Festividades de São Jorge já animam a Baixada

O santo guerreiro ganhou popularidade no país por conta da influência portuguesa Foto: Thiago Loureiro

O santo guerreiro ganhou popularidade no país por conta da influência portuguesa
Foto: Thiago Loureiro

São Jorge ressurgirá e virá representado por Nícolas Bastos, de cinco anos, simbolizando a renovação da fé Foto: Thiago Loureiro

São Jorge ressurgirá e virá representado por Nícolas Bastos, de cinco anos, simbolizando a renovação da fé
Foto: Thiago Loureiro

A Baixada Fluminense é reduto de milhares de devotos de São Jorge. O santo guerreiro, como é conhecido, ganhou popularidade no país por conta da influência portuguesa durante a fundação do Brasil. São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões de matrizes africanas, onde é denominado Ogum.
Em Nova Iguaçu, a tradicional Festa de São Jorge que acontece no Centro e chega a sua 57ª edição. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge irá realizar de hoje a quinta-feira (23), 14 missas festivas, que começam às 5h e terminam às 20h. No último dia também acontecerá a procissão, que está marcada para às 17h.
“Iniciamos a festividade da nossa paróquia no último sábado (18) com celebrações e Cantina Festiva Portuguesa e Árabe. A cada ano recebemos um número maior de fiéis. Esse ano nós estamos com a expectativa, somente para quinta-feira, de receber mais de 30 mil pessoas”, disse o pároco, Davenir Andrade.

O tradicional dragão dará lugar a uma fênix ressurgindo das cinzas Foto: Thiago Loureiro

O tradicional dragão dará lugar a uma fênix ressurgindo das cinzas
Foto: Thiago Loureiro

Após a missa de hoje, que acontece às 19h com tema “São Jorge, a igreja e a sociedade”, a companhia de teatro Devotos da Arte apresenta o espetáculo “Salve Jorge – O Intrépido Santo do Povo”. O espetáculo começa às 20h30, e será interpretado por 40 artistas entre atores, bailarinos e músicos da Baixada Fluminense. Com o lema ‘Só os guerreiros sobrevivem ao fogo’, a peça recorda o incêndio supostamente criminoso ocorrido em novembro de 2014, que atingiu parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge e destruiu figurinos e a escultura do cavalo de São Jorge.

 

O soldado de Cristo

150420 H31D

A festa dos guerreiros de Jorge acontece há cinco anos no Devoto Boteco Foto: Gabriele Souza

Padroeiro dos soldados, armeiros e escoteiros, São Jorge é interpretado pelo ator Ludoviko Vianna. Segundo o diretor da peça Johnny Rocha, o roteiro conta o drama do homem que morreu por não renegar Cristo. “Não estamos contando a história do soldado que matou um dragão na lua, queremos mostrar a vida do mártir que morreu por não renegar Cristo”, contou Johnny Rocha.
A peça inicia com Ludoviko usando o figurino queimado, fazendo alusão ao incêndio do ano passado. Ainda segundo Johnny, o espetáculo que é apresentado desde 2002 na paróquia quase não aconteceu esse ano por conta do incêndio. “Ganhamos da Beija-Flor um cavalo mecânico que foi usado durante o desfile de 2013 sobre a raça Mangalarga Machador. Guardamos na garagem do padre

Davenir e em novembro do ano passado o fogo começou pela crina desse cavalo. Até dois meses atrás pensávamos em não fazer o espetáculo”, contou o diretor.

Esse ano o tradicional cavalo de São Jorge será diferente, e o dragão dará lugar a uma fênix ressurgindo das cinzas. Durante o espetáculo, São Jorge ressurgirá e virá representado por Nícolas Bastos, de cinco anos. Ele será conduzido até o altar pelos soldados em um cavalo de brinquedo. “A imagem que queremos mostrar é a renovação da fé, e o Nícolas simboliza essa renovação. A presença da criança também é uma deixa para a apresentação do próximo ano onde pretendo fazer uma história mais lúdica para crianças”, explica o diretor do espetáculo, Johnny Rocha, em entrevista ao Jornal de Hoje.

