Avaliação do Peugeot Partner Rapid 1.4 Business Pack 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O Peugeot Partner Rapid é o primeiro projeto da Marca alinhado à plataforma Stellantis. O furgão é produzido na fábrica de Betim (MG), e usa toda a tecnologia do grupo no desenvolvimento de comerciais leves. A Marca aposta ainda nos seus diferenciais de pós-venda e no atual potencial de crescimento no Brasil para alavancar as vendas do furgão.

Um nicho que tende a continuar com crescimento este ano é o de Veículos Utilitários Leves (VUL), estimulado pelo aumento do trabalho autônomo e pela movimentação de pequenas cargas nos centros urbanos. Segundo a Marca no acumulado de 2022 (de janeiro a abril) foi registrado alta de 17% em volume de vendas comparado ao mesmo período de 2021. Atualmente a Peugeot possui 7,4% de participação neste segmento.

A Partner Rapid como descrito anteriormente, compartilha base, mecânica e carroceria com o modelo da Fiat, além de ser feito na mesma fábrica. Assim, as diferenças entre os carros são, basicamente, o logo e detalhes no acabamento e equipamentos. Visto de frente é possível notar os faróis afilados que recebem o contorno dos para-choques, para-lamas e capô complementada por luzes de rodagem diurnas integradas aos faróis de neblina e o logotipo do leão posicionado no centro da grade frontal.

De lado surge a moldura de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas, típicas de estacionamentos, recebendo a inscrição Rapid, além dos repetidores de piscas integrados aos retrovisores, disponível como item de série do modelo.

As rodas são de 14 polegadas, com calotas integrais e identificação Peugeot. Na traseira, que dá acesso ao compartimento de carga, é possível encontrar, novamente, o logotipo da Marca e o monograma de identificação da Partner.

Por dentro o furgão é bem simples e com muito plástico por todo lado, mas é confortável e funcional. No painel, o motorista tem à disposição o cluster com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O volante ostenta o logotipo do leão e conta com regulagem de altura de série. Ou seja, o mínimo de conforto para transportar cargas rápidas pela cidade.

O lado interno carrega a tonalidade escurecida e possui uma série de porta-objetos para facilitar a organização do usuário, com diversos compartimentos, que somam 18,5 litros de volume. Entre eles, por exemplo, há um espaço pensado para comportar maquininha de cartão e garrafa de água, além do porta-luvas, que possui iluminação própria.

A Partner traz ainda uma boa lista de equipamentos de série, que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com sistema One touch, pré-disposição para rádio, protetor de cárter, alarme, chaves canivete com acionamento do alarme e muitos outros.

O compartimento de carga oferece um total de 3,3 metros cúbicos de volume aptos a comportar até 650 kg, amparados pelo protetor de cargas, iluminação, tapetes presentes no piso e abertura de até 180º das portas.

A Partner Rapid chega equipada com motor 1.4 8V Fire EVO Flex, que trabalha em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas e foi preparado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Esse conjunto deixou o furgão da marca muti econômico e ágil nas ruas da cidade. Reconhecido pelo excelente torque em baixas rotações, este propulsor desenvolve 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol. Com gasolina, são, respectivamente, 84 cv e 11,8 mkgf. Com Nota “A” no Inmetro e garante economia, rodando somente em circuito urbano fiz uma média de 8,0 km/l. De acordo com dados da Peugeot, com etanol o carro pode rodar, em média, 453 km com um tanque. Com gasolina, a autonomia sobe para 664 km.

Andando com ele vazio durante todo o teste pude sentir que o Partner Rapid anda bem e desenvolve sua potência gradativamente sem pestanejar. A embreagem leve facilita as trocas de marcha do câmbio, que garante trocas justas e macias. A 60 km/h, o motor trabalha abaixo das 2.000 rpm. Isso explica em parte os bons números de consumo de combustível. A suspensão é bem dura e deixa o furgão mais estável em curvas e seguro nas retas, o que facilita o transporte de cargas.

Para completar, o novo utilitário Peugeot também se destaca no quesito segurança, oferecendo de série controle estabilidade e tração, alerta de frenagem de emergência (que aciona automaticamente o pisca alerta além das luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras) e Hill Assist (excelente aliado para as saídas em rampas e vias íngremes, especialmente quando o veículo está carregado), além dos já mencionados faróis de neblina com DRL integrados. O modelo conta ainda com barra lateral e painel de porta reforçado com espuma específica, que contribuem para uma melhor absorção de impactos no caso de choque lateral. O novo Peugeot tem preço sugerido de R$ 101.390 na versão Business e R$ 106.090 para a versão Business Pack avaliada pelo site. Ou seja, é R$ 8.295 mais barato que o Fiorino.

*FICHA TÉCNICA:

Motor

            1.4L 8V Fire Evo Flex

Potência/Torque

            Potência: 84 cv (gasolina)/ 86 cv (etanol) / Torque: 116 Nm (gasolina)/ 120 Nm (etanol)

Transmissão

            Manual de 5 marchas

Suspensão

            Dianteira: McPherson com rodas independentes, barra estabilizadora e molas helicoidais. Traseira: Eixo rígido com molas parabólicas longitudinais

Consumo

            Ciclo urbano: 8,11 km/l (etanol)/ 11,74 km/l (gasolina) Ciclo estrada: 8,38 km/l (etanol)/ 12,42 km/l (gasolina)

Roda e Pneus

            Rodas de aço aro 14”. Pneus 175/70 R14 88T

Freios

            Dianteiro: Disco ventilado / Traseiro: Tambor

Peso

            1.102 kg

Dimensão

            Comprimento do veículo: 4.407 mm Largura do veículo: 1.885 mm Altura do veículo: 1.900 mm Distância entre-eixos: 2.716 mm

Capacidade

            Compartimento de carga: 3.300 L / Tanque: 55 L

*Dados do fabricante

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