Meriti realiza o X Festival Literário Internacional da Diáspora Africana

Está acontecendo no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) no campus de São João de Meriti, o X Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (FLIDAM). Que teve início dia 16 com o tema central sobre cotas raciais conduzido por Nuno Coelho, agente de Pastoral Negros. 

O primeiro dia foi marcado por uma mesa abertura composta por pessoas de diversas religiões, além do reitor do IFRJ, Rafael Almada. E todos ressaltaram a importância da FLIDAM. 

A ComCausa esteve presente para falar sobre seu projeto, – Nossa Gente Negra – que tem por objetivo combater o racismo trazendo a tona pessoas negras que contribuíram para a luta por direitos de pessoas negras sobretudo na Baixada, esse ano a memória e história que trazem a tona é a de Marlí Coragem, moradora da Baixada Fluminense que teve seu irmão assassinado injustamente e lutou por justiça enfrentando militares na ditadura. 

Entre os homenageados do dia a Instituição ComCausa recebeu uma homenagem por sua luta na defesa e promoção de Direitos Humanos, uma das causas que foi ressaltado pelo professor Rodney, coordenador da FLIDAM, é a atuação da instituição no episódio da Chacina da Baixada. 

Adriano Dias fundador da ComCausa ressaltou a importância da FLIDAM nesses 10 anos e afirmou que – a ComCausa esta a dispoção na promoção dos direitos humanos e na luta antiracista-.

error: Conteúdo protegido !!