Avaliação do Fiat Cronos 1.3 Drive (Aut) 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O Fiat Cronos só vem evoluindo desde o seu lançamento, além de ter o maior porta-malas do segmento, é o sedan mais vendido da América do Sul com mais de 220 mil unidades. Desses, cerca de 110 mil foram comercializados no Brasil. A linha 2023 chega cheia de novidades, entre elas novo motor, novo câmbio automático e traz mudanças no design por dentro e por fora.

Avaliei a versão 1.3 Drive com o novo câmbio CVT por uma semana e contar para vocês como foi a minha experiência nesse período. O sedan passa a ter cinco opções para os clientes de todos os perfis, atuando em partes importantes do mercado de B-sedans: Cronos 1.0, Cronos Drive 1.0, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático.

Reconhecido pelo seu visual inspirado no design italiano, o Fiat Cronos também está renovado na linha 2023 nesse quesito. Ele agora vem com mudanças na grade frontal que apresenta nova colmeia interna e dois frisos horizontais cromados, além de novas opções de rodas e calotas para todas as versões. No caso da versão avaliada o conjunto é composto por rodas de liga leve prateadas de 10 raios calçadas com pneus 195/50 R15.

Por dentro, o sedan surge com nova opção de interior que está na média da categoria com bancos de tecido com ranhuras no centro e um perfil bem simples, além de revestimentos em plástico rígido nas portas e painel. O volante também passou por atualizações em todas as versões e agora segue a linha adotada em outros modelos da marca. O uso de peças com diferentes texturas espalhado pelo interior e o bom padrão de montagem disfarçam a simplicidade.

Para dirigir o Cronos não existe problema, a ergonomia é um ponto alto do sedan da Fiat. Porém algumas falhas são notadas, como o volante que apesar de boa empunhadura falha ao oferecer somente regulagem de altura, faltando a de distância, deixando alguns motoristas sem poder achar a posição ideal para dirigir. Por outro lado, há boa quantidade de porta-objetos a bordo.

Ainda por dentro os bancos, tanto os dianteiros quanto o traseiro, oferecem um bom apoio a coluna, mas têm assentos muito curtos. O do motorista é ajustável em altura. Sentado de frente para o volante é possível verificar todos os comandos que são de fácil acesso e uma vasta oferta de instrumentos. O quadro principal traz termômetro do fluido de arrefecimento, enquanto a tela central de 3,5 polegadas adiciona voltímetro, termômetro do óleo e monitor de pressão dos pneus.

Com bom espaço interno, mesmo com a distância entre-eixos do hatch Argo, o sedan oferece espaço suficiente para dois adultos, porém estreito para acomodar três ocupantes confortavelmente. Destaque para o porta-malas de 525 litros, o maior da categoria.

A central multimídia do Fiat Cronos automático é a Uconnect, com tela de sete polegadas, Bluetooth, sistema de reconhecimento de voz e compatibilidade com as plataformas Android Auto e Apple Car Play, além de duas entradas USB: uma para os ocupantes da frente e outra para os de trás. O equipamento tem uso intuitivo e botão físico de volume.

O Fiat Cronos Drive 1.3 AT traz itens de série como Ar-condicionado manual, direção elétrica, central multimídia com tela de sete polegadas e entradas USB para bancos traseiros, volante multifuncional, sensores de ré, travas e vidros elétricos, alarme, controles de estabilidade e de tração, controlador de velocidade, assistente de partida em rampas e airbags frontais.

Já os opcionais são: pintura metálica ou perolizada (R$ 1.850); Kit Plus, composto por retrovisores externos elétricos com função tilt down e indicador de direção, sensor de temperatura externa, câmera de ré e rodas de liga leve de 15 polegadas (R$ 2.780). O preço sugerido: Brasil (exceto São Paulo, Paraíba e Zona Franca de Manaus) é de R$ 88.790. E é atualmente o carro automático mais acessível do segmento.

O conjunto mecânico já é conhecido da caminhonete Strada. O Fiat Cronos Drive tem sob o capô o motor 1.3 da família FireFly, capaz de desenvolver 98cv de potência e 13,2kgfm de torque com gasolina, além de 107cv e de 13,7kgfm com etanol. Em conjunto está a maior novidade do modelo, o câmbio CVT, que tem sete marchas simuladas com opção de trocas sequenciais por meio de toques na alavanca, pois não há paddle-shifters (borboletas) no volante.

A transmissão CVT oferece três modos de condução: automático, manual e sport. Assim, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O retorno do motor fica mais ágil ao simples toque no acelerador e as marchas são alongadas. Além disso, as trocas são feitas em rotações mais altas, característica típica de uma direção mais esportiva. Ele não gera o efeito do freio-motor, ao contrário de outras caixas automáticas atuais.

Com um bom comportamento dinâmico, o sedan da Fiat tem um bom acerto de suspensão. Ele oferece boa equacionando estabilidade em curvas, sem rolagem excessiva da carroceria, com um rodar confortável, sem transferência de solavancos para o habitáculo. Enquanto que a direção elétrica tem bom efeito regressivo e também contribui positivamente para o comportamento dinâmico. Já o sistema de freios, que traz discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, demonstra dimensionamento correto e entrega muita segurança.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.3

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            107     98

Torque (kgf.m)         13,7    13,2

Velocidade Máxima (km/h)           183     178

Tempo 0-100 (s)      11,5   

Câmbio          CVT com modo manual

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.508

Largura (mm)           1.726

Comprimento (mm)             4.364

Tanque (L)    48

Entre-eixos (mm)     2.521

Porta-Malas (L)        525

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

error: Conteúdo protegido !!