Carreta do eMuseu do Esporte fica em Caxias até o próximo domingo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

 A carreta do eMuseu do Esporte já está no município de  Duque de Caxias  e fica aberta à visitação gratuita na Praça da Apoteose, na Vila São Luis até domingo (9). A carreta do eMuseu do Esporte é um veículo carregado de tecnologia 3D, que conta a história das principais conquistas do esporte nacional e oferece simuladores de diversas modalidades esportivas para que jovens, adultos, crianças, idosos e pessoas com deficiência se sintam verdadeiros atletas por um dia  e rodou por sete municípios  do estado até chegar a Caxias .A abertura  da carreta no município contou com asa presença do Governador  Claudio Castro .  

Na abertura oficial da carreta do eMuseu do Esporte em Duque de Caxias a gestora do museu itinerante  ressaltou o apoio do governo do estado e da concessionária de energia elétrica Enel .

“Tenho a honra de encerrar a terceira etapa em Duque de Caxias.  Atendemos mais de 10 mil pessoas, capacitamos professores. Tudo isso não seria possivel sem o apoio do governo do estado e da Enel. É muito gratificante poder ver pessoas de todas as idades participando, curtindo e a aprendendo sobres modalidades esportivas que não conheciam. O esporte é vida, socializa, promove a inclusão”, afirma a gestora e idealizadora do projeto Bianca Gama.     

Antes de chegar a Duque de Caxias, a carreta do eMuseu do Esporte passou por Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Cordeiro, Natividade, Quissamã, Itaboraí e Maricá, com mais de dez mil visitantes e 254.926 atendimentos. A carreta itinerante do eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Uerj, com patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, e apoio da Suderj.

O governador Cláudio Castro  afirmou que  o eMuseu do Esporte tem levado as cidades do estado a história do  esporte .

“ A carreta  conta a história de nosso esporte e atletas e é de extrema importância .  O musei contará sempre com nosso apoio . “ disse o governador .

O secretário estadual de esporte e lazer  Rafael Picciani  disse que a carreta do eMuseu do Esporte leva de forma transversal a cultura, o  esporte.

“A escolha de Caxias para encerrar essa etapa, e outras virão é  devido ao trabalho que a família Reis tem feito pelo esporte no municipio ao longo de tantos anos” observou o secretario .

Para o prefeito do município  Wilso Reis a carreta traz para a cidade um evento importante e que era aguardando. Já o  reitor da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ) lembrou que o projeto da carreta nasceu de uma maneira muito especial  através de uma aluna que hoje se tornou empreendedora E hoje é  professora da Universidade.

Atletas e depoimentos

A chegada da carreta do eMuseu do Esporte em Duque de Caxias, finaliza  a terceira etapa do museu itinerante pelo estado do Rio e  guardou uma surpresa para o maior nome do Badminton brasileiro Donnians de Oliveira, ao  reencontrar seu primeiro professor da modalidade esportiva  Rafael Alonso  dos Santos Henrique., árbitro internacional e atuando como monitor na carreta .

“ Donnians foi meu aluno quando tinha cinco anos. Naquela época elw já demonstrava o talento para o jogp. Sem contar que o metodo desenvolvido pelo pai dele teve uma grande contribuição” afirma Rafa que aguardou o reecontro com o antigo aluno

Segundo   Rafael o badminton vem sendo mais divulgado no pais  e Embora ainda não seja tão conhecido do grande público.  A  carreta do eMuseu do Esporte é  importante para despertar novos atletas.  Para quem não sabe o badminton  é o esporte mais praticado no mundo , já que sua origem é asiática “ revela o professor que começou ter interesse na época do panamericano de 2014, no Rio de Janeiro

 Na abertura da carreta ,  alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, Região metropolitana, participaram das varias atividades oferecidas pela carreta do eMuseu do Esporte que esta estacionada na Praça da Apoteose, na Vila Sâo  Luiz.

