Decoração natalina ganha destaque em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
O Presépio está localizado na Via Light e emociona motoristas e pedestres
O Presépio está localizado na Via Light e emociona motoristas e pedestres

A magia das festas de fim de ano invadiu as principais ruas de Nova Iguaçu. A Via Light ganhou um banho de luzes e cores com a decoração de Natal montada pela prefeitura, através do projeto de ornamentação natalina. A iniciativa também envolve as Avenidas Nilo Peçanha, Araguaia e Roberto Silveira, além do Paço Municipal. A novidade deste ano fica por conta de um trenzinho e do Papai Noel, que em duas peças, ganhou tamanho gigante, de dez e seis metros.  Os consumidores também entraram no clima e usam a criatividade para decorar seus lares.

Para driblar a crise econômica, a gestão municipal contou com o apoio da iniciativa privada para reduzir os gastos e manter a ornamentação natalina, pelo terceiro ano consecutivo. Cerca de três milhões de pontos de luz de LED foram utilizados. De acordo com o departamento de iluminação, a luz é de baixo consumo e economiza mais de 50% da energia elétrica. “Em tempos de crise, é necessário promover a beleza, mais ainda do que antes, para que as pessoas se lembrem que, com crise ou não, é Natal”, ressalta a secretária municipal de Obras Carla Neves, responsável pelo projeto.

Outro recurso para não gastar muito foi à reutilização de material da decoração do ano passado, cerca de 10% reaproveitado, como as cascatas de luz, que estão na sede da prefeitura. Para acompanhar esta iluminação especial, o “bom velhinho”, de seis metros, está sentado em cima do prédio municipal. O segundo Papai de Noel gigante ficou na esquina da Via Light com a Av. Roberto Silveira. Ainda na Via Light estão o Presépio e um trenzinho.A ornamentação fica até a segunda semana de janeiro de 2016.
Consumidores usam criatividade

Segundo os moradores, a casa do aposentado Samuel é mais chamativa da rua
Segundo os moradores, a casa do aposentado Samuel é mais chamativa da rua

No comércio de Nova Iguaçu, os consumidores, mesmo com a crise, estão usando e abusando da criatividade de uma maneira mais simples e barata para decorar as casas neste Natal. As maiorias das lojas também já vivem a magia da data. São oferecidos pinheiros, papais noéis de todas as maneiras e tamanhos, além de diversos enfeites. “Depois de um ano não muito bom, a nossa expectativa é de ter um crescimento de 20% nesse Natal”, anunciou a gerente da loja Prolar, Jorge Pinheiro.

A família da dona de casa, Fátima Costa, de 53 anos está economizando e aderindo a criatividade. “As árvores de Natal estão caríssimas, estou aqui comprando alguns enfeites para decorar outros pontos da minha residência, mas mesmo assim, eu e minha família faremos enfeites e árvore de crochê” disse. Sua filha, a estudante de farmácia, Ester Costa, de 20 anos, disse que tem um espírito natalino, no entanto, está decepcionada com o preço. “Eu amo o Natal, mas estamos comprando pisca-pisca, estrelinhas, essas coisas, mais baratas, pena que dura menos” complementou a estudante.

Já em Mesquita, a casa do aposentado e viúvo, Samuel Lima, 61 anos se torna um ponto turístico nesta época do ano. Com mais de 100 enfeites natalino, Samuel construiu em cinco anos seu “Palácio de Natal”. “Comprei bancos e cadeiras para quem quiser tirar fotos, se sentir a vontade” disse. Ele contou, que ao longo do ano, compra alguns enfeites, por estar fora de época e produz alguns adereços para não gastar tanto. “Demoro mais de duas semanas para criar um adereço. Levei quase três semanas para enfeitar a casa toda, mas eu gosto desse clima natalino”. Ao ser perguntado quanto já foi gasto com a celebração, o aposentado não hesita: “Ah, perdi as contas quando passou de mil” brincou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!