Avaliação do Hyundai HB20 1.0 T-GDI Platinum Plus (Aut) 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Depois de muita polêmica envolvendo o design de gosto peculiar do HB20 (sedan e hatch) a marca resolveu radicalizar e mudar novamente os modelos mais vendidos da empresa no Brasil. E o facelift fez bem ao HB20, suas linhas ficaram mais suaves e harmoniosas que deixaram o carro bonito. Além disso o modelo ganhou muitas novidades no quesito segurança e entretenimento que faz com que a concorrência fique mais atenta.

No comparativo com a linha anterior, o veículo adota um visual mais “esportivo”, para atrair o público mais jovem, o resultado são linhas mais harmoniosas e limpas. O Hyundai HB20 2023 foi apresentado no início de julho, quando a marca sul-coreana comprovou que é possível mexer em time que está ganhando. Para tirar a prova a marca nos cedeu por uma semana a versão topo de linha Platinum Plus que parte de R$ 114.390.

A linha 2023 que além do design modificado ganhou novos itens de segurança. Visto por fora chama a atenção a nova grade frontal com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e em LED com novo design. Além de um para-choque mais volumoso que integra as luzes de seta.

De lado o hatch conta com linhas que evidenciam o aumento do comprimento. As maiores dimensões externas estão em harmonia com as novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado na versão topo.

Outra importante modificação aconteceu na traseira, onde o modelo recebe lanterna em formato de L invertido e tecnologia LED que invade uma parte do porta-malas, dando um ar futurista ao modelo. Um detalhe que chama a atenção são os repetidores de seta, luz de neblina e luz de ré, que foi colocada na base do para-choque dificultando a visualização para quem fica muito colado na traseira do HB20.

Se por fora o modelo foi renovado, por dentro ele sofreu poucas alterações. O hatch traz uma harmonia de cores predominantemente escura, que remete a um ambiente mais sofisticado e discreto. A configuração topo mistura couro e tecido no acabamento dos bancos. O mix de texturas também é visto no volante, câmbio da transmissão, apoio de braço e acabamento das portas, que agradou bastante durante o teste.

Novos recursos tecnológicos também estão disponíveis no modelo, como a adoção de sistema de carregamento por indução e a central multimídia blueMedia de 8” com possibilidade de pareamento sem a necessidade de cabo e o sistema de carregamento por indução bem eficiente.

A configuração tem ar-condicionado digital automático, partida Remota, três entradas USB disponíveis, onde uma delas é Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais uma está disponível para os passageiros traseiros.

No pacote de segurança citado acima, o hatch esbanja ofertas, tais como: Assistente de Centralização em Faixa (LFA), Assistente de Permanência em Faixa (LKA), Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA), Assistente de Ponto Cego (BCA), Alerta de Saída Segura (SEW), Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), o Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

A versão Platinum Plus continua equipada com o motor Kappa 1.0 Turbo GDI, que gera potência de 120 cv  e torque de 17,5 kgf,m independente do combustível. Ele atua em conjunto com a transmissão automática de seis marchas. O conjunto motriz é responsável por gerar uma velocidade máxima é de 190 km/h e o de 0 a 100 km/h é feito em 10,7 segundos. O motor dá conta do recado e empurra o HB20 sem cerimônia, o turbo entra na hora certa e fazer ultrapassagens com o HB20 fica fácil nessas horas.

Em uma viagem de ida e volta para Araras, região serrana do Rio de Janeiro, percorri cerca de 120 km com o HB20 hatch e gostei bastante do resultado de modo geral. Na média com o tanque abastecido com etanol o HB20 fez 6,9 Km/l no final do teste. Porém em certas ocasiões, como na estrada indo para Araras o consumo foi bem melhor, chegando a 8,5 Km/l, não passando disso. Acredito que com gasolina esses números melhorem bastante, portanto aconselho usar somente gasolina para conseguir uma média melhor de consumo.

Dirigindo o hatch pude perceber que o comportamento é bem estável, tanto em retas mais longas como em curvas mais fechadas, o modelo se mantém alinhado o tempo todo transmitindo muita segurança à bordo. A posição de dirigir também ajuda bastante na condução. Assim como os bancos que são bem confortáveis e não cansam em viagens mais longas. Para quem vai atrás o espaço é razoável e o porta-malas dá conta do recado para até quatro pessoas. Enfim, o HB20 é um carro bem honesto para o que se propõe e faz o seu papel direitinho.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.0

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            120     120

Torque (kgf.m)         17,5    17,5

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.470

Largura (mm)           1.720

Comprimento (mm)             3.940

Tanque (L)    50

Entre-eixos (mm)     2.530

Porta-Malas (L)        300

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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