Avaliação do Nissan Sentra 2.0 Exclusive 2023

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Renovar é preciso e isso ajuda a dar um “gás” nas vendas, no caso dos automóveis, isso é praxe, todo ano os modelos recebem novidades nos equipamentos, facelifts e até uma reforma total. Caso do novo Nissan Sentra que ficou comigo por uma semana para teste. Rodei com o Sentra por quase 200 km, sempre na cidade e com gasolina e sua média foi de 8,0 km/l, um bom resultado para o porte do carro.

Em sua oitava geração o modelo chega com um estilo mais expressivo, muita tecnologia, conforto e segurança e com a reconhecida qualidade de construção da marca japonesa, sim, isso é a mais pura verdade e pude comprovar durante todo o teste. Além do design mais moderno o novo Nissan Sentra destaca-se pelos equipamentos de série inéditos entre os modelos com três volumes. São eles Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA), Bancos com Tecnologia Zero Gravity®, Controle Dinâmico de Chassi Integrado, Partida Remota do Motor e sistema premium de som BOSE® com 8 alto-falantes.

A marca japonesa definiu três pilares em seu desenvolvimento: Nissan Emotional Geometry Design – equilíbrio entre design agressivo e elegantes, com linhas modernas com o DNA da Nissan; Premium Excitement – sedã com detalhes, acabamento e equipamentos que entregam um padrão sofisticado e diferenciado e Nissan Intelligent Mobility – a tecnologia da marca japonesa ajuda, protege e garante uma viagem confortável e tranquila.

Oferecido em duas versões Advance e Exclusive, pude avaliar a mais completa Exclusive e ver o que o novo Sentra tem de bom e de ruim. Em um primeiro momento (em 16 de março) a Nissan ofereceu 100 unidades do modelo para venda especial em seu hotsite com o pagamento do sinal de R$ 2 mil. Quem conseguiu adquirir esses primeiros modelos receberam como cortesia um kit com itens exclusivos que contém o pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial criada pela agência especializada em roteiros personalizados Instaviagem, com direito a duas diárias, experiências únicas, jantar, seguro e presente no quarto. Uma mala de viagem personalizada criada em parceria pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina e pela marca de streetwear Pace completa o conjunto.

Criado com base na esportividade e “musculatura” de outros sedãs da marca japonesa, como o Altima e o Maxima, o estilo traz fluidez com uma linha de cintura e de teto flutuante baixas, ombros largos e a assinatura de design na grade “V-Motion”, nos faróis de LED e nas lanternas em formato bumerangue. O desenho da carroceria é reforçado com o teto solar, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17 diamantadas e grade inferior no para-choque traseiro.

As linhas da carroceria ajudam a reduzir o arrasto e, assim, melhorar o consumo de combustível em cerca de 10%. Para isso, designers e a engenharia chegaram a uma grade com dimensão menor, área de cobertura dos pneus do para-choque dianteiro otimizada, colunas “A” de pequenas dimensões e linhas arredondadas do capô.

Mais largo que seus concorrentes, e com 5 cm a mais que a geração anterior, o Novo Sentra ganhou um interior com muito mais espaço, oferecendo conforto acima do nível do segmento. Entre os destaques está a direção elétrica com volante em forma de “D”, com base achatada, que proporciona melhor pegada das mãos e tem ajustes de altura e profundidade. Ali também estão funções de conforto e segurança como as aletas para troca de marchas manuais (para as duas versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC).

Esse sistema permite definir uma velocidade para ficar constante e, sem a necessidade de intervenção do motorista, mantém a distância do veículo da frente automaticamente. Para isso, o sistema ajusta a velocidade de acordo com as condições de tráfego proporcionando muito mais conforto e comodidade ao motorista. E é ele que configura a distância do carro da frente e a velocidade de “cruzeiro” por meio dos comandos no volante multifuncional, tendo as informações sobre sua operação exibidas no painel.

Colorido e de 7 polegadas, o painel TFT facilita a visualização das informações do computador de bordo, que tem funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa, aviso de abertura das portas, quilometragem total e parcial e mensagens de alerta.

Para acomodação de objetos do dia a dia, o Novo Nissan Sentra conta com seis espaços na frente, cinco atrás e oito porta-copos (quatro na dianteira e quatro para atender o banco traseiro). Outro destaque é o compartimento no console central, embaixo do apoio de braço, com impressionantes 7,7 litros de capacidade. São três as entradas USB para carga de aparelhos: duas na frente (uma delas é do tipo “C”, de carga mais rápida) e uma atrás. Todas foram colocadas em posições estratégicas e fáceis de acessar.

Para manter o silêncio a bordo, a Nissan caprichou no revestimento acústico. O habitáculo tem um dos melhores níveis de isolamento de ruído externo, reduzindo a percepção pelos ocupantes de qualquer possível barulho e vibração do motor em marcha lenta e em aceleração, assim como ruídos de estrada e de vento de melhor nível. Durante o teste realmente esse item se destacou, a clamaria e o silêncio chamaram a atenção de todos que tiveram a oportunidade de andar de carona no carro.

O acabamento dos bancos pode ser em preto ou em dois tons (preto e Sand) como opcional para a Exclusive. E, pela primeira vez disponível nos carros da marca no Brasil, além dos bancos dianteiros, os bancos traseiros também trazem o conforto da tecnologia Zero Gravity da Nissan, inspirada em avançados estudos de ergonomia da NASA. Ela alivia a tensão nas costas e proporciona viagens mais longas sem cansaço.