Acompanhando um grupo de estudantes da escola Municipal Wilson Oliveira, no bairro de Copacabana, a professora Miriam da Conceição Ferreira não tinha palavras.

“Amei ter conhecido o eMuseu.  Os alunos  ficaram extasiados , tenho certeza que muitos irao volta. Aliás, eu também venho novamente “ diz.

Yuri Oliveira, 13 anos, da escola municipal  Dr. ELY Combat. “ É muito bom.  Nunca tinha usado esses simuladores.  Quero voltar “, garante

 Além das inúmeras atividades no veículo, os estudantes e professores assistiram a apresentação do grupo dw bale Arte e Movimento.

Coordenado pelo professor Guilherme Dias, o grupo reúne alunos da Pestalozzi e da escola Municipal Carmen Pinto Alvaro Alberto,  primeira escola da Baixada fluminense.

Atletas do arco testam simuladores

Tres atletas de Tiro com Arco- jairo da silva, graziele dos Santos e Lucas Amparo vieram ate Duque de Caxias  para testar os simuladores.

Para Jairo Rodrigo  da Silva, 20 anos recordista brasileiro de tiro com arco  a experiência foi ótima.  “ pude matar a vontade de praticar um esporte, o esqui. A sensação é incrível.  Acho importante o que a carreta do eMuseu do Esporte esta fazendo ao levar as crianças e aos adultos esportes que a maioria não tem acesso ou conhece “ disse.

Tiro

Os alunos que visitaram a carreta nesta quinta-feira puderam  praticar tiro de arco., supervisionados pelos atletas da confederação brasileira de tiro com arco.

Pedro Eduardo de Souza, 11 anos, comemorou ter acertado o alvo duas vezes. “ É  muito legal. Numca  tive feito isso” afirmou.

Já Gabriel de Lucas  Nascimento, 14 anos decidiu o que pretende seguir.  “ Quero ser atleta de tiro  ao arco.  Vou procurar saber  como faço  para ser  igual a eles”

Carreta

A carreta do eMuseu do Esporte é um veículo equipado com tecnologia de ponta, além de apresentar acervos de colecionadores e galerias que contam a história das conquistas do esporte nacional.  Nas visitas, o público pode interagir com simuladores de canoagem que gera energia, esgrima, exposição com as pegadas dos jogadores, Zico e Pelé, e até tirar fotos com hologramas de atletas. Tudo em um ambiente moderno e totalmente inclusivo.

 No total, são nove atividades esportivas, todas acessíveis. As atrações permitem aos visitantes se aventurarem num sobrevoo para conhecer o Complexo Esportivo do Maracanã, com direito a um tour virtual pelo Júlio Delamare, que reúne as modalidades de natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado. A experiência termina com um salto no trampolim olímpico.

Além dos simuladores e do acervo da versão digital do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br), atletas renomados estão presentes na carreta em forma de holograma, como Donnians Oliveira do Badminton, a ginasta Rebeca Andrade e Davizinho do Surf adaptado, prontos para interagir com os visitantes que podem tirar fotos ao “lado” de seus ídolos.

No interior da carreta é transportado o acervo do eMuseu do Esporte, com preciosidades esportivas de colecionadores, galerias que contam a história de várias agremiações e atletas de diversas categorias, atividades de imersão e interatividade, reunindo vasto material das principais conquistas do esporte nacional.

A proposta da carreta do eMuseu do Esporte é mostrar as principais conquistas do esporte brasileiro e, com isso, incentivar a prática desportiva em todas as idades através da imersão. A carreta e suas atividades foram pensadas para serem totalmente acessíveis a deficientes visual, auditivo ou físico, com a capacitação de monitores em cada cidade para esse atendimento. Outro quesito ligado à acessibilidade, novidade neste ano, é o fato de que a carreta está na palma da mão, ao alcance de todos, por meio do celular. Além dos visitantes de cada cidade, quem quiser, pode acessar remotamente e conhecer as atividades no site do eMuseu do Esporte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!