Bola Cheia
Ontem (19), o ônibus do Projeto ‘Prefeitura Perto de Você’ estacionou mais uma vez na Vila Emil, na esquina das ruas Ambrósio e Zeferino, em frente ao Estádio Nielsen Louzada, o Louzadão, em Mesquita. Entre 9h e 17h, mais de 100 pessoas foram atendidas nos estandes montados no local. Moradores puderam conversar com o prefeito Gelsinho Guerreiro e solicitar melhorias.
Bola Murcha
Um leitor da coluna soltou os bichos em cima do motorista da linha Faculdade, da empresa Nossa Senhora da Glória. “Na noite de quarta-feira (18), mais ou menos 20h25, ele desviou sua rota e não passou em frente à estação de Morro Agudo. Tive que saltar longe da passarela que atravesso todos os dias”, reclamou o aposentado Pedro Enio, de 68 anos, que embarcou em frente à Unig.
Alerj debate mulheres no esporte e na política
A Comissão Especial para o Empoderamento da Mulher no Esporte e na Política da Alerj realizará sua primeira audiência pública na segunda-feira, dia 23, às 14h, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes. Entre as palestrantes estarão a coordenadora de Articulação e Mobilização de Mesquita e ex-árbitra de futebol, Elizete Barroso de Castro, a ex-jogadora de vôlei de praia, Adriana Behar, gerente de planejamento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a senadora Ana Amélia e a deputada federal Soraya Santos.
Para a deputada Daniele Guerreiro (PMDB) o evento será de extrema importância para conhecermos o perfil das mulheres atuantes no esporte e na política no Rio de Janeiro. “No ano que vem teremos eleições municipais e os Jogos Olímpicos e temos que promover debates e apoiar iniciativas que valorizem e promovam a participação feminina no esporte, lazer e no governo”, comemora.
O Palácio Tiradentes fica na Rua Primeiro de Março, s/nº, Praça XV, Centro. O Acesso para cadeirantes será pela Rua Dom Manuel, S/Nº. A entrada é franca.
Feriadão em Meriti
A Prefeitura Municipal de São João de Meriti comunica que não haverá expediente nas repartições públicas e nas escolas municipais nesta sexta-feira (20), devido ao feriado do ‘Dia da Consciência Negra’. Os serviços essenciais como a Defesa Civil e as unidades de saúde 24h (PAM de Éden e de Meriti) funcionarão normalmente durante todo o feriado. Atividades diversas alusivas à data aconteceram nos últimos dias na Cidade Perfume da Baixada Fluminense.
Decisão do Iguaçuano
O presidente da Liga de Desportos de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Pina, confirmou ontem que a final do Campeonato Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão deste ano entre Tradição e Raça, de Vila de Cava, será mesmo no Estádio Severino Pereira, do Cabuçu FC, às 9h30. A decisão iguaçuana vai acontecer na preliminar de um confronto diferente: Seleção Mista de Nova Iguaçu x Seleção de Artistas. Neste feriadão, Pina informará mais detalhes da programação.
Secretário ativo
Em seu perfil no Facebook, o secretário de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu, Adriano Santos continua trabalhando a todo vapor. Ontem, de primeira, ele postou o panfleto promocional da finalíssima Iguaçuana, com destaque para o jogo dos artistas contra uma seleção da cidade que terá Odair, ex-Inter-RS, Alex, ex-Fla e Esperança, de Andrade Araújo, Marquinhos, ex-Vasco, e Vagner Eugênio, zagueiro do América e autor do gol na conquista da Segunda Divisão do Rio pelo time rubro neste 2015.
Conselho de Ética adia parecer contra Cunha
O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), transferiu para a próxima terça-feira (24) a leitura do relatório preliminar apresentado pelo deputado Fausto Pinato (PRB-SP) que recomenda a continuidade do processo contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
Mais cedo, o conselho havia anunciado a suspensão da reunião de ontem (19) quando seria feita a leitura. Em reunião informal do conselho, o advogado de Cunha, Marcelo Nobre, afirmou que não teve oportunidade de defesa antes da apresentação do relatório prévio de Fausto Pinato. O deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que Cunha não tem mais condições de presidir o Parlamento. “A Presidência não pode ser confundida com os interesses pessoais do presidente”.
Pezão com medo
da crise
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou que não há chance de a parcela mensal da dívida com a União ser atrasada neste momento, mas que esta hipótese não pode ser descartada no futuro. “Se a atividade econômica não melhorar, será uma das questões que vai bater na nossa porta”, disse em visita a Porto Alegre. Devido à queda de arrecadação, o governo carioca adiou para 30 de novembro o pagamento de despesas a órgãos estaduais que regularmente é feito todo dia 17.
Pezão com medo
da crise (2)
Pezão admitiu que o quadro financeiro pode se agravar. “Se nós não discutirmos, sentarmos, não vou fugir do atraso também do pagamento da dívida”, falou, acrescentando que, este ano, o Rio vai desembolsar cerca de R$ 8,5 bilhões para cumprir o contrato com a União. Pezão conversou com jornalistas após se reunir com o governador gaúcho, José Ivo Sartori (PMDB), que vem atrasando o serviço da dívida há meses e que já parcelou o salário de julho e de agosto dos servidores estaduais por causa da falta de dinheiro em caixa.
Pezão com medo
da crise (3)
Segundo Pezão, a situação do Rio de Janeiro não é muito diferente da enfrentada pelo Rio Grande do Sul e por outros Estados brasileiros. “Todos têm, em menor ou maior escala, os mesmos problemas. Todos os governadores estão com dificuldades porque vivem de repasses, do recolhimento de tributos, da atividade econômica”, avaliou. O governador do Rio explicou que está “lutando” para preservar a folha dos servidores. “Não atrasei nenhum dia o pagamento do funcionalismo. Quero muito pagar novembro e dezembro em dia, e já paguei a primeira parcela do 13º”, informou.