Mercedes-Benz lança novo sedã elétrico EQE

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil amplia sua família de produtos 100% elétricos Mercedes-EQ com a apresentação do novo EQE, um sedã executivo, de caráter esportivo, luxuoso e que combina excelente performance elétrica com alta sustentabilidade, com uma autonomia superior a 600 km com apenas uma carga em sua bateria de 89 kWh. O novo EQE é mais aerodinâmico e eleva o conceito de sedã executivos para um nível superior. A linha de design da marca chamada de “Sensual Purity” é refletida em superfícies cuidadosamente modeladas e transições suaves e perfeitas, com grande destaque a exclusiva grade frontal com acabamento brilhante e que traz a estrela Mercedes-Benz multidimensional.

Em suas dimensões externas, o EQE é comparável a outros modelos da marca como a Classe E ou ao CLS. Assim como este último, ele possui vidro traseiro fixo junto a tampa do porta-malas. A última geração do MBUX, recentemente introduzida no EQS e na Classe C, também está a bordo do EQE. Com software adaptável, o conceito de controle e display se adapta completamente ao seu usuário e faz sugestões personalizadas para inúmeras funções de infoentretenimento, conforto e do veículo. A versão escolhida para o Brasil é o EQE 300 com 245 cv e equipado com a transmissão elétrica (eATS), com todo o conjunto montado no eixo traseiro. O motor elétrico é do tipo motor síncrono permanente (PSM). Com o PSM, o rotor do motor é equipado com ímãs permanentes e, portanto, não precisa ser alimentado com energia. As vantagens deste design incluem alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência. O motor no eixo traseiro é particularmente potente devido ao seu design de seis fases que possui dois enrolamentos com três fases cada.

A bateria de íons de lítio é composta por dez módulos e possui um conteúdo de energia útil de 89 kWh. O inovador software de gerenciamento de bateria, desenvolvido internamente, permite o gerenciamento inteligente de energia do EQE. Com a atual geração de baterias, um passo importante foi alcançado em termos de sustentabilidade da química das células. O material ativo otimizado consiste em níquel, cobalto e manganês na proporção de 8:1:1. Isso reduz o teor de cobalto para menos de dez por cento. A otimização contínua da reciclabilidade faz parte da estratégia de baterias da Mercedes-Benz. Desempenho consistentemente alto e múltiplas acelerações sem queda de potência caracterizam a filosofia de condução do EQE. Isso inclui um conceito térmico sofisticado e diversas variantes de recuperação de energia. Neste processo, a bateria de alta tensão é carregada convertendo o movimento mecânico rotativo em energia elétrica durante o modo de sobreaquecimento ou frenagem. O motorista pode selecionar manualmente a desaceleração em três estágios (D+, D, D-), bem como a função de deslizamento através das borboletas atrás do volante.

O ECO Assist também oferece recuperação otimizada para diversas situações em que a desaceleração pode ser mais intensa ou mais sutil, o que acaba resultando no estilo de condução mais eficiente. Se possível, a desaceleração de recuperação também é usada para veículos detectados à frente. Isso ocorre até mesmo quando eles param, por exemplo, nos semáforos. O motorista não precisa pressionar o pedal do freio para isso – literalmente é uma condução utilizando apenas um pedal. Como um sedã com tampa do porta-malas integrado, o EQE foi desenvolvido para oferecer um alto nível de conforto NVH (ruído, vibração, aspereza). Inúmeras medidas contribuem para isso. Nas transmissões elétricas (eATS), os ímãs são dispostos dentro dos rotores de maneira otimizada para NVH. Além disso, o eATS possui um acabamento especial ao redor como cobertura NVH.

A vida a bordo no EQE se torna também uma experiência acústica: o sistema de som surround Burmester® apresenta dois perfis sonoros, a Silver Waves e a Vivid Flux. Silver Waves traz um som mais limpo. Destinado a entusiastas de veículos elétricos, o Vivid Flux é cristalino, sintético, mas humanamente quente. Eles podem ser selecionados ou desligados como experiências sonoras no display central. Essa experiência sonora lembra máquinas potentes, é sonora e extrovertida. Com o objetivo de aumentar o conforto, o novo EQE conta com a suspensão pneumática AIRMATIC e o sistema de amortecimento adaptativo ADS+. E como todos os outros modelos da marca, o EQE possui uma célula de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção modernos com PRE-SAFE®, aumentando a segurança ativa e passiva do modelo.

O fato de o EQE ser baseado em uma arquitetura totalmente elétrica também abriu novas possibilidades de design para seu conceito de segurança. Isso significa, por exemplo, que uma posição mais favorável pode ser escolhida para a instalação da bateria, em uma área protegida contra colisão na parte inferior da carroceria. E como não há cárter a bordo, o comportamento em uma eventual colisão frontal pode ser ainda melhor. Além dos testes de colisão padrão, o desempenho do modelo em várias situações de carga adicional foi verificado e extensos testes de componentes realizados no Vehicle Safety Technology Center (TFS). A última geração de sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de apoio ao condutor. A tela de assistência no visor do motorista mostra a operação dos sistemas de assistência à condução em uma visão de tela cheia facilmente compreensível.

Assim como os modelos EQC 400 4MATIC e Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ lançados em 2020 e 2022, o novo EQE 300 traz um pacote de Energia desenvolvido em parceria com a Enel X Way, linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica, que inclui um carregador “wallbox” e instalação. Além desse pacote, o modelo traz três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia de fábrica.

A produção do EQE ocorre na fábrica alemã da Mercedes-Benz em Bremen e as primeiras unidades do modelo começam a desembarcar no Brasil em novembro ao preço público sugerido de R$ 709.900,00.

Por Marcus Lauria / Mercedes-Benz Cars & Vans  

error: Conteúdo protegido !!