Saúde mental é destaque na Tarde de Autógrafos da Fenig

Janaína dos Santos e Luana Souza, mulheres pretas da Baixada Fluminense, psicólogas e pesquisadoras da saúde mental se uniram na criação de um livro que reúne artigos com um tema fundamental. “A saúde mental da população preta importa” tem um olhar sobre a questão como consequência do racismo estrutural na sociedade. Janaína é de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, e Luana, do bairro Banco de Areia, em Mesquita. Elas estarão autografando o livro e conversando com o público nesta sexta-feira (31), de 13 às 17h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

“É uma obra que tem como objetivo propor ferramentas psicoterapêuticas e possibilidades estratégicas de pensar lugares menos nocivos e possíveis para existência de pessoas negras considerando os impactos das diversas violências sofridas ao longo de toda história a esta população e a demarcação inferiorizante dos corpos pretos. Com isso, em cada capítulo há a contribuição de co-autores pretos com intuito de despertar um protagonismo de nossas escritas, e a partir de nossas análises, corpos e experiência transcrever um caminho de cura, emancipação identitária e fortalecimento diante dos apagamentos de uma sociedade estruturalmente racista”, disse Luana.  

No livro, elas trabalham também a autoestima como objetivo de promover o protagonismo feminino e estimular o autocuidado. “É um tema que me atravessa. Tanto o tema do racismo quanto o meu artigo especificamente. Conseguimos alcançar um público bem significativo com esse livro que conta com outros co-autores também. Apesar de ser um tema doloroso, as pessoas têm olhado para o tema do racismo estrutural de forma mais cuidadosa”, destacou Janaína.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 10 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu. 

Livro: “A saúde mental da população preta importa”, coautoras Janaína dos Santos, Luana Souza e outros

Data: Sexta-feira, 31 de março

Hora: de 13h às 17h

Local: Sala de Leitura Fenig – terceiro piso do TopShopping – Centro de Nova Iguaçu

error: Conteúdo protegido !!