Ford anuncia a construção de nova fábrica de baterias de fostato de ferro-lítio nos EUA

A Ford anunciou hoje a construção da primeira fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) dos Estados Unidos apoiada por uma montadora, com um investimento de US$ 3,5 bilhões, que permitirá oferecer aos clientes uma segunda tecnologia de baterias dentro da sua linha de veículos elétricos.

A nova fábrica, chamada BlueOval Battery Park Michigan, será instalada em Marshall, Michigan, e vai iniciar a produção em 2026. Ela será uma subsidiária totalmente controlada pela Ford, com possibilidade de expandir a capacidade de produção.

Com esse investimento de US$ 3,5 bilhões, a Ford e seus parceiros em tecnologia de baterias já somam um investimento de US$ 17,6 bilhões na produção de veículos elétricos e baterias nos EUA desde 2019, como parte do compromisso da empresa de investir mais de US$ 50 bilhões em veículos elétricos globalmente até 2026.

Com a diversificação e localização da cadeia de fornecimento de baterias, a Ford vai melhorar a disponibilidade de veículos elétricos para os clientes e fortalecer a demanda. A empresa trabalha para produzir 600.000 veículos elétricos por ano até o final deste ano e 2 milhões globalmente até o final de 2026, como parte do seu plano Ford+.

A introdução de baterias LFP permitirá à Ford aumentar a produção de veículos elétricos e oferecer mais opções aos clientes, ajudando também a sua divisão de veículos elétricos, Model e, a atingir a meta de uma margem EBIT de 8% até 2026.

As baterias LFP, além de serem mais baratas de produzir que as de níquel-cobalto-manganês (NCM), também permitirão reduzir os custos logísticos e tarifários com a sua localização nos EUA.

Ao oferecer o LFP como uma segunda opção química de baterias – além do NCM – a Ford permitirá aos clientes escolher um veículo elétrico com características de desempenho mais alinhadas às suas necessidades.

As baterias LFP são muito duráveis e toleram carregamentos mais frequentes e rápidos, usando menos materiais de alto custo. A sua produção em escala ajudará a Ford a conter ou reduzir os preços dos veículos elétricos para os clientes, equipando vários modelos de passageiros e picapes de próxima geração que estão em desenvolvimento.

Antes mesmo da abertura da nova fábrica de baterias, a Ford vai introduzir baterias LFP no Mustang Mach-E este ano, e na F-150 Lightning em 2024, para aumentar a capacidade de produção e reduzir o tempo de espera dos clientes.

Como parte desse plano, a Ford firmou um acordo com a Contemporary Amperex Technology (CATL) – principal fabricante de baterias do mundo. A subsidiária pertencente integralmente à Ford fabricará as células de bateria LFP usando o conhecimento e serviços fornecidos pela CATL, que opera 13 fábricas na Europa e na Ásia. Os engenheiros da Ford integrarão essas células de bateria aos seus veículos.

Esse novo acordo com a CATL aumenta a capacidade de produção de baterias da Ford e a tecnologia disponível por meio de uma série de parcerias importantes – incluindo com a SK On e a LG Energy Solution (LGES).

A tecnologia de baterias LFP ajuda a reduzir a dependência de minerais críticos, como níquel e cobalto, e está alinhada ao trabalho da Ford para criar uma cadeia de fornecimento de veículos elétricos que mantenha os seus compromissos com a sustentabilidade e os direitos humanos.

A Ford já se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono globalmente em seus veículos, operações e cadeia de suprimentos até 2050. A Ford foi uma das primeiras montadoras americanas a se alinhar com a comunidade internacional para limitar os impactos do aquecimento global como parte do Acordo de Paris e se juntou ao RouteZero, coalizão global que trabalha para ter carros e vans com emissão zero globalmente até 2040 e em mercados líderes como os EUA, Europa e China até 2035. A Ford também foi a primeira montadora dos EUA a divulgar um relatório de direitos humanos.

Por Marcus Lauria / Imprensa Ford

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