A Bajaj Dominar 200 desembarca no mercado brasileiro cercada de boas expectativas. Com dotes de “street premium”, ela vai exibir uma excelente relação custo/benefício, isto é, posicionada bem abaixo das concorrentes diretas com 200 ou 250 cm3. Custando pouco acima das versões de “entrada” das marcas líderes de vendas (160 ou 150 cm3), a Dominar 200 é concebida sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente em seu trabalho ou como principal meio de deslocamento, mas é dotada de atributos de modelos superiores. O preço definido para a Bajaj Dominar 200 foi de R$ 19.637.
“Temos ótimas expectativas para a Dominar 200. Ela encontrou um posicionamento de preços muito adequado para logo se tornar uma referência no segmento”, antecipa o Country Manager da Bajaj Brasil, Waldyr Ferreira.
O modelo repete praticamente a mesma receita do modelo de maior capacidade cúbica: possui motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 199,5 cm3 de cilindrada, 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), mas se difere da 400 por vir com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção Bosch e ignição com três velas. O motor da Dominar 200 produz 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,889 kgf.m Nm de torque máximo a 8.000 rpm.
A motocicleta vem equipada com tanque de 12 litros e câmbio de 6 marchas. Como a 400, ela usa o garfo invertido na suspensão dianteira, de 33 mm. E também abusa da tecnologia com a traseira monoamortecida, igualmente com reservatório de gás destacado do amortecedor.
Essa receita faz toda a diferença no uso urbano e rodoviário: ela é confortável e ágil para ser conduzida na cidade, com as constantes mudanças de direção, desvios repentinos e solavancos gerados pelo tráfego urbano; bem como é segura para ser conduzida na estrada, onde o sistema monochoque garante melhor performance nas curvas de raio longo.
Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira (pneu 100/80-17) e 230 mm na traseira (130/70-17). O farol dianteiro triangular garante visual das naked´s mais invocadas do mercado mundial e dão uma aparência de modelo premium à Dominar 200. O modelo possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.
Especificações Técnicas
Dominar 200
Motor
Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido, três velas, FI
Cilindrada 199,5 cm3
Potência máxima 24,5 cv @ 9.750 rpm
Torque máximo 1,889 kgf.m @ 8.000 rpm
Câmbio 6 velocidades
Quadro & Suspensão
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 33 mm
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freios
Dianteiro ABS, disco 300 mm
Traseiro Disco 230 mm
Pneus
Dianteiro 100/80-17 52P s/ câmera
Traseiro 130/70-17 62P s/ câmera
Tanque
Capacidade em litros 12
Elétrica
Sistema 12V CC
Farol dianteiro 12V 55/60W
Velocímetro Analógico
Indicador de marcha Sim
Hodômetros Parcial e totalizador
Dimensões
Comprimento (mm) 2015
Largura (mm) 803,5
Altura (mm) 1075
Distância livre do solo (mm) 167
Distância entre eixos (mm) 1363
Peso em ordem de marcha (kg) 157
Por Marcus Lauria / bajajauto.co.in