O presidente da liga, Luiz Carlos Pina (E), o técnico campeão, Leandro Pulga (D), com destaques da bola (primeiro plano); os melhores da arbitragem, Cláudio Medeiros (C), Leílson Oliveira (E) e Jocelino Henrique de Melo (D), no meio, além da revelação, Lauan (E), e o craque da Primeirona, Miller, e ainda as jogadoras de handebol do Colégio Antonio da Silva com a professora Norma Barbosa, protagonizaram alguns dos momentos de emoção na festa
Fotos: Jaílza Ribeiro/Divulgação
A última quinta-feira (3) ficará marcada para muitos atletas da Cidade de Nova Iguaçu homenageados no ‘Dia Municipal do Esporte’ em evento realizado no Teatro Sylvio Monteiro (Casa da Cultura), completamente lotado.

Jaílza Ribeiro/Divulgação
A festa, promovida pela Liga de Desportos da Cidade, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, premiou atletas de diversas modalidades – olímpica, estudantil e os destaques do Iguaçuano de Futebol da Primeira Divisão, que terminou no último domingo 29 de novembro.
Atletas como o judoca Cauan Salarini, o jogador de futebol profissional, Erick Cosmina, Luis Felipe, do vôlei, as levantadoras de peso Thainara Figueiredo e Emyli Rosa, o professor Joel Teixeira Dutra, da comissão técnica Brasileira de Handebol, foram alguns dos nomes homenageados. O Projeto Social e Esportivo ‘Biriba’, de Adrianópolis, também foi lembrado, além do Iguaçu Basquete Clube (IBC), que esse ano retornou com força total e iniciou em suas dependências vários projetos esportivos nas modalidades, futsal, natação, vôlei e basquete.
A equipe de handebol do Colégio Estadual Antonio da Silva e os bons resultados obtidos pelo Centro Educacional Senador Camará, não passaram em branco na premiação.
Do futebol iguaçuano, o primeiro a receber a homenagem especial foi Rodrigo Nunes de Sá. Residente em Nova Iguaçu, Rodrigo é árbitro profissional do quadro nacional da CBF. Este ano ele fez sua estreia na cidade em algumas partidas, inclusive numa das semifinais da Primeirona. Coube à esposa, Andréa Isaura de Sá, passar as mãos de Rodrigo, a premiação.
Cláudio Medeiros (árbitro); Leílson Oliveira e Jocelino Henrique de Melo (assistentes) foram agraciados como os destaques da competição, na categoria apito/bandeira.

Foto: Jaílza Ribeiro/Divulgação
A seleção dos melhores do campeonato eleita pela Liga e desportistas locais é a seguinte: Jonny (Aymoré), Hugo Deleon (Horizonte), Leandro (Tradição), Rafael Garrafa (Raça) e Raí (Tradição); Deson (Aymoré), Bruno (Tradição), Miller (Raça), e Cebolinha (Horizonte); Chen (Tradição) e Fred (Roma). O técnico campeão, Leandro Pulga (Tradição), foi premiado como o melhor do ano. A torcida do vice-campeão, Raça, foi eleita a mais animada do certame.
Votação popular no blog da liga elegeu o craque e a revelação da Primeirona 2015. Miller, do Raça, foi clicado por 53% dos internautas e levou o troféu de melhor jogador da competição, enquanto a revelação escolhida foi Lauan, de 19 anos, também do Raça. O jovem bom de bola teve a preferência de 67% dos que votaram. Zinho, do Ferrari, de Belford Roxo, e Calói, do Raça, marcaram oito vezes e receberam o troféu de artilheiro. Wellington Velho, autor do gol que deu o titulo ao Tradição na vitória sobre o Raça, também foi agraciado na noite.
Destaques receberam chuteiras
Em parceria firmada com a Liga de Desportos de Nova Iguaçu, a ‘Conquista Esportes’, loja de material esportivo sediada em Queimados, ofereceu um par de chuteiras aos atletas Miler, Lauan, Zinho Calói, Jonny (melhor goleiro) e Wellington Velho. Estiveram presentes, os secretários Thiago Portela (Governo) que representou o prefeito Nelson Bornier, Adriano Santos (Esporte e Lazer), e Paulo Cesar Pereira (Comunicação). O ex-judoca, Sebastian Pereira, que representou o Brasil em duas Olimpíadas e os vereadores, Carlão Chambarelli e Carlinhos Presidente, também disseram ‘sim’ na noite festiva.
por Jota Carvalho