Paralisação do Sistema Guandu traz melhorias para os municípios da Baixada

Intervenções da Águas do Rio beneficiarão mais de 1 milhão de pessoas, que terão maior regularidade de fornecimento de água – Com a modernização de equipamentos, reparos em tubulações e substituições de registros, de válvulas, de ventosas, entre outras ações, mais de 1 milhão de moradores da Baixada Fluminense serão beneficiados e terão maior regularidade no fornecimento de água. Essas melhorias serão promovidas pela Águas do Rio durante a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, feita pela Cedae, ao longo desta sexta-feira (25/11). Entre elas estão intervenções na Nova Adutora da Baixada Fluminense (NABF), principal tronco de abastecimento da região.

Diretor executivo com atuação na Baixada, Felipe Esteves destacou a estratégia da concessionária: “Planejamos roteiros para que nossas equipes atuem simultaneamente na recuperação, manutenção e substituição de equipamentos, no reparo de tubulações deterioradas e na modernização do nosso sistema”, explicou o diretor.

Já o Gerente de Operações da região, Cleber Salvi lembrou que a iniciativa será importante na rotina de atuação da Águas do Rio.

“Essas intervenções facilitam a realização dos serviços diários da concessionária e o sistema irá operar com melhor desempenho. Mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas e o sistema de abastecimento ganhará mais segurança hídrica para operar”, pontuou.

Manutenções

Ao longo da paralisação da ETA Guandu, reparos e manutenções de pequeno, médio e grande portes estarão em curso, como em distintos trechos da Nova Adutora da Baixada. Em ponto localizado em São João de Meriti, um novo registro de grande diâmetro será instalado, impactando mais de 112 mil pessoas do município e da cidade vizinha de Belford Roxo. Essas ações irão setorizar as tubulações e permitir que obras futuras aconteçam pontualmente, sem afetar a rede completa. O mesmo será feito em um trecho da tubulação localizada em Duque de Caxias.

No bairro de Vila Rosali, também em Meriti, será realizada a substituição de seis registros e seis ventosas, além do reparo de tubulações deterioradas e modernização de equipamentos, contemplando mais de 825 mil pessoas. Em Santa Teresa, em Belford Roxo, a concessionária vai recuperar e instalar um registro para realização de descargas na rede, ou seja, limpezas preventivas e corretivas. Cerca de 191 mil pessoas serão beneficiadas com a operação.

Já em Nova Iguaçu, as melhorias atingirão mais de 200 mil moradores, através da manutenção na tubulação da Nova Adutora da Baixada Fluminense (NABF). Na cidade também serão realizados reparos em três ventosas, além da inspeção no Marapicu, principal reservatório do Sistema Guandu. Em Nilópolis, a concessionária fará a manutenção de registros operacionais e em Mesquita, a manutenção do sistema de bombeamento JK, beneficiará mais de 128 mil moradores.

Para que as equipes iniciem a instalação dos equipamentos, o fornecimento de água terá que ser interrompido em Duque de Caxias e São João de Meriti e reduzido em Belford Roxo, a partir das 22h de quinta-feira (24/11).

ETA GUANDU

Sob a gestão da Cedae, a ETA Guandu é responsável pela produção de água tratada para a capital e Região Metropolitana, incluindo os municípios sob responsabilidade da Águas do Rio. Após o restabelecimento da operação plena da estação de tratamento, o fornecimento de água será normalizado, de forma gradativa, em até 72 horas.

A Águas do Rio orienta clientes a reservarem, antecipadamente, água de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e informa que segue à disposição através do 0800 195 0 195, por meio de ligação gratuita e mensagens via WhatsApp.

error: Conteúdo protegido !!