Família ID. já passa de meio milhão de unidades vendidas pelo mundo

A Volkswagen segue rumo à eletrificação do seu portfólio de veículos. Um ano antes do planejado, a empresa atingiu mais um marco na implementação de sua estratégia ACCELERATE para tornar-se uma provedora de mobilidade livre de emissões e guiada por software: desde que os primeiros modelos ID.3 foram entregues a clientes em outubro de 2020, a Volkswagen já entregou 500 mil veículos da família de elétricos em todo o mundo – apesar da persistência da difícil situação do suprimento de componentes.

A carteira de pedidos na Volkswagen continua alta: “Estamos fazendo o máximo para entregar os aproximadamente 135 mil ID. encomendados pelos nossos clientes o mais rápido possível. Porém, devido à persistente restrição no fornecimento de peças, estamos tendo que ajustar a produção repetidamente”, comentou Labbé. 

A Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa a partir de 2033. Em 2030, veículos 100% eletrificados deverão responder por pelo menos 70% das unidades vendidas pela Volkswagen na Europa. Nos Estados Unidos e na China, a empresa tem como objetivo uma participação dos veículos elétricos de mais de 50% no mesmo período. “A Noruega é líder em mobilidade elétrica. O ID.4 liderou as estatísticas no país em outubro. Esse exemplo mostra que o portfólio de produtos da família ID. atende as necessidades de nossos clientes”, afirmou Labbé. 

A Volkswagen deve lançar dez novos modelos elétricos até 2026. “A Volkswagen terá o portfólio de veículos elétricos mais amplo da indústria automotiva: desde o carro elétrico de entrada com preço abaixo de 25 mil euros, ao novo topo de linha Aero B, teremos a oferta certa para cada segmento”, disse Labbé.

A família ID. também tem papel desbravador na integração de software e experiência digital dos clientes: a Volkswagen proporciona constantemente aos proprietários de ID. atualizações “over the air”, via internet. Elas garantem que o carro se mantenha sempre atualizado durante toda a sua vida útil, constantemente aperfeiçoado com novas funções. “Nossa experiência com isso nos últimos meses tem sido muito positiva”, relata Labbé. “O benefício é que podemos transformar direta e rapidamente o retorno dado pelos clientes em novas funções, como o aumento na capacidade de carga ou a notificação da capacidade da bateria no display do motorista”.

A plataforma modular elétrica (MEB) é um fator decisivo para o impulso acelerado da campanha global pela mobilidade elétrica sob a estratégia ACCELERATE da marca. Projetada especialmente para os motores elétricos da Volkswagen, essa arquitetura veicular proporciona grande autonomia, muito espaço interno e a possibilidade de atualizações “over-the-air”. A MEB serve de base para todos os veículos totalmente elétricos e interconectados da família ID. 

Com seu foco consistente em sistemas de propulsão totalmente elétricos e sua capacidade de ser utilizada em veículos de vários segmentos de todo o Grupo Volkswagen, a MEB gera grande economia de escala, reduz os custos da mobilidade elétrica e acelera a transição para uma mobilidade neutra em carbono. Graças ao seu “design para fabricação”, a MEB também é especificamente moldada para uma produção rápida e eficiente. Isso permite que a geração de grande economia de escala, que tornam os veículos elétricos menos dispendiosos e, consequentemente, mais acessíveis para um grande número de pessoas.

Por Marcus Lauria / Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

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