Nissan Sentra entre os médios mais vendidos

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Fotos: Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

O mercado automotivo se comporta de maneira distinta, dependendo da faixa de preço e segmento. Entre os carros de entrada, as versões mais procuradas normalmente são as mais baratas. Já em modelos mais caros – como os sedãs médios, por exemplo –, o maior mix normalmente fica com as configurações de topo, que entregam mais conforto, segurança e tecnologia, características levadas em conta pelo público desta categoria. Daí a iniciativa da Nissan de incrementar a linha 2016 do Sentra com a configuração Unique. A versão “top” agrega mudanças estéticas e de equipamento ao modelo para entregar certa exclusividade e relação custo/benefício mais atraente. E, de quebra, ajuda a manter o sedã da Nissan na terceira colocação na categoria, com 1.084 emplacamentos mensais, abaixo dos conterrâneos Toyota Corolla e Honda Civic, e logo acima do Chevrolet Cruze, que tem média de 1.015 vendas por mês. E 25% do total de comercializações do Sentra já são da nova variante de topo de linha.
O Sentra Unique existiu em 2012, como série especial, ainda na geração anterior do sedã. Para incorporar mais requinte à antiga versão de topo, a SL, o acabamento interior e os bancos de couro são em tom bege claro. O nome “Unique” aparece nas soleiras das portas, iluminado, e frisos laterais na base das portas, na mesma cor da carroceria, também são inseridos, Além disso, os tapetes e rodas esportivas têm design exclusivo, há alarme volumétrico e o teto solar, opcional na configuração de base, passa a ser de série. O logotipo “Unique” ainda aparece atrás, em letras cromadas, na tampa do porta-malas. O preço total é de R$ 88.490, ou seja, são R$ 3.500 a mais que os R$ 84.990 exigidos pelo Sentra SL.
Esses itens se juntam aos “mimos” já presentes na configuração SL: chave presencial, computador de bordo, volante multifuncional em couro, direção elétrica, faróis de neblina, trio elétrico, ar-condicionado automático e digital de duas zonas, controle de cruzeiro, controle de tração e estabilidade, seis airbags, sensor crepuscular, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, central multimídia com tela de 5,8 polegadas com CD, MP3, Bluetooth, USB, GPS e câmara de ré.
O motor  é o mesmo presente em todas as configurações do sedã médio: 2.0 litros de 140 cv a 5.100 rpm e 20 kgfm a 4.800 giros. Na Unique, ele trabalha sempre junto a um câmbio CVT. Segundo a marca nipônica, o conjunto leva o sedã de zero a 100 km/h em 10,2 segundos. Já a velocidade máxima é de 186 km/h.
A sétima geração do Sentra chegou em outubro de 2013 ao Brasil, pouco depois de ter sido apresentada no mercado norte-americano. Neste ano, com a linha 2016, o modelo ganhou os sistemas de controle de estabilidade e tração, de série a partir da versão SV, e a central multimídia Nissan Connect, apenas disponível para as variantes SL e Unique. Trata-se do sistema de entretenimento e som já utilizado nos compactos March e Versa, fabricados no Brasil. Ele se comunica com smartphones para acessar redes sociais, como o Facebook, e promove uma interação inclusive com o GPS do veículo, achando facilmente o itinerário para chegar a algum evento confirmado no aplicativo, por exemplo. Um jeito de modernizar o carro, que tem um visual um tanto sóbrio, e torná-lo atraente a quem valoriza a conectividade.

 

por Márcio Maio
Auto Press

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