Modelo mais acessível da Bajaj no Brasil, a Dominar 160 deverá ser direcionada aqueles que buscam uma alternativa ao transporte público no seu dia a dia como esses profissionais que crescem constantemente no país, como entregadores e profissionais de frete. Especializada em modelos de condução urbana desde que foi fundada, a Bajaj leva esse nicho de entrada bem a sério: tanto que disponibiliza recursos absolutamente incomuns ao segmento de entrada em sua versão.
A Dominar 160 adota um motor refrigerado a óleo, monocilíndrico, com 160,3 cm3. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica, mas o sistema de ignição adota duas velas. Rende 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 5 marchas. Leve, ela é facilmente conduzida no trânsito do dia a dia, permitindo rápidas mudanças de direção com conforto e segurança. Com garfo invertido na suspensão dianteira, de 31 mm, ela também repete a fórmula das irmãs maiores na suspensão traseira. “A suspensão traseira monoamortecida será um dos maiores destaques da Dominar 160 frente à concorrência. Não há nenhuma outra rival que disponha desse recurso”, destaca Ferreira.
Os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17). O farol dianteiro triangular, como a 200, remete a modelos de maior cilindrada e distingue esteticamente o modelo frente às rivais de mercado. A Dominar 160 possui as seguintes opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue.
Fixada no preço de R$ 18.680, ela prima pelo custo/benefício, principalmente por dispor de recursos técnicos ausentes nas rivais. A Bajaj tem grandes expectativas de multiplicar rapidamente os volumes de vendas desse modelo.
Especificações Técnicas
Dominar 160
Motor
Tipo Monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a óleo, duas velas, FI
Cilindrada 160,3 cm3
Potência máxima 17 cv @ 9.000 rpm
Torque máximo 1,488 kgf.m @ 7.250 rpm
Câmbio 5 velocidades
Quadro & Suspensão
Quadro Perimetral
Suspensão Dianteira Telescópica, garfo invertido (USD), 31 mm
Suspensão Traseira Monochoque c/ Nitrox
Freios
Dianteiro ABS, disco 260 mm
Traseiro Disco 230 mm
Pneus
Dianteiro 90/90-17 49P s/ câmera
Traseiro 120/80-17 61P s/ tubo
Tanque
Capacidade em litros 12
Elétrica
Sistema 12V DC
Farol dianteiro Hi Beam 12V 35W
Velocímetro Analógico
Indicador de marcha Sim
Hodômetros Parcial e totalizador
Dimensões
Comprimento (mm) 2017
Largura (mm) 803,5
Altura (mm) 1060
Distância livre do solo (mm) 170
Distância entre eixos (mm) 1372
Peso em ordem de marcha (kg) 151
Por Marcus Lauria / bajajauto.co.in