Sítio Roberto Burle Marx recebe mulheres mesquitenses

A programação do Espaço da Mulher Mesquitense foi diferente na última quarta-feira, dia 14 de dezembro. Isso porque as alunas do equipamento participaram de um passeio ao Sítio Roberto Burle Marx, caracterizado pela diversidade das espécies de plantas tropicais. Pela manhã, 36 mulheres da cidade embarcaram em um ônibus, animadas e cheias de disposição.

No local, elas tiveram uma visita guiada, recheada de informações históricas e biográficas do artista que dá nome ao sítio. Com uma área de mais de 400 mil metros quadrados, o lugar reúne uma coleção que ultrapassa a marca de 3,5 mil espécies de plantas de diversas famílias, como Araceae, Arecaceae, Bromeliaceae, Cycadaceae, entre outras.

Pelo menos uma vez por mês queremos proporcionar momentos como esse para nossas alunas. Muitas delas não conseguem visitar esses lugares. Por isso, queremos dar essa oportunidade a elas. Para nós, pode não ser muito, mas é algo bem especial para elas”, detalha Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita e gestora do Espaço da Mulher Mesquitense.

Hoje reconhecido como patrimônio cultural brasileiro, o sítio foi residência de Burle Marx por quase 20 anos. Ele morou lá de 1973 até 1994, ano de sua morte. O local, na Barra de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, é uma unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia vinculada ao Ministério da Cidadania.

Entre os diversos cliques pelos jardins, estavam os de Norma Sueli, de 55 anos. De acordo com ela, esse foi o primeiro de muitos passeios que pretende fazer com as amigas do Espaço da Mulher Mesquitense. “Com certeza, estarei presente nos próximos. Achei esse maravilhoso, porque gosto bastante da natureza. Até cheguei a abraçar uma árvore e andar descalça na grama”, disse, empolgada. Para mais, ela conta que teve a vida transformada pelo Espaço da Mulher Mesquitense: “Cheguei lá com 17 quilos a mais e depressiva. Foi, então, que me encontrei. Realizei os cursos de Design de Sobrancelhas, Depilação e, agora, terminei o de Barbeira. Ano que vem, pretendo fazer o de Cabeleireira”.

Além dela, a mesquitense Mariza Medeiros, de 64 anos, não economizou poses para as fotos. “Participo de várias atividades no município. Sou usuária do Centro de Longevidade e não perco uma. Eles me chamam e eu vou. Sempre estou andando pelos lugares de Mesquita”, explica.

Espaço da Mulher Mesquitense

Localizado na Vila Emil, o equipamento oferece oportunidades às mulheres do município. Entre elas, está a chance de desenvolver uma carreira profissional por meio dos cursos gratuitos ofertados. Somado a isso, lá também há oficinas, rodas de conversa e palestras que visam o vínculo e o empoderamento feminino. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

error: Conteúdo protegido !!