Alerj, por Ronaldo Ferraz e Pereirinha – 12/12

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Parlamento Juvenil prepara os
jovens para a reforma ética do país

151211 H210
O deputado Wanderson Nogueira, 32, foi vereador por dois anos em Nova Friburgo e exerce o seu primeiro mandato de deputado estadual pela legenda do PSB.
Assumiu a coordenação do Parlamento Juvenil, edição de 2015, e já está preparando a edição 2016, quando cada uma das regiões da Capital elegerá três representantes e cada um dos 91 municípios fluminenses elegerá um representante.
Wanderson diz que essa é a oportunidade de transformar os jovens em protagonistas da nova política que terá a possibilidade de fazer a reforma ética que o país precisa.

>> Jornal de Hoje – Deputado, qual a avaliação que o Sr. faz do Parlamento Juvenil e suas expectativas futuras?

>> Wanderson Nogueira – A edição deste ano está finalizada. Agora estamos pensando na edição de 2016. Os parlamentares na nona edição fizeram uma formulação do projeto de Resolução que já está tramitando e será votado na Casa. Temos nessas mudanças alguns aspectos novos. Cada município elege um parlamentar de 14 a 17 anos do primeiro e segundo ano do ensino médio, esta é uma alteração; outra alteração é que só pode votar aluno do oitavo e nono ano do ensino fundamental e todos os alunos do ensino médio. O Parlamento continua restrito apenas às escolas estaduais e pelas modificações, além de um por município, o Rio de Janeiro elegerá três em cada uma das regiões da cidade do Rio e os três municípios com maior número de candidatos elegerão dois parlamentares, são as principais alterações e, claro, teremos a novidade deste ano que foi a inscrição on line, transparente, e os projetos apresentados numa plataforma ‘on line’, que possibilita inclusive uma consultoria virtual de nossa parte.

>> JH – Wanderson, esse é um projeto da Assembleia Legislativa. As prefeituras têm alguma participação?

>> Wanderson – O Parlamento Juvenil é acima de tudo um projeto não só de formação política, mas também de formação cidadã, que coloca o jovem como protagonista. É hoje um dos maiores projetos voltados para a política pública da juventude. Mais que a experiência de um deputado estadual, eles têm a possibilidade de fazer cursos, visitas culturais, dando a esses jovens a possibilidade de conhecerem pontos turísticos que nunca tiveram a oportunidade de conhecer. O Parlamento Juvenil também coloca o jovem, não só como protagonista, mas como alguém que pode mudar o destino da população fluminense. É o maior projeto da Casa, criado em 1998 pelo deputado Jorge Picciani e que agora eu sou coautor, junto com ele, da Resolução que promove as mudanças.

>> JH – O senhor acredita que alguns desses jovens serão amanhã, deputado, quem sabe até governador ou presidente da República?

>> Wanderson – Sem dúvida. Eu acredito que muitos deles estarão ocupando cargos públicos, não só eletivos. O mais importante é que eles serão células multiplicadoras da boa política, da nova politica, mais participativa, não meramente representativa, uma política que possa promover a reforma das reformas que o país precisa que é a reforma ética. Ser jovem e não ter um espírito revolucionário é no mínimo uma incoerência genética e a possibilidade de despertar nesses jovens isso que está aí despertar no jovem essa coisa de querer participar, de fazer a diferença e de ter atitudes diferentes.

 

Líder a toda Prova

151211 H220 151211 H230
O jovem líder do PSD na Assembleia Legislativa, Jorge Felippe Neto, assumiu o mandato de deputado estadual e a liderança da bancada do partido, respaldado na experiência do avô, vereador carioca Jorge Felippe, com quem mantém conversas frequentes ao longo das semanas. Jorge Felippe Neto é informado e orientado sobre os procedimentos políticos que deve adotar nas conversas com os correligionários que pretendem participar das eleições municipais do próximo ano nos 92 municípios fluminenses, porque 2016 será a prova de fogo do jovem líder.
O garoto, que é inteligente e capaz, será o herdeiro de Jorge Felippe, politico bairrista, mas que pretende para o neto voos mais altos, daí porque ele terá que participar dos entendimentos que vierem a ser iniciados visando as eleições municipais do próximo ano, principalmente na Capital e na Região Metropolitana.

 

Gastronomia Cultural

A Assembleia Legislativa aprovou projeto que cria um marco referencial da gastronomia como cultura no Estado, com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer os modos de vida e práticas alimentares da população, além de preservar as atividades produtivas e culturais que decorrem da relação com a comida e a sociedade. O projeto tem como diretrizes o estímulo à criação de cursos técnicos profissionalizantes na área de alimentos e bebidas, e o incentivo à criação de programas de valorização das práticas e saberes culinários dos 92 municípios do estado.

 

Problemas Psicológicos

Durante reunião da Comissão de Saúde da Alerj, os técnicos em enfermagem do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias, Bruno Fontes de Oliveira e Devanildo de Lima, disseram que são perseguidos pela administração. Eles negaram, porém, que estejam abalados psicologicamente e tumultuando as investigações do caso da morte da técnica em enfermagem Elizângela Medeiros Gonçalves, de 35 anos, no dia 2 de novembro deste ano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!