Recomposição da mata ciliar em Mesquita

Ação aconteceu no dia 12 de junho e contou com a participação de alunos do 5º ano da rede pública municipal – Na última segunda-feira, dia 12 de junho, o Grupamento Tático Ambiental da Guarda Municipal de Mesquita, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e alunos da  Escola Municipal Presidente Castelo Branco realizaram o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica nas margens do Rio Sarapuí, no BNH. Cerca de 30 estudantes participaram da ação.

A recomposição da mata ciliar busca impedir crimes ambientais, como o descarte de resíduos sólidos nas margens do rio, e garantir um local mais agradável e limpo para os moradores da região. “Esse projeto, além de ter sua importância para a natureza, incentiva e ensina os alunos a preservar e cuidar do ambiente em que vivemos. O que eles aprendem durante a infância, costumam levar para o resto da vida”, declara a coordenadora do Grupamento Tático Ambiental da Guarda Municipal de Mesquita, Rosane Santos.

Durante o plantio, as crianças receberam a orientação do engenheiro agrônomo Fábio Vilas Bôas e da engenheira florestal Josie Tatiane de Almeida. Assim, puderam aprender mais sobre a mata nativa do local. Também participaram agentes da guarda municipal, zelando pela segurança do grupo e ajudando na recomposição. 

Vale lembrar que, no mês de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por isso, outras ações já foram realizadas para a conscientização da população mesquitense, como palestras e cine debate para alunos da rede pública municipal, além de tendas e exposições em outros pontos do município. Nesta semana, haverá o plantio no Monte Guararapes, mais conhecido como Monte Horebe. Já nesta sexta-feira, dia 16 de junho, a Avenida Baronesa de Mesquita, em frente a Vila Olímpica, terá distribuição de mudas a partir das 18h.

error: Conteúdo protegido !!