Salão de Milão: apostas em duas rodas para 2016

BMW G 310 R (K03)As fabricantes de motocicletas podem até reservar novidades para os motoshows que acontecem ao redor do globo. Todos os anos, porém, as “cerejas dos bolos” sempre são guardadas para o Salão de Milão, ou EICMA – Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori, ou Exposição Internacional de Motonetas, Motocicletas e Acessórios –, considerado o mais importante do mundo para o setor. Neste ano, várias categorias ganharam destaque e muitas marcas iniciaram suas investidas em novos segmentos no evento italiano. A BMW e a Ducati, por exemplo, mostraram novos modelos de baixa cilindrada, a BMW G 310R e a Ducati Sixty2 de 400 cc, enquanto a Honda surpreendeu com o City Adventure Concept, um conceito futurista de scooter off-road. A marca japonesa também estreou a versão de produção da CRF 1000L Africa Twin, linhagem inaugurada no Salão de Paris de 1988 e que será vendida no Brasil em 2016.
Suas conterrâneas, as japonesas Yamaha, Kawasaki e Suzuki, desviaram grande parte das atenções de seus estandes para as esportivas MT-10, ZZR 1400 e GSX-R1000. A primeira foi lançada para completar a linha MT, a ZZR foi modificada para atender a novos padrões de emissão de poluentes enquanto a superesportiva da Suzuki teve sua nova geração antecipada e ficou mais leve, ágil e potente. Por falar em emissão de poluentes, a BMW também expôs um conceito que pode se transformar em sua segunda moto elétrica. A eRR é baseada na esportiva S1000 RR e, além de ter um motor alimentado por bateria, ganhou chassi de alumínio e carenagem em fibra de carbono em busca de eficiência.
Comemorações de aniversários também viraram motivo de lançamentos. A Yamaha exibiu a XSR 900, uma retrô que celebra as seis décadas de existência da divisão de motocicleta da antiga fábrica de instrumentos musicais. Já a inglesa Triumph, que recentemente renovou sua linha retrô Benneville, reestilizou a Speed Triple para marcar os 15 anos do modelo.

BMW G 310R – A marca alemã aproveitou o EICMA para mostrar a versão definitiva de sua primeira moto abaixo de 500 cc desde 1969, quando a R50US saiu de linha. A G 310R é a versão de produção do conceito Stunt G 310, mostrado no Salão Duas Rodas de São Paulo, realizado no mês passado, e tem um motor monocilíndrico de 313 cm³, com arrefecimento líquido e comando duplo no cabeçote. O propulsor entrega 34,4 cv a 9.100 rpm e o chassi tubular é feito em aço. A suspensão tem garfo telescópico invertido na dianteira e balança monoamortecida na traseira. Freios são a disco e o sistema ABS é de série. A marca alemã venderá a street de 300 cc no Brasil a partir do segundo semestre de 2016.
por Márcio Maio
Auto Press

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