Avaliação da Nissan Frontier 2.3 TD CD Attack 4×4 (Aut) 2023

Por Marcus Lauria (Texto e fotos)

Com design renovado, novos equipamentos de segurança e conforto e três novas versões a nova Nissan Frontier 2023 chega fabricada em Córdoba, Argentina com preços que partem de R$214.990. Com a novidade fervendo no mercado de picapes tive a oportunidade de avaliar por uma semana a versão mais procurada e vendida Attack.

Totalmente renovada a nova Frontier ficou com um design mais robusto e bonito. Vista de frente a picape apresenta faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C e nova grade. Para a versão topo de linha PRO-4X, detalhes como novos para-lamas e a logo da Nissan em vermelho reforçam sua diferenciação das outras versões.

Olhando a traseira é possível notar que as lanternas mudaram, o para-choques tem novo formato, com degrau que dá acesso à caçamba, agora mais alta 25 mm e 50 mm maior nas laterais. A caçamba agora leva até 1.054 litros de carga e 1.043 kg. Em seu interior, ganchos posicionados perto do assoalho, tomada 12V, tampa de abertura com dois amortecedores, trazem maior praticidade. O entre-eixos de 3,150 m da Nissan Frontier assegura espaço para as pernas de quem viaja atrás e é superior ao das oponentes. Entretanto, fica atrás ao da Ford Ranger (3,220 m).

Por dentro muitas novidades e melhorias. Destaque para o painel de instrumentos que tem uma tela de 7 polegadas. A central multimídia de 8 polegadas, com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. A picape oferece ainda teto solar e ar condicionado digital dual zone, com saídas de ar para a parte traseira. O desenho do volante é inspirado na dupla Kicks/Versa. Mesmo assim, os bancos “Gravidade Zero” são um ponto forte por acomodarem muito bem o corpo e não cansarem depois de longos períodos ao volante. 

Para deixar o motorista e os passageiros mais tranquilos a segurança foi reforçada, com o alerta avançado de colisão frontal (PFCW), que monitora veículos à frente para reduzir riscos de acidentes. Ele atua em conjunto com o assistente inteligente de frenagem (FEB), freia a picape caso o motorista não atue.

A nova Frontier também é equipada com alerta inteligente de mudança de faixa (LDW), que emite um alerta sonoro e visual caso o carro se aproxime da faixa lateral sem acionar a seta. O assistente de prevenção de mudança de faixa (LDP) age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista.

Sob o capô está o motor 2.3 16V biturbo a diesel, que desenvolve 190 cv de potência e 45,9 kgf.m de torque. Força suficiente para empurrar a picape sem pestanejar. As acelerações são lineares, sem trancos e as ultrapassagens são feitas com muita tranquilidade. Segundo o fabricante, a unidade a diesel está em conformidade com o Proconve L7 e traz o Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32. No asfalto, a picape da Nissan agrada pelas respostas nos baixos giros, assim como pelo trabalho da caixa automática sequencial de sete marchas tanto nas mudanças quanto nas reduções – as trocas sequenciais são feitas pela alavanca de câmbio.

Indo a 100 km/h, o conta-giros repousa em torno das 1.500 rpm elevando o conforto acústico dos passageiros, enquanto a direção hidráulica é ligeiramente pesada em baixas velocidade e um pouco anestesiada ao trafegar mais apressadamente. De batente a batente são necessárias 3,4 voltas na direção e o raio de giro de 6,4 m ajuda nas manobras.

Pelo seletor de condução é possível escolher entre os programas Standart, Sport, Off-Road e Tow, que mudam determinados parâmetros para o uso na cidade/estrada, no fora-de-estrada ou nos momentos de puxar um reboque.

No fora de estrada a picape não deixa de cumprir seu papel. Afinal, aparecem ângulo de ataque de 31,6º, de saída (25,7º) e uma altura livre do solo de 25,7 cm. O seletor de tração oferta os modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low – na versão PRO-4X há o bloqueio do diferencial traseiro.

Na linha 2023, a suspensão da Nissan Frontier foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Isso pode ser comprovado durante o teste, onde as famosas quicadas são bem mais suaves que em outras picapes, além de melhorar a estabilidade em curvas. Tudo isso sem renunciar às capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.

Outro destaque é a caçamba. A picape da Nissan apresenta boa combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. O contato com o solo é mérito dos pneus 255/65 R17 All-Terrain (255/60R18 All Season na configuração Platinum) e as frenagens são eficientes por conta dos freios a disco nas quatro rodas.

E a capacidade chega a 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba. Nissan Frontier Attack AT 4×4: R$ 266.390.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.3

Combustível             Diesel

Potência (cv)            190

Torque (kgf.m)         45,9

Consumo cidade (km/l)      8,9

Consumo estrada (km/l)    10,1

Câmbio          automática com modo manual de 7 marchas

Tração           4×4

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.855

Largura (mm)           1.850

Comprimento (mm)             5.264

Peso (Kg)      2.075

Tanque (L)    80

Entre-eixos (mm)     3.150

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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