Por Marcus Lauria (texto e fotos)
O mercado automotivo brasileiro registra 111.807 carros e comerciais leves emplacados em julho de 2023, com dados computados até o dia 17. A média de vendas por dia útil está em 10.164 – um crescimento de +24,7% relativamente ao fechamento do mês anterior. Por marca a liderança de mercado está com a Fiat, com 20,5% de participação, seguida da VW, agora com 18,7%. E em primeiro lugar está o VW Polo, com 8.012 e no acumulado do ano com um total de 45.734, seguido pelo Hyundai HB20 com 7.908 e um total de 41.910. Com isso Polo toma a liderança do mercado provando que a nova versão Track realmente veio para substituir o Gol.

Para confirmar a sua trajetória de veículo mais vendido até o momento esse ano, pude avaliar o Polo Track por uma semana e ver quais as suas “armas” para enfrentar a concorrência. Lançado em novembro de 2022, o Polo de entrada chegou fazendo barulho no mercado. O hatch foi apresentado como substituto do Gol, que havia saído de linha naquele mesmo ano. A diferença é que o Polo é um modelo mais robusto, moderno e seguro (projetado a partir da plataforma MQB) e produzido na planta de Taubaté (SP). O modelo faz parte do pacote de investimentos de R$ 7 bilhões definidos pela empresa até 2026 na América Latina e é o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada.

O Polo Track é o modelo mais espaçoso entre a concorrência. São 2,56 metros de entre-eixos e 1,75 metros de largura. O porta-malas, com capacidade de 300 litros, é outro destaque do hatch. Na paleta de cores, o hatch terá quatro cores disponíveis: as sólidas Branco Cristal e Preto Ninja, e as metálicas Prata Sirius e Cinza Platinum. Por dentro o acabamento é bem simples, com muito plástico à mostra e com um rádio que lembra os da década de 90, com funções básicas e práticas. A posição de dirigir é fácil de achar com a regulagem total do banco do motorista, mesmo que o volante só tenha a regulagem de profundidade. De resto está tudo à mão, os comandos são fáceis de achar e de tão simples são naturalmente intuitivos de usar.

O hatch possui uma lista recheada de equipamentos de série. Em termos de segurança, ele dispõe de quatro air bags, sendo dois frontais e dois laterais nos bancos dianteiros, Hill Hold Control – Assistente para partida em aclives e subidas, Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema ISOFIX, Top tether para fixação de assento de criança, Alerta de afivelamneto de cinto de segurança para todas as posições, Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), entre outros.

O modelo de entrada da Volkswagen chega ao mercado com lista de conforto incluindo ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, e travamento elétrico e remoto das portas. Em sua pré-venda, em condição especial de lançamento, o modelo foi ofertado com pacote que contempla sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto pelo mesmo preço do Gol 1.0 MPI, por R$ 79.990,00. Atualmente no site da marca o Polo Track parte de R$ 84.690,00 que com a opção de cor Branco Cristal por R$ 900,00 ou metálica por R$ 1.650,00, chegando a R$ 86.340. O único opcional oferecido, por R$ 920, é o Rádio Media Plus II (presente no modelo avaliado), que inclui quatro alto-falantes, tomada USB tipo C e volante multifuncional.

Com nova roupagem, o Polo Track traz visual exclusivo com grade frontal exclusiva, acabamentos em preto fosco nos retrovisores e maçanetas, novas rodas de 15 polegadas com calotas em preto fosco e pneus 185/65. Na traseira, as lanternas escurecidas acompanham a nomenclatura da versão ao centro e o novo difusor com linhas mais marcantes também escurecidos. Seus principais concorrentes são Fiat Mobi e Argo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Stepway e Kwid, Peugeot 208 e Citroën C3, todos em suas versões mais báscias.

Equipado com já conhecido motor 1.0 de três cilindros aspirado flex de 84 cavalos e 10,3 kgfm de torque com câmbio de 5 marchas. De acordo com a marca, o Polo Track acelera de zero a 100 km/h em 13,4 segundos com etanol e em 13,8 segundos com gasolina. A velocidade máxima fica em 169 km/h com etanol e 166 km/h com gasolina. E segundo o Inmetro, a configuração mais barata do Polo faz 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina na cidade e 10,5 km/l com etanol e 15 km/l com gasolina na estrada.

Apesar de ser um carro 1.0 aspirado, o motor de três cilindros dá muito fôlego para o Polo Track, as arrancadas são lentas, mas depois que pega o embalo o hatch vai bem no trânsito e atém em subidas mais íngremes. Ponto positivo para a suspensão bem acertada, o que ajuda muito na hora de fazer curvas mais fechadas e nota 10 para o câmbio macio e preciso do Polo. E mesmo que ele não seja turbinado, em certos momentos a direção fica até divertida atrás do volante do Polo Track.

*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 84 75
Torque (kgf.m) 10,4 9,7
Velocidade Máxima (km/h) 170 166
Tempo 0-100 (s) 13
Consumo cidade (km/l) 9,3 13,5
Consumo estrada (km/l) 10,5 15
Câmbio manual de 5 marchas
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Dimensões
Altura (mm) 1.471
Largura (mm) 1.751
Comprimento (mm) 4.074
Peso (Kg) 1.058
Tanque (L) 52
Entre-eixos (mm) 2.566
Porta-Malas (L) 300
Ocupantes 5
*Dados do fabricante