Avaliação do Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo Premier (Aut) 2023

Por Marcus Lauria (Texto e fotos)

Por ser um modelo relativamente novo no mercado, as novidades da linha 2023 para o Onix Plus foram sutis. Visualmente, a versão mais cara Premier, avaliada pelo site por uma semana recebeu novas rodas, agora polidas, que continuam com 16 polegadas. Além de algumas novidades no interior. O modelo perdeu o ar-condicionado digital de série, sendo que agora o equipamento é um opcional.

A Chevrolet apresentou a linha 2023 do Onix Plus durante o festival de música Lollapalooza no ano passado, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), nos dias 25, 26 e 27 de março. A Chevrolet estreou como patrocinadora máster do Lollapalooza Brasil em 2014 e, desde então, apresenta a cada edição alguma importante novidade relacionada ao Onix. Atualmente o sedan é oferecido em sete versões e conta com duas opções de motores: 1.0 aspirado flex (gasolina/etanol), aliado sempre ao câmbio manual de seis marchas, e 1.0 turboflex – com opção manual ou automática também de seis marchas.

Por fora, como dito anteriormente, o Onix Plus Premier ganha rodas aro 16 com novo design com superfície usinada, fundo escurecido metálico e aros “flutuantes” cromados para combinar com o inédito friso das maçanetas das portas em mesmo tom. Os novos itens ampliam a lista já composta por equipamentos como sensor de ponto cego, assistente de estacionamento automático e bancos com revestimento premium.

Todos os veículos da linha 2023 trazem ainda o pacote mecânico recém-atualizado no início do ano, com mudanças na calibração do motor e da transmissão, nos sistemas eletrônico, de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Tudo isso trouxe melhor dirigibilidade ao veículo e redução significativa da emissão média de gases.

Outra mudança em relação ao modelo anterior é na central multimídia, que vem de série com tela de 8 polegadas, mas agora somente com espelhamento por cabo via Apple CarPlay. A opção de Android Auto foi descontinuada temporariamente, tudo por causa da crise de semicondutores. Agora a multimídia não tem mais Bluetooth e nem a conexão 4G Wi-Fi. A lista de itens de série ainda conta com banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, travas e vidros elétricos, ar-condicionado e quatro alto-falantes.

Desde a versão de entrada, LT 1.0 MT, o sedan conta com itens de série como: Seis airbags; alarme; ar-condicionado; assistente de partida em aclive; aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros; banco traseiro bipartido e rebatível; chave tipo canivete; cinto de segurança do motorista com ajuste de altura; computador de bordo; sistema de som com quatro alto-falantes (dois tweeters e dois dianteiros); limitador de velocidade; controles eletrônicos de estabilidade e tração; volante multifuncional; direção elétrica progressiva; rádio AM/FM com MP3/WMA, Bluetooth e entrada USB dupla para recarga; rodas de aço aro 14 com calotas; travas e vidros elétricos nas quatro portas; vidros com função “um-toque”, antiesmagamento e fechamento/abertura pela chave. Apenas na configuração Premier, avaliada pelo site, é oferecido o ar-condicionado digital. Vale lembrar que antes era item de série, mas deixou de ser oferecido por causa da crise dos semicondutores.

O modelo Premier está equipado com mais equipamentos de segurança, entre eles estão o alerta de ponto cego, luzes de rodagem diurna (DRL), monitoramento de pressão dos pneus, lanterna em LED e sensor de estacionamento dianteiro. As cores disponíveis para a carroceria do sedan são preto Ouro Negro, banco Summit, cinza Satin Steel, vermelho Carmin, prata Switchblade e azul Seeker. 

O Chevrolet Onix Plus 2023 avaliado traz motor 1.0 Ecotec turbo flex, de três cilindros que gera 116 cv de potência com os dois combustíveis e torque máximo de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm com gasolina. Em conjunto está o câmbio automático de seis velocidades (existe ainda a opção de transmissão manual de seis marchas). Segundo dados de fábrica, a aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. A velocidade máxima é de 187 km/h. O motor foi ajustado para o novo padrão Proconve PL7 para redução de poluentes.

Embora haja um pequeno atraso, o propulsor entrega potência de forma linear e progressiva em qualquer solicitação do motorista, a resposta chega rapidamente à pressão do acelerador. O resultado fica mais evidente a partir de 1.800 RPM com a entrega total do turbo. Mesmo sendo um motor de três cilindros – arquitetura que tipicamente vibra um pouco mais – porém no Onix o isolamento acústico é bem preparado para isso. O som do motor é agradável, e até esportivo, quando exigido.

Dirigindo na cidade é possível notar que a suspensão tem um ajuste confortável, porém é bem firme e ótima para enfrentar todos os tipos de vias de baixa qualidade no Brasil. Um item bem usado é o sistema de assistência ao estacionamento, que permite que seja feito paralelamente e em ambas as mãos, bem como perpendicularmente a 90°.

Para quem quer dominar o carro existe a possibilidade de trocas de marchas de forma sequencial por meio de um botão duplo na lateral, mas dificilmente é usado, seja pela qualidade do ajuste de transmissão, ou pela adequabilidade de se trocar as marchas pelo botão. A posição não é agradável e dificulta as trocas. Os freios funcionam também muito bem, mesmo se tratando de discos apenas no eixo dianteiro, e tambor no traseiro.

Já o consumo na cidade, segundo o INMETRO, é de 8,4 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina e na estrada fica em 12,2 km/l com etanol e 16,8 km/l com gasolina. O preço parte de R$ 113.390 na versão avaliada Premier. Na avaliação do Latin NCAP, o Onix Plus ganhou 10 estrelas, e a classificação Advanced Award – relativa à proteção dos pedestres. 

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            116     116

Torque (kgf.m)         16,8    16,8

Consumo cidade (km/l)      8,6      12

Consumo estrada (km/l)    10,9    15,7

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.473

Largura (mm)           1.730

Comprimento (mm)             4.474

Peso (Kg)      1.112

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.600

Porta-Malas (L)        469

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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