Baixada simula evacuação em casos de desastres

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Tenente Jeane ministrou a capacitação apara situações de risco, para alunos da rede estadual  Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
Tenente Jeane ministrou a capacitação apara situações de risco, para alunos da rede estadual
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Em comemoração pelo Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, celebrado em 29 de novembro, foi realizado ontem, em todo o Rio de Janeiro, um exercício simulado de desocupação de imóveis em casos de calamidade. Na Baixada Fluminense, o 4º Grupamento de Bombeiro Militar realizou o exercício em oito escolas da região.
Pelo quarto ano consecutivo, o 4º GBM realizou a atividade preventiva em sua área de atuação. Simultaneamente às 9 horas, cinco escolas em Nova Iguaçu, uma em Nilópolis, uma em Belford Roxo e uma em Paracambi fizeram o treinamento de evacuação dos estudantes. “Nesse exercício, orientamos os alunos com o verdadeiro sentido de direção de escape em caso de uma situação de evacuação no perigo”, informou o comandante do 4º GBM, tenente coronel André Luiz Teixeira Morgado.
Para Morgado, é preciso ter preparação para enfrentar situações de sinistro. “Muitas vezes não adianta ter apenas o elemento preventivo (extintor de incêndio, escada de emergência), você precisa ter também a preparação para saber como e em que momento aquele elemento é utilizado. Então, nesse exercício, que é uma mobilização estadual, nós queremos que as pessoas entendam o procedimento correto e qual é o papel do Corpo de Bombeiros”, disse o comandante.

A Faetec de Nova Iguaçu foi um dos locais que recebem o exercício  Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje
A Faetec de Nova Iguaçu foi um dos locais que recebem o exercício
Fotos: Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Em todo o estado, foram mobilizadas 694 militares em 188 viaturas, além de 72.468 pessoas em 216 escolas. Após o exercício, bombeiros ministraram palestras abordando os seguintes temas: afogamento, gás liquefeito de petróleo (GLP) e acidentes rodoviários. “Eles são a base da pirâmide neste trabalho de conscientização. Crianças e jovens estão preparados para uma possível situação de emergência e serão multiplicadores de informações em potencial em casa, em rodas de amigos e grupos de redes sociais”, ressaltou o secretário estadual de Defesa Civil, Coronel José Eduardo Saraiva Amorim.
Embora não seja lembrada no próprio dia 29, a data mobilizou uma camada essencial da população no trabalho pelo desenvolvimento da cultura de prevenção. Para o aluno de edificações da Escola Técnica João Luiz do Nascimento (Faetec de Nova Iguaçu), Eduardo Soares, de 17 anos, o trabalho dos bombeiros com os alunos deu uma sensação de segurança e conforto para o caso de algum imprevisto. “Nós nunca passamos por nenhum acontecimento que precisasse de evacuação ou algo do tipo, mas é muito importante que todos estejam preparados”, contou o aluno.

 

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!