Avaliação do Fiat Mobi 1.0 Trekking 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O Mobi é um carro subcompacto e voltado para o uso diário na cidade. O modelo da Fiat vem tendo um ótimo desempenho em vendas e está fazendo muito bem o seu papel de substituir o Uno. O hatch está em sua sétima atualização, com uma alta inesperada nos preços. Entretanto, ainda lidera o posto de carro mais “barato” do Brasil em sua versão de entrada Like (a partir de R$ 68.990,00).

Avaliei por uma semana a versão topo de linha Trekking e pude perceber as vantagens e desvantagens de ter esse modelo na garagem. Com visual moderno o Mobi foi pensado para encarar as ruas e avenidas com muita robustez. O Mobi atualmente briga somente com o Renault Kwid e sai na frente nessa disputa em relação ao preço e modernidade.

O Mobi atual é bem robusto e a versão avaliada é voltada para quem quer ter uma opção com características “aventureira”. Um dos destaques do exterior são as rodas que possuem um acabamento exclusivo escurecido (opcional), mas a versão mais “pelada” vem com calotas exclusivas com o mesmo acabamento.

Outro item que é bom destacar são os faróis com máscara negra, além da já conhecida tampa escurecida em vidro de alta resistência que fica na traseira do modelo. Esta foi pensada para suportar impactos, reduzir os riscos em caso de acidentes e deixar o porta-malas mais leve. Além do teto bicolor e o capô com um adesivo no melhor estilo “tribal”.

Por dentro o Mobi é bem simples e com acabamento em plástico duro em alguns pontos. Agora na linha 2023 o console de teto oferece mais uma opção de porta-objeto (ótimo para guardar óculos de sol). Já o espelho auxiliar amplia a visão do motorista. Logo, dá para acompanhar com segurança quem está no banco traseiro (somente na versão Trekking). Além disso, oferece direção hidráulica que facilita as manobras e a locomoção no transito pesado das grandes cidades. Como ele é pequeno, cabe em qualquer vaga além de ser ágil em todos os momentos.

Os itens de fábrica do Fiat Mobi também são parte fundamental de um veículo. Dessa maneira, podem fornecer a base para a avaliação do custo x benefício pelo usuário. Confira a lista: Vidros Elétricos Dianteiros (one Touch E Anti Esmagamento) E Travas Elétricas Nas 4 Porta S; Check Quadro De Instrumentos (welcome Moving); Retrovisores Externos Com Comando Interno Mecânico; Grade Dianteira Texturizada; Tomada 12v; Gancho Universal Para Fixação Cadeira Criança (isofix); Drive By Wire (controle Eletrônico Da Aceleração); 3 Apoios De Cabeça Do Banco Traseiro; Luz De Leitura Dianteira Com Interruptor Na Porta Lado Motorista E Passageiro; Hsd (high Safety Drive) – Airbag Duplo (motorista E Passageiro) E Freios Abs Com Ebd; Válvula Antirrefluxo De Combustível; Ar Condicionado; Banco Traseiro Rebatível; Cinto De Segurança Traseiro Retrátil 3 Pontos; Hcss (partida A Frio Sem Tanque Combustível Auxiliar); Para-choques Na Cor Do Veículo; Espelho No Para-sol Lados Motorista E Passageiro; Bolsa Porta-objetos E Porta Garrafa Nas Portas Dianteiras; Parachoques Exclusivos; Direção Hidráulica; Follow Me Home; Suspensão Elevada; Porta Malas Com Tapete Em Carpete; Ess (sinalização De Frenagem De Emergência); Computador De Bordo (distância, Consumo Médio,consumo Instantâneo, Autonomia); Brake-light; Quadro De Instrumentos Com Iluminação A Led E Display Digital De 3,5 Polegadas (conta-giros, Indicador De Trocas De Marchas, Odômetro Parcial E Total, Relógio Digital, Indicação Do Nível De Combustível E Temperatura Do Motor); Chave Desmodrômica Com Fiat Code 2ª Geração; Pre Disposição Para Rádio (2 Alto-falantes Dianteiros); Console Central Com Porta-objetos E Porta-copos (2 Dianteiros E 1 Traseiro); Barra De Proteção Nas Portas, entre outros.

Entre os itens de séria da versão Trekking, a marca também oferece uma linha de acessórios, tais como: Retrovisor com câmera de ré; Bolsa para porta-malas; Pedaleiras esportivas; Alarme; Bagageiro tubular de teto e Barras transversais de teto. Atualmente a linha 2023 tem as seguintes cores disponíveis: Preto Vulcano; Vermelho Montecarlo; Branco Banchisa; Prata Bari; Cinza Silverstone; Cinza Strato (exclusivo Trekking).

Sob o capô está o velho conhecido motor 1.0 Fire EVO flex, de quatro cilindros, e câmbio manual de cinco marchas. Este motor gera 71 cv de potência com gasolina e 75 cv com etanol, e desenvolve 9,3 kgfm de torque com gasolina e 9,7 kgfm com etanol. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,9 segundos com etanol e 14,4 segundos com gasolina, enquanto a velocidade máxima é de 152 km/h.

Quanto ao desempenho em economia, o Fiat Mobi consegue rodar 12,7 km/litro na cidade e 14,3 km/litro na estrada. Isso quando abastecido com gasolina. Com tanque de combustível de 47 L de capacidade, o Mobi Trekking é capaz de rodar mais de 700 km com o reservatório cheio. Porém, com etanol a capacidade de rodagem é de 9,9 km/litro na estrada e 8,8 km/litro na cidade. Dessa maneira, apresenta um consumo maior de combustível que a média dos veículos populares. O Mobi Trekking 2023 parte de R$ 72.290,00.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            75       73

Torque (kgf.m)         9,89    9,48

Velocidade Máxima (km/h)           154     161

Tempo 0-100 (s)      13,4

Consumo cidade (km/l)      8,7      12,6

Consumo estrada (km/l)    9,7      14,2

Câmbio          manual de 5 marchas

Tração           dianteira

Direção          hidráulica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.542

Largura (mm)           1.685

Comprimento (mm)             3.566

Peso (Kg)      940

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.305

Porta-Malas (L)        215

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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