Assim como os ocupantes, bagagens também contam com muito espaço. O porta-malas comporta 466 litros e teve a área interna otimizada em todos os detalhes, como em suas dimensões, em relação à largura e altura, ou mesmo no posicionamento da dobradiça das alças que sustentam a tampa, para transportar tudo que os consumidores precisam. A altura do compartimento, baixa em relação ao solo, também facilita carregar malas mais pesadas. Além disso, o banco traseiro é rebatível para dar ainda mais flexibilidade para transportar itens maiores.

O Sentra chega ao Brasil nas cores Preto Premium (sólida) e Prata Classic (metálica), e nas opções de dois tons Branco Diamond com teto Preto Premium e Cinza Grafite com teto Preto Premium (metálicas/sólidas), que são exclusivas para a versão Exclusive.

Para monitoramento constante, o Sentra vem equipado com um ótimo pacote de equipamentos, que conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD); Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).

Os equipamentos de reação são o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI) e o Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem e assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta. Para proteção, o sedã conta com seis airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.

Outros diferenciais do Sentra são a Partida Remota do Motor e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Com o primeiro é possível acionar o motor à distância pressionando o botão de travamento das portas para, por exemplo, ligar o ar condicionado ou o aquecedor dos bancos, segurando o botão correspondente na chave inteligente I-Key. O recurso é ideal para já deixar o interior do veículo climatizado antes dos ocupantes entrarem. O Alerta de Objetos no Banco Traseiro é acionado ao abrir uma das portas traseiras. Chegando ao destino, caso o motorista saia do veículo e feche o carro sem abrir uma das portas de trás, o Novo Nissan Sentra, então, emitirá seis alertas sonoros e visuais para lembrar que algo não foi retirado e ficou esquecido no banco traseiro.

O Novo Sentra chega com a nova geração – a 3ª geração – da família de motores MR20DD. Desta forma ficou mais potente, mais eficiente, e com um melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. Movido exclusivamente a gasolina, esse propulsor desenvolve 151 cavalos de potência a 6 mil rpm e 20 kgfm de torque a 4 mil rpm. Este motor conta com injeção direta de combustível, que ajuda a melhorar o consumo de combustível e ampliar a potência e o torque graças à maior eficiência de combustão. E ainda deixa o funcionamento mais silencioso.

Além disso, a Nissan aplicou o “Ciclo de Atkinson”, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível. A válvula de controle de fluxo de ar tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, podendo abrir em vários ângulos nesse coletor. O propulsor se mostrou suficiente para empurrar o Sentra em qualquer situação, dispensando o uso do turbo. Claro que o turbo dá mais vigor e rapidez ao carro, mas no caso do sedã japonês não senti falta desse fôlego extra.

O motor é emparelhado com um câmbio CVT XTRONIC de oitava geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens.

O powertrain do Novo Nissan Sentra tem quatro programas de modo de condução: Normal – para melhor equilíbrio entre aceleração e dirigibilidade em qualquer condição; Sport – mantém a marcha mais baixa com rotações mais altas; Manual – para controle do motorista de velocidade e aceleração por seleção de marcha por meio de paddle shifts atrás do volante (controle tipo borboleta) e ECO – ajusta a entrega de energia e a resposta do acelerador para o consumo ser reduzido entre 5% e 10%.

Para maior conforto e controle do veículo, o sistema de suspensão tem suporte tipo McPherson com amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira. O objetivo da engenharia com essa combinação foi oferecer uma sensação de diversão ao dirigir e, claro, conforto e estabilidade.

O ajuste fino da suspensão feito pela engenharia da Nissan do Brasil para atender às preferências do consumidor local faz com o Novo Nissan Sentra seja muito estável em altas velocidades e ajuda a reduzir choques de impacto e vibrações, além de ter baixo nível de ruídos no sistema e fornecer respostas rápidas na cidade e em curvas mais fechadas. Os pneus foram desenvolvidos para uma resposta linear com maior controle do veículo no uso diário ou em situações de emergência e ter melhor desempenho de aderência. Os preços partem de R$ 148.490 para a versão de entrada Advance 2.0 CVT, R$ 171.590 para a Exclusive 2.0 CVT e R$ 173.290 para a Exclusive 2.0 CVT Interior Premium. O Novo Nissan Sentra conta com 3 anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem. Além disso, tem valores fixos para as revisões periódicas obrigatórias até 60 mil km.

Para personalizar o Novo Nissan Sentra, o cliente conta com uma ampla gama de acessórios originais. Entre as opções, o sedã tem disponível frisos laterais de portas; retrovisor tilt down (que abaixa os espelhos externos ao engatar a ré); travas antifurto para as rodas e para o estepe; caixa organizadora para porta-malas; câmera de painel para gravação, iluminação da área interna abaixo do painel; automatizador para os vidros elétricos; tapete para pets, upgrade de alarmes e outros mais.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.0

Combustível             Gasolina

Potência (cv)            151

Torque (kgf.m)         20

Consumo cidade (km/l)      11

Consumo estrada (km/l)    13,9

Câmbio          CVT

Tração           dianteira

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimensões

Altura (mm)   1.455

Largura (mm)           1.815

Comprimento (mm)             4.640

Peso (Kg)      1.394

Tanque (L)    47

Entre-eixos (mm)     2.710

Porta-Malas (L)        466

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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