Cancelado o Festival de Artes que seria realizado na Fazenda São Bernardino

A Prefeitura de Nova Iguaçu informa que, em função da previsão de chuva para este sábado (29), os eventos do Festival de Artes, que seriam realizados na Fazenda São Bernardino, na Estrada Federal de Tinguá, foram adiados. Em breve, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) irá divulgar a nova data da programação.

O Festival de Artes de Nova Iguaçu teria uma edição especial neste sábado (29). Pela primeira vez, o evento que reúne atrações musicais, teatrais e de artes plásticas e visuais  será realizado no berço da Baixada Fluminense, a antiga Vila de Iguassú. Aos pés das ruínas da Fazenda São Bernardino, um dos principais cartões postais da cidade, localizada na Estrada Federal de Tinguá, os participantes poderão se divertir e também aprender sobre a importância da preservação histórica e ambiental. As atividades aconteceriam às 12h.

A exposição “Ciclo da Vida – Amazônia e Tinguá em Jogo”, do artista plástico Ailton José, levará ao público uma performance de artes visuais sobre o ciclo da vida num jogo cuja intenção é mostrar como é difícil sua reconstrução. Exatamente como a natureza depois de destruída. 

Para que o público possa vivenciar essa experiência, a instalação artística, em forma de cubos com pinturas de animais e índios em forma de árvores, será desmontada e o público convidado a remontar. Toda a exposição é criada a partir da reciclagem de material normalmente descartado e que se transforma em lixo: o papelão.

Além da exposição, haverá a exibição do filme “BXD Existe” pelo Cineclube Xuxu com Xis, apresentação de dança, com Lorena Melo, e muita música popular brasileira com o projeto “Música na Natureza”. As apresentações serão de Alcir Alves Quarteto, J.B. Quinteto, Trem Bala Rogéria Emmer, Marcelo Tuan  e Robson Valentim. Participação especial de integrantes da Casa do Menor.

“O Festival de Artes estará levando exposição, dança e música para o espaço histórico da Fazenda São Bernardino. É uma oportunidade especial de celebrar os artistas da nossa cidade, levando eventos para lugares diversos do município, e também focalizar esse lugar de imensa importância na história iguaçuana”, comemora Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pelo Ministério do Turismo e pela FENIG, da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.

error: Conteúdo protegido !!