado no carro – o mais alto nível de uso de plásticos reciclados que qualquer carro Volvo anterior.

Finalmente, o Volvo EX90 é o nosso primeiro carro com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional. É uma tecnologia pela qual você pode usar a bateria do seu carro como um suprimento de energia extra, por exemplo, para alimentar sua casa, outros dispositivos elétricos ou outro carro Volvo elétrico. Planejamos disponibilizar o carregamento bidirecional no futuro, começando por mercados selecionados.

  • Os recursos descritos podem ser opcionais e a disponibilidade dos recursos e serviços mencionados acima pode diferir entre os mercados.
  • Os valores de carregamento e autonomia são preliminares e derivam de estimativas e cálculos realizados pela Volvo Cars para o Volvo EX90 e estes resultados não são garantidos. O valor preliminar da autonomia é para a versão de tração nas quatro rodas com motor duplo inicialmente disponível. A faixa preliminar varia para outros níveis de acabamento. A autonomia e o consumo de energia em condições reais variam dependendo do comportamento de condução e de outros fatores externos. Os tempos de carregamento podem variar e dependem de fatores como temperatura externa, temperatura da bateria, equipamento de carregamento, condição da bateria e condição do carro. Certificação do carro pendente.
  • Google, Google Play Store e Google Maps são marcas comerciais da Google LLC.
  • O Snapdragon é um produto da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou de suas subsidiárias. Snapdragon é uma marca comercial ou marca registrada da Qualcomm Incorporated.

Por Marcus Lauria / Volvo Cars Latin America

error: Conteúdo protegido !!