Usuários de CRAS visitam Fundação Casa de Rui Barbosa

Um grupo de 16 crianças atendidas pelos CRAS Banco de Areia e Rocha Sobrinho ganharam uma verdadeira aula de História na manhã da última quinta-feira, dia 19 de janeiro. A Subsecretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita, com o apoio do campus de São João de Meriti da Universidade Estácio de Sá, promoveu um passeio para o grupo à Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Considerado o primeiro museu-casa público do Brasil, o espaço está instalado no imóvel em que o político, jurista e escritor brasileiro Ruy Barbosa viveu com sua família entre 1895 e 1923.

Eu gostei bastante de aprender sobre o Ruy Barbosa e também de ver os quadros, as paredes e o teto, que é pintado com cores diferentes. Lá em casa também é assim. Os jardins são lindos e bem grandes. Perto de onde moro, não vejo jardins assim”, deslumbra-se Rafael Gil, de 13 anos, morador do Banco de Areia e um dos participantes do passeio.

O grupo saiu de Mesquita por volta das 7h, em ônibus da própria Subsecretaria Municipal de Assistência Social. De lá, eles foram para o campus da Estácio de Sá de São João de Meriti, onde crianças da Vila Ruth, em Vilar dos Teles, se juntaram ao grupo para o passeio. A partir dali, o destino foi a Fundação Casa de Rui Barbosa. Por lá, eles tiveram uma visita guiada ao museu, com a participação da museóloga Aparecida Rangel. No fim, um lanche foi oferecido pela equipe da Universidade Estácio de Sá de São João de Meriti a todos os participantes do passeio.

Recebemos diversas informações aqui sobre como foi a vida do Ruy Barbosa nessa propriedade. Conhecemos, por exemplo, o chuveiro onde ele e a família se refrescavam, na área do jardim. As crianças adoraram, porque é um pouco dessa cultura do banho de mangueira que muita gente faz no verão”, conta Sildivânia Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social de Mesquita.

No total, sete pessoas ligadas à Prefeitura de Mesquita acompanharam o passeio: duas técnicas, uma orientadora social, um administrativo, um motorista e um profissional de comunicação, além da própria coordenadora do SCFV. “Para esses passeios, consideramos sempre a faixa etária mais apropriada para cada destino, assim como a logística de condução e os horários previstos de saída e chegada. Também precisamos verificar sempre a disponibilidade de funcionários para acompanharem os grupos”, explica Sildivânia sobre como os participantes são selecionados. “Nós estabelecemos rodízios para contemplar usuários dos seis CRAS de Mesquita e do Centro Municipal de Longevidade”, completa.

Na próxima segunda-feira, dia 23, já está marcado um novo passeio, ao Museu do Amanhã, no Centro do Rio, também com o apoio da Universidade Estácio de Sá de São de Meriti. Já no dia 27, próxima sexta-feira, é a vez de um novo grupo sair, mas para o Corcovado, onde os participantes terão a chance de ver a estátua do Cristo, graças a uma parceria entre a Prefeitura de Mesquita e o Governo do Estado.

Esses passeios são importantes por motivos diferentes, dependendo do grupo que vai. Servem para ampliar conhecimentos, explorar e conhecer novos lugares e ainda melhorar a interação não só entre os próprios usuários como também deles com os profissionais da Assistência Social. No fim, todo mundo ganha”, defende Nara Cristina Lucena, subsecretária de Assistência Social de Mesquita.

error: Conteúdo protegido !!