Festividade em Miguel Couto

Em Miguel Couto a festa do santo guerreiro reunirá várias atividades no bairro, e toda a arrecadação será revertida para a reforma da comunidade católica. Abadás estão a venda por R$20,00 e também ajudam na obra. Podem ser comprados na loja Select de Miguel Couto, no posto Shell, também no bairro, e na loja Soraya Campos, no Centro de Nova Iguaçu.
No dia 23, a programação acontecerá em frente a Igreja de São Miguel Arcanjo. Confira a programação:
5h – Alvorada
8h – Concentração para carreata em frente a Select no Centro de Miguel Couto
10h – Missa em Vila Magalhães
11h30 – Retorno para o centro de Miguel Couto na Rua São Pedro
12h – Início da Feijoada na quadra da Igreja Matriz
12h – Show musical
15h – Início da micareta com a Banda Brilho da Bahia
18h – Apresentação da Bateria da Escola de Samba União de Miguel Couto
Sou de Jorge no Devoto

A festa dos guerreiros de Jorge acontece há cinco anos no Devoto Boteco ( Rua Dr. Tibau, 125, Centro – Nova Iguaçu) amanhã, véspera do feriado, às 22 horas. A entrada custa R$ 30,00 e dá direito a uma camisa. O público esperado é de 300 devotos do Santo Guerreiro. Além de bom samba, terá uma linda queima de fogos em homenagem ao protetor.

Unidos pela devoção a São Jorge

O santo guerreiro ganhou popularidade no país por conta da influência portuguesa Foto: Raphael Nunes

O santo guerreiro ganhou popularidade no país por conta da influência portuguesa
Foto: Raphael Nunes

Para que nem em pensamento os inimigos possam fazer mal, os devotos de São Jorge pedem proteção e favores especiais. Nesta quinta-feira, dia 23, a tradicional festa do Santo Guerreiro também acontece em Duque de Caxias, São João de Meriti e Queimados.
Na Igreja de São Jorge em Duque de Caxias (Rua Marapanin, s/n – Jardim Primavera), a abertura dos festejos com alvorada começa às 5 horas. Neste horário, também iniciam as missas, que seguem às 9, 12, 16 e 19 horas. Na celebração das 16 horas o destaque fica por conta da bênção da Espada Preciosa de São Jorge e a chegada da procissão dos cavaleiros e amazonas do santo. A missa das 19 horas contará com uma procissão luminosa com a imagem do Padroeiro, que este ano está totalmente restaurada.
Em Queimados, a festa do Santo Guerreiro é comemorada no Sítio da Amizade (Travessa Nossa Senhora da Penha 111 Piabas) há quase quatro décadas com entrada gratuita. O toque da alvorada começa às 6h e às 13h, os devotos se unem na fé para uma procissão a cavalo, que totaliza oito quilômetros. A programação conta com show sertanejo da dupla Maicon e Marisol que começa meio dia e segue até às 19h.

Feijoada em Meriti

Em São João de Meriti, a festa de São Jorge é comemorada pela funcionária pública municipal Elane Guerra com uma deliciosa uma feijoada. “Tudo começou com uma promessa, há mais de 15 anos. Mesmo com a promessa paga, continuei com a devoção e celebrando com a tradicional feijoada de Jorge. Hoje reunimos cerca de 300 amigos num clube em Coelho da Rocha, ao som de muito pagode, alegria e agradecimento pelas benções”, declarou.

Pagode em Belford Roxo

Na quinta-feira (23) acontece a Feijoada dos Amigos do Reginaldo Gomes. A festa é gratuita e começa a partir das 14h, na Rua Roberto Rocha, 482, Centro, em Belford Roxo vai acontecer. A celebração conta com show de grupos de pagode é a participação especial de Liomar e Cesinha do Pique Novo.

Missa Campal em Copa

A tradicional missa campal será celebrada em homenagem a São Jorge, na Praia de Copacabana. A cerimônia está marcada para às 9h, do dia 23 de abril, na Colônia dos Pescadores, no Posto 6. A celebração será presidida pelo monsenhor José Roberto Devellard e contará com um auto de São Jorge.

Por: Gabriele Souza (gabriele.souza@jornalhoje.inf.br)
Ana Paula Moresche (amoresche@jornalhoje.inf.br)

error: Conteúdo protegido !!