Festival das Artes promete agitar o público no aniversário de Nova Iguaçu

Vai começar o maior festival artístico de Nova Iguaçu. Nesta sexta-feira (13), a Prefeitura dá o pontapé inicial para o Festival das Artes com uma série de eventos que vai reunir apresentações teatrais, mostras de artes visuais, circuito de Folia de Reis, circuito de Esquetes e muita música pelos próximos seis meses. A programação de janeiro faz parte das comemorações pelo aniversário de fundação da cidade-mãe da Baixada Fluminense, que completa 190 anos no domingo (15). O Festival de Artes é promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM).

A abertura do festival acontece às 19h e irá receber convidados no Teatro Sylvio Monteiro, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu, para a apresentação da peça teatral “Morre uma Estrela”. O espetáculo é escrito e montado pelo grupo iguaçuano Cia de Teatro Uz Outrus e ilustra uma trama que se passa em Hollywood, na década de 1950. Unindo a comédia e o suspense policial, a peça conta o caso da morte misteriosa de uma estrela de cinema e as testemunhas do crime sendo interrogadas por um policial um pouco distraído. O complexo cultural fica na Rua Getúlio Vargas, nº 57.

O primeiro evento aberto ao público acontecerá a partir das 9h de sábado (14), com o Circuito de Folia de Reis. Quem for à Praça Rui Barbosa, localizada no início do Calçadão, no Centro, poderá assistir às apresentações das jornadas Boas Novas de Belém, Nova Jerusalém, Estrela Luminosa, Sempre Viva do Oriente, Estrela do Oriente e Família Sagrada de Nazaré. As apresentações têm a participação do mestre, contramestre, bandeireiro, palhaços e foliões.

As Folias de Reis são manifestações culturais de origem cristã europeia, mas que no Brasil ganharam vários elementos da diversidade religiosa. Em Nova Iguaçu, esta tradição se potencializou após o desmembramento das grandes fazendas de laranjais que serviram de loteamentos no século passado, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, e cresceu com a chegada de mineiros e nordestinos que vieram ocupar a Baixada Fluminense.

Música para todos os gostos

A comemoração pelos 190 anos de Nova Iguaçu terá ainda mais duas programações inseridas no Festival das Artes. A primeira delas é a Virada Cultural, que acontece no sábado (14), na Praça da Via Light, na Rua Arcelino Pereira Neves, próximo ao antigo Polo Gastronômico, a partir das 11h30.

Quem abre o evento é o Afoxé Maxambomba, grupo histórico de defesa da cultura afro-brasileira na cidade e em todo o estado do Rio de Janeiro. A partir das 13h o público vai sambar muito ao som do Batuque 18, Nosso Grupo, Siriguela, Qualquer Maneira, Tom Carioca e André Jamaica.

Depois de um pequeno intervalo para a realização da tradicional corrida e caminhada pelo aniversário da cidade, a música volta a partir das 20h45 com o melhor do pagode e as apresentações do Grupo 100% e do Swing & Simpatia. O iguaçuano Cremilson “Bico Doce”, intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira, faz o show de encerramento a partir das 22h30.

A outra programação inserida no Festival das Artes é o Música na Natureza, projeto que reúne boa música em um ambiente cercado pela natureza. A primeira edição será realizada no domingo (15), na Praça Santos Dumont, no Centro, a partir das 10h30. Os artistas iguaçuanos Renan Oliveira, Laisa Viana, Johnson Almeida e Luís Brito vão levar ao público o melhor da MPB e do rock nacional. Já os grupos Só Damas (composto somente por mulheres) e Expressão encerram o evento com muito samba.

error: Conteúdo protegido !!