Saiba como economizar combustível cuidando dos pneus

A prática de oferecer uma direção eficiente e segura a seus clientes sempre foram pilares do atendimento das lojas da rede DPaschoal. Reforçando essa premissa, a empresa, através de seus especialistas, preparou importantes dicas para que o motorista possa aumentar a vida útil dos pneus e, principalmente, economizar combustível.

A primeira das dicas envolve a calibragem correta dos pneus e de acordo com a indicação do manual do proprietário. Ao rodar com a pressão correta dos pneus, a superfície de contato com o solo passa a ser uniforme, contribuindo assim para um menor atrito e esforço, onde a relação de transmissão para o deslocamento do veículo passa a ser menor, colaborando com o consumo de combustível. 

Por isso, o motorista deve verificar regularmente a calibragem dos pneus e não rodar fora das especificações. Portanto, a fim de garantir o desgaste uniforme dos pneus e a economia de combustível, é importante fazer a calibragem dos pneus periodicamente (a cada 15 dias), preferencialmente no período da manhã e com os pneus frios, e conforme as especificações do fabricante. 

Estas especificações (pressão de calibragem e peso a ser transportado) podem ser encontradas na placa de identificação colada na parte interna da tampa do combustível, na coluna da porta do motorista, ou ainda nos manuais do proprietário.

Além das verificações periódicas da pressão em todos os pneus, é necessário que o bico, válvula e tampinha estejam em perfeitas condições. Portanto, se houver sinais de ressecamento ou trinca na borracha do bico, componente torto ou amassado, ou bico sem a tampinha de proteção, as válvulas devem ser substituídas.

“Outro ponto que influencia no maior desgaste de pneus, e no aumento do consumo de combustível, é o desalinhamento da direção. Quando o veículo não está devidamente alinhado, ocorre o desgaste irregular dos pneus ocasionando desconforto ao dirigir, promovendo o arraste (pneus ‘cantando em curvas’) e aumentando o consumo de combustível”, explica Emerson Salles, responsável pela Engenharia da DPaschoal.

Seguindo a mesma premissa do alinhamento, o balanceamento também é fundamental para a eficiência do conjunto de rodagem (rodas, pneus e bicos/válvulas). Rodas não balanceadas contribuem para uma distribuição incorreta das cargas nos rolamentos e no sistema de suspensão. “Toda vez que é feito um rodízio ou a aquisição de pneus novos, é recomendado a verificação do alinhamento e do balanceamento, e a correção do sistema, caso diagnosticado desvios em relação ao especificado. Vale pensar que o veículo está recebendo um novo item e que este deve estar ajustado à estrutura como um todo”, explica Emerson.

Por fim, a maneira de condução também é muito importante para a durabilidade dos pneus e para um consumo de combustível adequado e eficiente. Ao evitar obstáculos, buracos e freadas bruscas, apoiar os pneus nos meios-fios, o motorista preserva a estrutura do pneu, poupando o sistema de possíveis avarias. Por isso, é importante a prática da utilização da direção defensiva e de cuidados no dia a dia.

Por Marcus Lauria / Alfapress Comunicações

error: Conteúdo protegido !!