Maciço rochoso de shopping passa por nova vistoria após desmoronamento


Uma equipe do serviço geológico do Departamento de Recursos Minerais (DRM) do Governo do Estado esteve no Shopping Nova Iguaçu, no início da tarde desta segunda-feira (30), para vistoriar a encosta do maciço rochoso existente nos fundos do empreendimento comercial. No último sábado (28), durante o temporal que atingiu a cidade, toneladas de pedras desmoronaram em meio a uma grande cachoeira formada no morro. O incidente não deixou feridos nem causou danos materiais.

A visita foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, que já havia vistoriado o local no domingo (29). A coordenadora do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos, Glauce Ibraim, corroborou com a análise preliminar feita pela Defesa Civil e disse que a distância entre o maciço e a grade de proteção, de cerca de 65 metros, foi fundamental para que o parque de diversões montado no estacionamento não fosse atingido. “A área de amortecimento foi muito bem dimensionada de acordo com a altura da encosta”, disse Glauce.

A geóloga também explicou que a instabilidade existente no local é natural e inerente a uma pedreira. Com a queda das pedras, que alcançaram aproximadamente metade da área de amortecimento, Glauce explica que será necessário avaliar qual a melhor solução para evitar que possíveis deslizamentos futuros possam causar transtornos maiores.

“Existe agora um material mais instável na encosta. É preciso fazer um estudo para a possível remoção do material ou então o aumento da área de amortecimento”, comentou ela.

O Shopping Nova Iguaçu tem até o dia 28 de fevereiro para apresentar à Defesa Civil um laudo de estabilidade da encosta. Enquanto isso, o parque de diversões vai permanecer fechado.



Fotos: Alziro Xavier/PMNI

error: Conteúdo protegido !!