Mobilização faz parte da Semana de Prevenção ao Uso de Drogas e Tráficos Ilícitos promovida pelo Governo do Estado e tem SuperVia como parceira – A Central do Brasil em alerta contra as drogas. Nesta segunda-feira (26/06), a partir das 9h, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a estação da SuperVia será palco de uma ação de Combate às Drogas. As atividades vão se concentrar em frente à bilheteria. Haverá distribuição de materiais informativos, conversa com a população, emissão de documentos (identidade, certidão de nascimento e outros) e apresentação artística.
“Essa parceria com o Governo do Estado leva política pública efetiva até a população. A SuperVia é sensível ao tema porque a operação ferroviária apresenta diversas ocorrências ocasionadas pela atuação de muitos usuários de drogas. Então, precisamos mobilizar os cidadãos para que entendam os riscos e ajudem na prevenção desse problema de saúde pública”, afirmou Juliana Barreto, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia.
A próxima semana será marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos (26 de junho), quando se realiza a campanha global criada pelo UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). O objetivo é conscientizar sobre os riscos que as drogas ilícitas representam para a sociedade, em especial para os jovens. A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e que precisa de atenção de todos os países, governantes e sociedade civil.
Cronograma de Atividades na Central do Brasil
9h – Início da ação – Apresentação de Coral de ex-usuários de drogas na Escadaria da SEAP;
Entre 10h e 15h – Distribuição de informativo, conversa com a população e emissão de documentos;
12h – Apresentação de uma minipeça de teatro na escadaria da SEAP;
15h – Término da ação.