Avaliação do Chevrolet Tracker 1.2 Turbo Premier (Aut) 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

A linha 2023 do Tracker chegou com novidades distribuídas em suas 5 versões. E com a chegada de mais duas versões exclusivas a RS e Midnight agora no mês de abril, passaram a ser sete versões, sendo elas: 1.0T AT (R$ 127.690), LT (R$ 131.960), Midnight (R$ 141.960), LTZ (R$ 144.090), RS  (R$ 159.750) e a que nós avaliamos por dez dias a Premier (R$ 162.650).

O Chevrolet Tracker já é um velho conhecido no mercado Brasileiro, já passou por algumas gerações e está na disputa no segmento de SUVs desde 2001. O modelo ocupou a 11ª posição no ranking de veículos mais vendidos e a 5ª entre os SUVs, segundo a FENABRAVE no ano passado com 15.092 unidades emplacadas. Seus principais concorrentes são: Fiat Pulse Impetus, Volkswagen Nivus Highline, Toyota Corolla Cross, entre outros.

Por fora o visual do Tracker continua o mesmo desde sua primeira aparição há três anos, com linhas marcantes e rústicas. O modelo apresenta vincos em toda a carroceria manrendo o estilo da marca. A dianteira revela um para-choque cheio de vincos com as linhas de leds nas extremidades, que são apenas luzes diurnas nas outras versões, incorporam a função de seta na Premier e na lateral destacam-se os frisos e maçanetas com acabamento cromado.

Na traseira destaque para o aerofólio integrado com “brake light” e as lanternas com assinatura de leds e os faróis full-led, integrando luzes diurnas e de conversão em manobras. A tampa do porta-malas é mais lisa e usa menos vincos e que dão o equilíbrio nas linhas do SUV da Chevrolet e com a gravata dourada ao centro.

Para o porta-malas, a Chevrolet preparou um bagageiro com 393 litros de espaço interno nas 5 versões do Tracker. Excelente opção para quem carrega muitos itens ou famílias que gostam de viajar. Em uma experiência na estrada onde viajei para Araras, região serrana do Rio, próximo a Itaipava, fomos em 3, sendo uma criança de 4 anos com a cadeirinha no banco de trás, o porta-malas deu conta do recado levando sem aperto toda a bagagem para cinco dias de carnaval.

Por dentro sobra espaço para até cinco pessoas, os bancos em couro sintético são confortáveis e não cansam em viagens mais longas. Além de detalhes em azul “Captain Blue” no painel, nos bancos e nas portas e inscrições “Premier” nos tapetes e estribos. A versão testada tem sua segurança garantida com 6 airbags, controle de tração, controle de estabilidade, luz diurna em LED e limpador do vidro traseiro. Nos itens de conforto, o SUV vem de fábrica com transmissão automática, piloto automático, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, para-sol com espelho e iluminação para o motorista e o passageiro, ar-condicionado manual, ajuste de profundidade do volante, ajuste de altura do volante, volante multifuncional, ajuste de altura do banco do motorista. A posição de dirigir no Tracker é correta e o volante tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, o que ajuda na hora de achar uma boa posição para dirigir. O apoio de braço tem estofamento e o banco traseiro recebeu um descansa-braço central.

Completam a lista o descansa braço central dianteiro, ajuste elétrico dos retrovisores, destravamento interno do porta-malas, destravamento remoto do porta-malas, destravamento interno do tanque de combustível, travamento elétrico remoto das portas, alarme, chave presencial para abertura e fechamento do carro, chave presencial para a partida do motor, acendimento automático dos faróis, computador de bordo e câmera de estacionamento em ré. E para completar todos os itens, a conectividade do Tracker conta com tela touchscreen de 8 polegadas, rádio am/fm, conexão bluetooth, conexão USB e integração com aplicativos de celular. A configuração Premier é a única que traz teto solar panorâmico com abertura elétrica, rack de teto e rodas aro 17 diamantadas.

Além de sensor de estacionamento traseiro e internet HUB mais alerta de ponto cego, volante revestido em couro e bancos parcialmente em couroscenta alerta de colisão frontal, frenagem autônoma, bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, limpador de para-brisas automático, sensor de estacionamento dianteiro, sensor de estacionamento lateral, estacionamento automático paralelo e estacionamento automático perpendicular.

O Tracker Premier, versão topo de linha, traz um motor 1.2 turbo de três cilindros da família CSS Prime, com turbocompressor e sem injeção direta, produzido na fábrica de Joinville, em Santa Catarina. O propulsor gera 133 cv e 21,4 kgfm quando abastecido com etanol e trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis marchas, o Tracker não conta com “borboletas” para trocas sequenciais das marchas. O câmbio responde rápido e consegue explorar bem o torque. As arrancadas são um dos destaques desse motor turbo, ele enche rápido, o que ajuda também nas retomadas. A posição “L” permite limitar as marchas a serem utilizadas e é uma alternativa para se usar em descidas de serra. O SUV faz de 0 a 100 km/h em 9.4 segundos. De acordo com o PBE Veicular do Inmetro as médias de consumo são de 7,2 km/l e 10,4 km/l na cidade, com etanol e gasolina como combustível, nessa ordem. Nas estradas, o carro entrega 9,2 km/l e 13,2 km/l, sendo abastecido com etanol e gasolina, da mesma maneira. A versão avaliada parte de R$ 162.650, cerca de R$ 1.900 mais cara que a “esportiva” RS.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 1.2

Combustível             Álcool            Gasolina

Potência (cv)            133     132

Torque (kgf.m)         21,4    19,4

Consumo cidade (km/l)      7,7      11,2

Consumo estrada (km/l)    9,4      13,5

Câmbio          automática com modo manual de 6 marchas

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.626

Largura (mm)           1.791

Comprimento (mm)             4.270

Peso (Kg)      1.271

Tanque (L)    44

Entre-eixos (mm)     2.570

Porta-Malas (L)        393

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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