Treinamento de evacuação em Mesquita
Agentes da Defesa Civil de Mesquita iniciaram ontem a etapa prática do Plano de Evacuação das Unidades Escolares da cidade. Professores, profissionais de apoio e alunos são treinados e aprendem na prática como proceder corretamente em casos de acidentes como incêndios, alagamentos, desabamento ou até mesmo atentados terroristas.
A primeira unidade a participar do treinamento foi a Creche Curumim, que atende 55 crianças de 2 e 3 anos, em Jacutinga. Seis professores, 10 auxiliares e cerca de 50 alunos levaram apenas um minuto e 20 segundos para deixar a unidade.
Conselheiros Tutelares são homenageados na Alerj
O Dia Nacional do Conselheiro Tutelar foi comemorado com sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na manhã de ontem. Os profissionais que trabalham no Estado do Rio foram homenageados pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso.
A deputada Daniele Guerreiro (PMDB), vice-presidente da Comissão, fez uma saudação em especial para a Conselheira Irinea Maria, de Mesquita. “Sei como é difícil o trabalho dos conselheiros, que precisam ter muita paciência?, ética? e garra para lutar e defender os direitos das crianças e dos adolescentes?”, ressaltou Daniele Guerreiro.
Mutirão da Legalização em Caxias
A Prefeitura de Duque de Caxias resolveu unir dois programas de sucesso de arrecadação fiscal no “Mutirão de Legalização”, lançado ontem pela Secretaria Municipal de Fazenda. A iniciativa que se estenderá até o dia 19 de dezembro dará mais uma oportunidade aos caxienses com débitos com os tributos municipais nos programas Anistia Fiscal (Até 100% de descontos em juros e multas de IPTU e ISS) e o Mais Valia (contribuintes que tenham executado obras de construção, modificação ou acréscimo sem licença de construção em desacordo com a legislação urbanística municipal).
Os interessados devem procurar a Secretaria de Fazenda, de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h – na Praça Roberto Silveira, 31, bairro 25 de Agosto.
Justiça proíbe rodeio em Maricá
O juiz Bruno Monteiro Rulière, da 1ª Vara Cível de Maricá, concedeu liminar que impede a realização de qualquer atividade que envolva animais durante a Festa do Peão Boiadeiro, marcada para acontecer entre os dias 19 e 22 de novembro no município. A ação de iniciativa popular alega que o rodeio expõe os animais à crueldade.
Caso descumpram a decisão, os réus, Município de Maricá, Secretaria Adjunta de Animais de Maricá, Cia de Rodeio Marco Timóteo e Roberto Gaviões Produções, estarão sujeitos ao pagamento de uma multa no valor de R$500 mil por cada ato de descumprimento, sem prejuízo das sanções criminais.